Atualização In-Place do Deepin v20.9 para Deepin v23

Publicado por Eduardo Mozart de Oliveira em 17/02/2024

[ Hits: 1.429 ]

Blog: http://www.eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/

 


Atualização In-Place do Deepin v20.9 para Deepin v23



Após a instalação limpa do Deepin v23 Beta 2, o sistema não iniciava, mesmo com a instalação sendo bem-sucedida, seja com ou sem LVM ou encriptação de disco em um notebook HP ProBook 4430s (acredito que seja um bug da versão v23, que atualmente encontra-se em Beta2).

Porém, era possível iniciar o sistema através do Super Grub2 Disk (também disponível no Parted Magic) através da opção "Boot manually > Extract boot entries > Deepin 23". Não é necessário decriptar a partição para iniciá-la (caso a encriptação de disco tenha sido habilitada durante a instalação do Deepin) porque a partição /boot não é encriptada por não conter dados confidenciais.

Ao iniciar o sistema através do Super Grub2 Disk não é viável a longo prazo, e mesmo executando os comandos "sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade" no Terminal do Deepin para atualizar os pacotes (o que inclui a reinstalação do Grub), o sistema falhava ao iniciar.

A alternativa que pude encontrar foi realizar a atualização do Deepin v20.9 para a o Deepin v23 "in-place", ou seja, sob uma instalação com uma versão anterior do Deepin, sem formatação, visto que esse notebook encontrava-se com a versão 20.9 do Deepin funcionando normalmente.

Para atualizar o Deepin v20.9 para o Deepin v23 "in-place", você precisa obter o "Deepin system upgrade tool" na App Store nativa do Deepin v20.9. Porém, essa ferramenta não está disponível para nós, brasileiros, e pesquisar por ela na App Store do Deepin não retornará nenhum resultado. Você precisará alterar o Fuso Horário para uma cidade chinesa (por exemplo, Hong Kong) na Central de Controle do Deepin > Data e Hora.

Após alterar o fuso horário, fechar e abrir a App Store do Deepin e pesquisar pelo "Deepin system upgrade tool", você conseguirá encontrá-lo e instalá-lo. Após a instalação, execute o assistente de atualização através do ícone na Área de Trabalho e siga os passos do assistente, que irá verificar se sua versão e arquitetura do Deepin (x86_64) é compatível com a atualização para o Deepin v23.

VOCÊ DEVE MARCAR A CAIXA AO LADO DOS APLICATIVOS COMPATÍVEIS QUE VOCÊ DESEJA MIGRAR OS DADOS.

O processo de atualização pode parecer travado na etapa de 30%, mas é porque o instalador cria um backup do sistema antes de realizar a atualização e restaura automaticamente o backup em caso de falha durante a atualização, ou você pode restaurá-lo manualmente após a atualização no menu do Grub durante a inicialização do S.O.

Dica:
Desabilite a suspensão do computador na Central de Controle do Deepin > Energia (altere para "Nunca"), caso contrário, o computador/notebook poderá hibernar durante o tempo de inatividade durante a atualização e a atualização poderá falhar.

Outras dicas deste autor

Conexão Wi-Fi não é exibida na Central de Controle do Deepin (Realtek RTL8192SE)

Configurando Proxy no Eclipse IDE

Adicionando memória virtual (SWAP) temporária no GNU/Linux

Como instalar o Ruby on Rails no CentOS 6

Desabilitando o NetworkManager no CentOS

Leitura recomendada

Recuperando o GRUB no Ubuntu Linux

Como instalar o Crunch no Fedora 17

Luz Noturna Nativa no Gnome

Renomeando interfaces de rede com nameif e /etc/mactab

Evitando conflitos de pacotes devido overlay no Funtoo

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts