A arte dos nicknames

Publicado por Rafael Silva de Santana em 12/02/2009

[ Hits: 21.636 ]

 


A arte dos nicknames



Certa vez me perguntaram porque utilizava "fulllinux" para referenciar minhas contribuições na web e respondi essa pergunta contando um pouco da arte dos nicknames. E você sabe utilizar o seu nick?

j0w5: a quantas anda seu Apache camarada?
roots: tô tomando uma surra para subir essa parada
j0w5: chama o killall para lhe apresentar a solução!!!
roots: na boa brother, essa parada já me bateu demais, não vou desistir enquanto não fizer justiça com minhas próprias mãos =)

O que acabamos de ler acima nada mais é que uma conversa de dois aficionados por informação, note que "j0w5" anda preocupado com a saúde do Apache de seu amigo "roots" e lhe indica a ajuda de outro sábio no assunto, o "killall", porém roots mostra-se persistente, dizendo que ele mesmo vai chegar a conclusão do assunto.

Agora será que o termo "killall" para referenciar um colega quer dizer que este seria o nome de tal? Não!

killall nada mais é que o apelido de rede dessa pessoa, apelido esse que chamamos de NICKNAME (do bom e velho inglês), killall pode muito bem chamar-se Rafael, Marcelo, Fábio ou até mesmo Michelle, mas todos lhe conhecem como killall. Por quê?

Reputação de um nome, ou melhor, de um NICK (abreviação de nickname), esta é a resposta para tal pergunta!

Agora porque alguém usaria um apelido de rede (nick) ao invés de utilizar seu próprio nome, onde esse lhe traria muito mais reconhecimento em cima dessa reputação, pois mais pessoas o reconheceriam?

A resposta é muito mais clara. Esta pessoa não procura o reconhecimento global de seus dotes por meio de seu nome, então procura permanecer anônimo por trás de um nick, onde todos os créditos vão para esse nick e não para o seu nome. Esta pessoa, no caso killall, foi lembrada por j0w5 por causa de seu conhecimento em Apache, por sua vez todo seu conhecimento foi creditado a killall (seu nick) e não para seu nome.

Outro ponto que podemos citar é o fato que esta pessoa pode estar separando o profissional do pessoal, ou até mesmo sua vida particular de seus assuntos informais e isso com extrema facilidade.

Como utilizá-los

Um nickname consiste na forma em que ele foi criado, para a criação deste nome não existe uma regra e sim o impacto que ele pode causar com relação a sua pessoa. Algo a levar em consideração é sempre pensar em um nick que possa ser de muita força e presença quando se lê.

A utilização deste é bem simples, porém existem sim duas regras:
  • Utilizar sempre como foi criado;
  • Sempre para o mesmo propósito.

Se o nick foi criado todo com letras minúsculas, deverá sempre ser utilizado assim, ou se ele foi criado com letras maiúsculas, o mesmo também tem que ser utilizado assim, o ponto é "utilizar sempre como foi criado". A formatação ajudará outros a melhor lhe identificar.

Se o propósito para criação do nick foi ajudar a comunidade de pobres indivíduos com problemas em informática, lhes trazendo informação através de fóruns com seus comentários, dicas e artigos, nunca utilize o seu nick para dar dicas de culinária, assim estaria desviando o foco do seu nick. O ponto alto aqui é "sempre para o mesmo propósito".

Conclusão

Lembre-se que por trás de um nick tem uma reputação, utilize-o com sabedoria, alguns ganham tanto respeito na rede que até mesmo o manda chuva dos mecanismos de buscas o Google o podem achar. Quando criar um nick case-se com ele, cultive-o, pois a credibilidade vem com o tempo de uso do mesmo, ele não te traz gastos para registro, mas pode sim trazer futuras recompensas e reconhecimento.

Trate seu nick como uma arte!

Aqui jaz, fulllinux
santanaig@gmail.com

Outras dicas deste autor

Solução IM para seu Cyber Cafe

Instalação do Aptana (Desevolvimento WEB)

Slackware & HD SATA

WMA no XMMS

Audacious para Ubuntu

Leitura recomendada

Você já leu a GPL?

Ter computador é o suficiente para Inclusão Digital?

Configurando servidor DHCP no Debian 8

Compilando PHP 5.4.X no Debian/Ubuntu

Como trocar chave de segurança entre servidores

  

Comentários
[1] Comentário enviado por demoncyber em 12/02/2009 - 23:20h

Então já que publicaste um artigo sobre nicknames vou explicar a origem do meu :)

demon - da origem grega do termo que significa alma, espírito dos grandes guerreiros mortos
cyber - cyber de cybernauta, prefixo daquilo que é virtual, ou indica a cibercultura

Somando espírito de cybernauta

Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demonio
http://en.wikipedia.org/wiki/Cyber-

[2] Comentário enviado por jborda em 13/02/2009 - 09:42h

Bela reflexão fulllinux!!!

Boa idéia demoncyber!!!

Bom, o meu nick pode de cara não dar muita moral, afinal contrabando não soa muito confiável num primeiro momento, mas, este tem a ver com a minha história, pois, apesar de ser brasileiro (de nascimento, documento e sentimento), vivi 19 dos meus (atuais) 25 anos no Paraguay, deu pra entender o porque do meu nickname (contrabando)???

Bons estudos, fiquem com DEUS e aquele abraço...

[3] Comentário enviado por irado em 13/02/2009 - 11:30h

poxa vida.. acabei caindo numa "sessão nostalgia" - risos
apanhando o gancho, eu coloquei meu nome (sim, meu nome é esse mesmo, já que EU o encontrei, é meu, o outro - para fins civis - é do meus pais, não meu).. enfim, coloquei meu nome no google (irado furioso com tudo) e.. caraca.. tem coisas lá de 2002, 2003, até mais antigas (acho que eu perambulo pela 'net desde 1996.

coisas que eu nem lembrava mais..

enfim, valeu pelo artigo :)

[4] Comentário enviado por fulllinux em 13/02/2009 - 12:38h

É meus amigos, como eu disse: "Trate seu nick como uma arte!"
hehe... abraços!!!

[5] Comentário enviado por diggao em 13/02/2009 - 13:36h

Legal fulllinux, muito bom!

O meu nick tem mais haver com o meu nome mesmo, exceto pela letra "g" adicional (um toque pessoal, sabe como é...). Uma coisa interessante que noto em relação ao uso do nickname, assim como falou nosso amigo irado, é o fato desse "apelido" ficar cada vez mais gravado na internet por onde quer que passemos. Fiz como o amigo e pesquisei pelo meu nick, a pesquisa retorna desde meu blog até o VOL, passando por um monte de outros lugares que já tinha até mesmo me esquecido.

Abraços

[6] Comentário enviado por pothix em 13/02/2009 - 15:27h

Æ!!

O meu é bastante filosófico! =P

PotHix
P = Paladin
o = of
t = the
H = Heaven
i = *.nix
x = *.nix

Paladin é um dos personagens legais de jogos de RPG e histórias e tal, que é aquele cavaleiro e tal....Na época eu confundia ele com os templários, mas na verdade não tem muito a ver, mas segue uma linhagem da igreja e tudo mais.

o "ix" foi incluido depois ( antes era só PotH ), mas ficou até mais legal, e inseriu mais uma das coisas que eu gostava, ou seja, Linux.

Acho interessante escolher o nome pelo qual eu quero ser conhecido. ;)

Há braços

[7] Comentário enviado por corvolino em 14/02/2009 - 06:08h

meus amigos não me chamam pelo nome, e sim pelo apelido.

artigo engraçado ;]

[8] Comentário enviado por thoth em 15/02/2009 - 18:55h

Uma coisa que eu sempre fiz questão foi a de manter o mesmo nick, desde 1995.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts