01 02 03

Instalando sem complicações o Java no Ubuntu 6.06

Este artigo aborda a instalação do Java para quem deseja programar com esta linguagem no Ubuntu 6.06 LTS (Dapper Drake).

Por: Lucas Mariano


Java básico: Gravando em arquivos texto

Se você deseja gravar dados no HD e não tem idéia de como proceder, este artigo lhe mostrará como gravar os dados como String em um arquivo *.txt, bem como a transformação de tipos numéricos e outros em String.

Por: CBC


Jubler - Editor de legendas de filmes para Linux

Conheça o editor de legendas Jubler, que é daqueles programas que surpreendem o usuário. O programa é feito em Java e substitui bem qualquer programa similar escrito para o Windows. Ah, tem mais, ele roda também em Windows XP e Mac OS X.

Por: André Tinoco


Instalando e configurando o J2SE 5.0 no Linux

Este artigo visa ajudar iniciantes em JAVA a darem seu primeiro passo, guiando o leitor a efetuar uma instalação do SDK com sucesso e a configurar o ambiente JAVA corretamente.

Por: Karl Phillip


Swing e gerenciadores de layout

Este artigo destina-se a dar uma visão sobre o Swing e os gerenciadores de Layout (FlowLayout, BorderLayout e GridLayout). Para quem não sabe, Swing é uma extensão do Java que possui uma coleção de classes usadas para o desenvolvimento de aplicações gráficas.

Por: Perfil removido


Montando um ambiente JAVA básico (Eclipse traduzido + JDK 1.5)

Neste artigo pretendo mostrar como configurar um ambiente de programação JAVA com a ferramenta Eclipse (em português) e o JDK 1.5.

Por: Natanael Fonseca


Máquina Virtual Java (Java Virtual Machine)

Com a linguagem Java, é possível desenvolver aplicações que rodem em uma infinidade de plataformas. Para isso, basta que elas tenham uma Java Virtual Machine (JVM) ou, em português, Máquina Virtual Java. Este artigo explicará o que esse mecanismo faz e o porque de ser um componente tão essencial à linguagem Java.

Por: Emerson Alecrim


Streams, lendo do teclado e escrevendo em arquivos com Java

Artigo com código fonte bem comentado (pelo menos essa era a intenção) ensinando um pouco sobre fluxo de dados (streams), como ler strings da entrada padrão e ainda colocá-las em arquivos.

Por: Aeliton Germano


Programação orientada a objetos e o Java (parte 7)

No nosso próximo passo iremos tratar de pacotes no Java, aprenderemos a importar classes, definir pacotes e trataremos das regras para denominação de nomes de pacotes.

Por: Ygor Thomaz


Programação orientada a objetos e o Java (Parte 6)

No nosso próximo passo iremos estudar os destrutores. Aprenderemos a utilizá-los no Java e descobriremos quais são suas diferenças com relação às outras linguagens orientadas a objetos.

Por: Ygor Thomaz


Programação orientada a objetos e o Java (parte 5)

No artigo anterior vimos os métodos ou funções-membro e a possibilidade de um método devolver valor de retorno. Agora estudaremos um termo muito importante da programação orientada a objetos, o encapsulamento ou acessibilidade e entenderemos o porque sua utilização é tão importante. Vamos compreender o que são construtores e como funciona dentro do Java.

Por: Ygor Thomaz


Programe em JAVA - Instalação, configuração e exemplos

Para quem já tentou de tudo para instalar o J2SDK e não conseguiu, aí vai um passo-a-passo de como instalar o J2SDK, abordando configuração das variáveis de ambiente (CLASS_PATH e PATH) e exemplos de "Olá mundo" via prompt e usando Swing.

Por: Jose Maria Silveira Neto



01 02 03