Xmorph: Efeitos de transformação de fotos com software livre

Xmorph é um software que permite a criação de animações com transições de fotos utilizando efeitos de transformação. Neste documento veremos como criar estes efeitos de transformação de imagens baseados em pontos similares entre imagens.

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Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 24/01/2008 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Visão geral



Em primeiro lugar separe duas imagens, de preferência no formato tga (targa), as salve numa pasta para trabalho. Logo após inicialize o xmorph informando a imagem origem e destino com os parâmetros START e FINISH, como no exemplo abaixo:

$ xmorph -start cabelo.tga -finish tux.tga

Se tudo estiver funcionando corretamente, teremos uma tela similar a ilustração abaixo:



Remova as linhas verticais e horizontais em áreas mortas (locais onde não sofrerão transformações) e adicione linhas nas zonas de maior concentração de detalhes. Abaixo os respectivos comandos do mouse:
  • Botão direito : Adiciona uma linha horizontal.
  • Botão direito + Shift : Remove uma linha horizontal.
  • Botão do meio : Adiciona uma linha vertical.
  • Botão do meio + Shift : Remove uma linha vertical.

Torne os pontos uma espécie de contorno nos pontos de transição da imagem similar ao exemplo abaixo:



Agora arraste cada ponto da matriz para um ponto de transição nas duas imagens, fique atendo que ao movimentarmos um vértice, o ponto correspondente na imagem destino torna-se branco para efeito de orientação. Durante o trabalho vale a pena mencionar que podemos salvar em disco as coordenadas modificadas, assim permitindo interromper o trabalho e continuar posteriormente.

Para salvar o trabalho, clique na opção file, e selecione Save source mesh para salvar os pontos da imagem origem e Save destination mesh para os pontos da imagem destino.



Informe o nome desejado para ambas as imagens:



Para recomeçar o trabalho, basta selecionar Reset source mesh ou Reset destination mesh no menu Mesh.

No menu Morph sequence, defina o nome da sequência, ou seja o nome inicial de cada imagem.





Informe o número de quadro em Set sequence number of step. Para visualizar o preview, basta selecionar Preview warp sequence.

E finalmente para gerar os quadros (imagens) de transição, para selecionar o item Warp sequence do menu Morph sequence.

Após o processamento, uma seqüência de imagens são armazenadas no disco. Agora para gera a animação, a minha sugestão é executar o comando convert do pacote ImageMagick.

$ convert -delay 10 -loop 0 ani-cabelo*.tga cabelo-to-tux.gif

Este tutorial tem como objetivo mostrar conceitos básicos sobre transição de imagens com efeito morph. Sugiro também utilizar o programa gtkmorph, presente no pacote Xmorph, mas como não pretendo tornar este documento extenso fica a critério de cada um se aprofundar no assunto caso exista interesse.

Material utilizado neste tutorial (imagens e os arquivos mesh):
Como diz o Prof. Pietro Ubaldi:

"O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir"

Sendo assim, colaborar atrai amigos, competir atrai inimigos...



Sobre o autor: http://www.netitec.com.br/alessandro

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   2. Visão geral
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Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 24/01/2008 - 12:18h

Muito show o artigo...
Parabéns Cabelo..como sempre contribuindo com material de excelente qualidade...
Não conhecia ainda essa ferramenta..mas estou baixando agora mesmo para teste. ;]

[2] Comentário enviado por fulllinux em 24/01/2008 - 12:47h

hauhauahu....
Esse é o Cabelo que um dia hei de conhecer, sempre inovando nos trazendo o que a de mais curioso no mundo Open...
Parabens, loucura... loucura... loucura...

[]'s

[3] Comentário enviado por fabulozox em 24/01/2008 - 17:52h

Concordo com a galera ai de cima. Show de bola esse artigo.

Parabéns mesmo, ótima ferramenta, melhor ainda por ser livre...


[4] Comentário enviado por albertguedes em 24/01/2008 - 20:18h

Genial a idéia de colocar no avatar o produto do artigo. EXcelente publicidade.

[5] Comentário enviado por limasala em 25/01/2008 - 09:59h

beleza pinguin

é o cabelo matando a pau

e é da minha distro ainda

vamos testar

abraço

[6] Comentário enviado por tenchi em 25/01/2008 - 11:04h

Quando a gente acha que o cara descansou, vem com mais um artigo excelente... Assim não dá! hauahuahau

Muito legal. Vou testar qualquer hora.

"Não vi nada de excepcional na imagem. É um pingüim que vira outro..." ;-)

[7] Comentário enviado por viniciusvm em 25/01/2008 - 18:10h

Cabelo,

Sem a maldade que é geralmente atrelada a esta frase, mas: TU ÉS O CARA!!!

Parabéns garoto!

[8] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 27/01/2008 - 19:28h

Parabens pelo Artigo Cabelo !
Gostei da explicação.
Simples e Objetiva
Nesse caso o pacote rpm do Xmorph e para outras distros ?
Se for assim quero me divertir também !
:d


[9] Comentário enviado por maran em 28/01/2008 - 00:29h

hsauhusahusa eu ne parado olhando pa tela do computador , pa a fotu do cara comeca a muda husahuahushusaas
fabulosoooooo.....

Te Mais...

[10] Comentário enviado por glaudiston em 28/01/2008 - 11:29h

a transformação do contorno ficou legal.. mas dos traços do rosto ficou algo mais de transição de transparência do q de transformação em si.

de qualquer forma, é bom saber da ferramenta.

[11] Comentário enviado por iz@bel em 21/07/2008 - 17:15h

Muito bom!
Era isso que eu precisava para fazer algumas animações para E17...
Nota 10!

[]'s


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