Atom - O editor deste e do próximo milênio!

Publicado por Perfil removido em 19/08/2015

[ Hits: 12.615 ]

 


Atom - O editor deste e do próximo milênio!



Neste dica vamos falar sobre o editor Atom que é, como se costuma dizer, um editor de texto hackeável para o século 21. É muito bom, fácil de instalar, open source (Linux, Windows e Mac), editor moderno, com uma ampla comunidade que fornece diferentes e novos pacotes e funcionalidades, e ainda com várias funcionalidades para editar programas em Python.

Eu sempre usei o Geany que é simples e fantástico, mas peguei um projeto maior que envolvia HTML, BANCO DE DADOS e tinha que gerenciar uma equipe de 3 pessoas externo. Tentei usar o PyCharm, ou o Spyder, mas para este tipo de projeto o Atom vem a calhar.
Linux: O editor deste e do próximo milênio: Atom
Aqui, você vai aprender como instalá-lo e como configurá-lo para escrever código Python. Vamos começar!

Primeiro, baixe Atom a partir da página web oficial:
Você provavelmente já vai cair na versão do seu sistema operacional, se não clique em "Build from source" ou "Other platforms" e faça o download do mesmo.

No Ubuntu e derivados Debian:

sudo dpkg -i atom-amd64.deb

Dica: se você tiver problema com dependências, digite no terminal:

sudo apt-get -f install

ou melhor, use o GEBI, que se preocupa com as dependência por você, aqui você aprende a instalação dele:
sudo gdebi atom-amd64.deb

Uma vez instalado, se você tem opções para Linux, Mac ou Windows, você terá dois comandos disponíveis: atom e apm. O primeiro é para abrir o editor Atom, e o segundo para instalar pacotes Atom. No próxima dica, como instalar os melhores plugins para usar o Python como mestre no Atom.
Linux: O editor deste e do próximo milênio: Atom
Outras dicas deste autor

Fazendo o wine reconhecer os drives multimídia

Como abrir arquivos .docx, .xlsx, .pptx no OpenOffice ou BROffice

Backup dos favoritos do Firefox - simples e prático

Descompactando arquivos .RAR no Mandriva One e superior

Como criar um pacote RPM [vídeo]

Leitura recomendada

Debian "Backported" ISOs

Nano - com Syntaxe Highlighting

Papéis de parede e proteção de tela extras para o Zenwalk

Instalando Need for Speed UnderGround2 (NFSU2)

Instalando o Nautilus-terminal

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Thihup em 19/08/2015 - 17:53h

Opa amigo, instalei esse editor. Aparenta ser bom em alguns aspectos que a Geany "falha". Mas o ponto fraco dele é não vir com a possibilidade de compilar programas e usar o Makefile. Se ele tivesse isso, com certeza, eu "migraria" para o Atom.

Um pequeno detalhe: Quem tem um OS de 32 bits não pode usar o Atom, a não ser que compile. Mas, cá entre nós, existe muitas pessoas que ainda usam o 32 bits?

[]'s

T+

--

body@human: $ sudo su
brain@human: # apt-get purge -y windows* && echo "Windows removed successfully"


[2] Comentário enviado por removido em 20/08/2015 - 00:36h

O Atom é realmente um excelente editor.
O acho um pouco mais lerdo que o Sublime, mas ganha em organização e funcionalidades nativas.

[3] Comentário enviado por MarceloToledo em 10/01/2016 - 20:04h

Sou muito mais o Atom ao Sublime Text, muito bom, parabéns pela dica e por tantas outras...



Contribuir com comentário