Inteligência Artificial no desenvolvimento de software: quando começar a usar?

Um artigo para iniciantes na programação que pensam em usar IA, mas não sabem se é ou não danoso aos seus estudos.

[ Hits: 282 ]

Por: Charles Dantas em 03/01/2026


Resposta a uma pergunta



A IA veio para ficar. É inegável seu impacto no mundo e principalmente no setor da tecnologia da informação. Contudo, como toda tecnologia, há avanços e retrocessos. Respostas e perguntas. Coisas positivas e negativas. Em um mar ingrato que é o início dos estudos de um aspirante a programador, já vi muitos dizerem: "Devo usar? Se sim, quando?".

Ainda que um jovem desenvolvedor, vi muita coisa ser transformada no mundo da programação: a ascensão e domínio das linguagens compiladas, a adoção - muitas vezes exagerada - de frameworks e libs e agora o uso da inteligência artificial no desenvolvimento de código. "Se hoje existe uma tecnologia que pode codificar por mim, para que estudo?". Essa foi uma pergunta que um amigo certa vez fez a mim em uma conversa online.

Muitos podem responder de imediato que ferramentas generativas nunca nos substituirão, pois sempre seremos "superiores".

Tirando a futurologia da mesa, não penso que sejamos substituídos, ou pelo menos não totalmente. Sempre haverá situações em que pessoas devem interferir, seja na tomada de uma decisão importante, como uma regra de negócio crítica ou mesmo no bom e velho colocar de um bendito cabo Ethernet.

Contudo, isso ainda não responde à pergunta chave feita a mim anos atrás. De modo geral, se você está na fase de aprender conceitos básicos como estruturas de dados, estruturas condicionais, loops, ou mesmo iniciando no mundo dos frameworks, recomendo fortemente que não os use. Aliás, não use nem mesmo o autocomplete de sua IDE/editor. Repita o mesmo código centenas ou milhares de vezes. Não para decorar, pois você sempre terá esquecido alguma sintaxe daquela linguagem que você não usa há um mês.

A partir do momento em que, ao encontrar um problema, por menor que seja, você conseguir dividi-lo em partes na sua cabeça e, ainda que na teoria, resolvê-lo por meio de um bom código, a IA será sua amiga. Será mais uma ferramenta, como seu VS Code, sistema ou mesmo qualquer stack que use.

Por fim, a inteligência artificial por ora é mais uma ferramenta que deve ser usada, mas não para tudo. Assim como você não usa uma chave de fenda para martelar um prego, não usará uma ferramenta de IA para iniciar um código que nem sabe para que serve.

Este artigo foi feito à mão, sem nenhuma ferramenta além do editor de texto, por curiosidade.
   

Páginas do artigo
   1. Resposta a uma pergunta
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como ter o chatGPT no terminal Linux

Tradução do artigo do filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz sobre o sistema binário

Como aprovar Pull Requests em seu repositório Github via linha de comando

E a guerra contra bots continua

Aprenda a criar músicas com Inteligência Artificial usando Suno AI

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xerxeslins em 03/01/2026 - 16:22h


Interessante essa reflexão!



[2] Comentário enviado por charlesdev771 em 03/01/2026 - 16:55h


[1] Comentário enviado por xerxeslins em 03/01/2026 - 16:22h


Interessante essa reflexão!





Muito obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts