ZappWM: Desktop e mini-ambiente para Linux!

Neste artigo seremos apresentados ao ZappWM, um projeto de "Window Manager" leve e customizável acompanhado de um pequeno ambiente de desenvolvimento.

[ Hits: 12.921 ]

Por: bebeto Maya em 23/10/2004 | Blog: http://vertiginitemplates.blogspot.com.br/


Introdução ao ZappWM



Zappwm é um projeto de "Window Manager" leve e customizável, recém atualizado na versão 2.5, para Linux. Aliás, esta descrição é apenas um apelo popular, pois ele não é um W.M. e sim um ambiente de desenvolvimento. Consta de 12 mini-aplicativos e o gerenciador de janelas é apenas um deles, é baseado no IceWM, cujo "source" foi recompilado para atender as necessidade específicas e os arquivos de configuração editados, como uma exigência para se adaptarem às versões para as quais ele está disponível:
  • Kurumin;
  • Slackware;
  • Mandrake;
  • e em breve Conectiva Linux.

O mais interessante é que, apesar dos usuários o considerarem um clone do IceWM, ele não precisa nem dele para funcionar, você pode rodá-lo mesmo usando outro Window Manager leve, como o BlackBox e o Fluxbox, embora não sejam o ideal. Bem, dito isto, falemos dos programas dietéticos que ele agrega, tudo num pacote de apenas 2MB:
  • XWC: Gerenciador de arquivos intuitivo;
  • Xplayer CD e Mixer: Já se auto-explicaram;
  • Xzgv: Visualizador de imagens;
  • IceWM: Versão customizada;
  • Painel de controle: Para mudança de papel de parede, etc;
  • Coolicon: Ícones personalizados na área de trabalho;
  • ABS: Mini-planilha;
  • Ted_GTK: Editor para Rich-Text;
  • GtK-Find: Busca no sistema;
  • GuiTAR: (des)compactador.

É um aplicativo simples, pois não sou programador, mas bastante customizável, e que possivelmente irá quebrar o galho daqueles que não têm micros tão possantes e estão chegando agora no Linux, sendo a melhor solução, neste último caso.

Você pode baixá-lo e ver como instalar (é muito fácil) em:

Screenshots do ZappWM




   

Páginas do artigo
   1. Introdução ao ZappWM
Outros artigos deste autor

Vertigini Great Templates - Instalando pacote de modelos para OpenOffice/LibreOffice

Atualização do ZappWM 4.0 Beta (Window Manager)

Leitura recomendada

Linguagem LOGO: Crianças programando de maneira divertida

Exaile! O substituto do amaroK para Gnome

Instalando o amule a partir da source

Manipulação de arquivos PDF no Linux

Conhecendo o Slpkg (gerenciador de pacotes para Slackware)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 23/10/2004 - 12:33h

Bom acho que o assunto é legal, eu ja conhecia esse ZappWM porém acho que vc foi pouco explicativo, creio que deveria ter mostrado passo-a-passos da instalação, assim como proceder com alguns erros que possam aparecer, afinal um artigo é pra isso.

Creio que o assunto poderia ter sido bem mais expandido.

Mas blz, até o próximo.


[2] Comentário enviado por removido em 25/10/2004 - 04:25h

Estou aqui, desta vez, para discordar de vc y2h4ck. Pode-se dizer muita coisa com poucas palavras. E o zappwm fala por si mesmo, literalmente: os links que o Bebeto mencionou tem informações de sobra pra quem se interessar.

E isso é tão verdade que, do momento em que li o artigo, até o ponto em que o zappwm foi instalado, não decorreram nem três minutos, subtraídos o tempo de download, claro.

E pra quem se interessar pelo "Zap", digo que é 10. Meu K6 II estava pedindo arrego e ganhou nova vida com esse gerenciador que, até onde consegui experimentar, é excelente tanto pela beleza, praticidade e leveza.

Parabêns ao Bebeto que, sem "encher linguiça", deu um recado pra lá de útil.

[]s!
Caiapó

[3] Comentário enviado por engos em 25/10/2004 - 11:52h

Acho que para um artigo ficou faltando muito "encher linguiça"... :)

Discordo completamente do caiapó sobre quem se interessar que visite o link para procurar informações, se for dessa forma, então que coloque em dicas e quem se interessar que leia em dicas, pois para um artigo espero muito mais do que um "hein, isso aqui existe e gostei, vá no site www.tal.com e vejam como ele é bom", dessa forma é muito fácil fazer artigos e menospreza e faz de bobo os que fizeram um "artigo de verdade" e os que fizeram "dicas de verdade", pois já vi até dicas mais completas do que vários artigos desse tipo, que virou moda aqui no VOL e o pior é que tem o amparo para continuar assim.

Apesar do comentário até aqui, gostei bastante, principalmente porque você não disse que ele é um ambiente gráfico e sim um gerenciador de janelas (um erro comum e inaceitável pra mim) e da forma simples e objetiva que você usou, mas acho que ficou faltando falar um pouco mais sobre ele, um pouco mais de conteúdo, poderia ter explorado sobre o que ele pode e não pode fazer, instalação, requisitos mínimos etc, poderia até ter dito como é sua experiência com ele no cotidiano usando cd-rom, scanner, internet... seja lá o que você faz com ele.


[]s

[4] Comentário enviado por Mestrelee em 04/11/2004 - 18:32h

Eu não conhecia esse ZAP, sou usuário iniciante no Linux e conheço apenas os mais famosos, que são o KDE o Gnome e o Window Maker, mas achei a interface do Zap linda e parece intuitiva, depois vou tentar instalar, valeu...

[5] Comentário enviado por bebeto_maya em 08/11/2004 - 22:44h

__Pessoal, o problema é que não tem o que explicar, basicamente está aí.para instalar:

No Mandrake 9.1:
#rpm -ivh zappwm*.rpm (ocasionalmente ''rpm -ivh --nodeps zappwm*.rpm'' )

No debian Unstable/Kurumin:
#dpkg -i zappwm*.deb

No Slackware:
#installpkg zappwm*.tgz


__O artigo na verdade é quase um anúncio, então tem todo sentido que seja sucinto.E se você pretende fazer o download, que pelo menos visite o site e dê uma lida.É o mínimo que se pode esperar!Infelizmente, pra mim, é díficil ser unânime e agradar a todos.Sou o único mantenedor da coisa, então se algúem se habilitar a descrever como foi o uso, se gostou. . .etc. . .ser-lhe-ei grato.Não posso dizer que gostei, porque sou suspeito pra falar! ! !

[6] Comentário enviado por yetlinux em 03/10/2006 - 21:00h

Gostei do ZappWM. Tenho ele instalado aqui, no meu Slack10.
Talvez no futuro possamos ter o ZappWM para mais gerenciadores de janelas.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts