Verdades e mentiras sobre tecnologias WEB

Conheça as verdades e tendêndicas sobre o DotNet, DotGNU, GTK, ASP.net, PHP, JSP, Tomcat, Jakarta, php_java e tecnologias envolvidas.

[ Hits: 19.482 ]

Por: Ragen Dazs em 18/04/2004 | Blog: http://www.orkut.com


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Reflexão sobre tecnologias WEB
   2. Links interessantes
Outros artigos deste autor

Montando um workstation de desenvolvimento web em GNU/Linux

Populando sua SpamTrap com e-mails relevantes

Instalando o Allegro

DotGNU: a resposta Open Source ao dotNET

O perigo no gerenciador de uploads do PHP

Leitura recomendada

Instalando Servidor LAMP no Ubuntu e Derivadas

Renascendo na Programação

If inline para PHP

Xoops - Um ótimo gestor de portais em PHP

MVC - Conceito e exemplo em PHP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 18/04/2004 - 03:01h

Cara, nunca tinha ouvido falar nesse módulo php_java. Ele vem no PHP5 ou já está disponível para PHP4? Que novidade fabulosa!

[]'s

[2] Comentário enviado por jose_maria em 18/04/2004 - 09:45h

Cara, excelênte artigo.
Eu já tive experiência com o JSP e com PHP. Eu pessoalmente prefiro o PHP pela facilidade e flexibilidade. Com o tempo que eu demoro pra fazer um site em JSP eu faço 5 em PHP.
.net eu ainda não experimentei, também não tenho planos para experimentar.
A facilidade para fazer um conexão com banco de dados (no meu caso, MySQL) com o PHP é espantosa, tanto no Linux quanto naquele outro sistema operacional.
Outra vantagem que eu vejo no PHP é que ele é realmente livre. O .net sem comentários. O JSP é de graça, mas a polêmica é grande sobre sua liberdade (sem querer despertar uma Jihad, mas esse acordo com a MS...).
Valeu pelo artigo Ragen.

[3] Comentário enviado por roos em 18/04/2004 - 09:48h

Parabéns pela abordagem!Sou desenvolvedor web e quando comecei a fazer aolicações integradas à banco de dados, usava ASP/Access. Nessa época ainda não era usuário de Linux, foi então que deparei-me com grandes problemas, além de achar super chato criar base de dados em Access e sempre me falavam sobre o poder do PHP. Tive que trabalhar em um projeto pra construir um site de um laboratório da universidade e eu teria que hospedar no servidor da mesma, foi aí que tive a oportunidade de estudar PHP/MySQL, Fiquei deslumbrado como a facilidade de programação, a velocidade do banco, riqueza de scripts disponivéis pela comunidade e sem contar com a filosofia open. Isso me fez encarar o linux e hoje aplicaçõa web só se for em PHP, ASP nem pensar embora ainda não testei o ASP.NET. è isso aí comunidade vamos valorizar as ferramentas free esse é o futuro e não um modismo efêmero!

[4] Comentário enviado por flavio_correa em 18/04/2004 - 11:40h

Bom artigo, se o título fosse, "Considerações sobre o PHP e alguns comentários sobre outras plataformas". O artigo começa com considerações vagas sobre tecnologias proprietárias, focando o quanto isto é perigoso, fato que é muitissímo conhecido no mundo GNU. A impressão que tenho deste artigo foi a de defesa, bem tendenciosa, ao PHP em detrimento de outras tecnologias, pelo fato do PHP ser GNU e as outras não. Então, "verdades e mentiras" não é o foco deste artigo, o artigo não cita nada de novo ou fatos escondidos, tudo que foi citado é comum e de domínio do mundo GNU. O artigo nos objetivos a que parecia que se propunha, falhou e feio.

[5] Comentário enviado por Ragen em 18/04/2004 - 15:46h

Olá Flavio Correa,

Bem... Acho que todo o artigo se resume na ultima frase:

"O que faz uma tecnologia ser boa é os usuários que a utilizam e não os seus produtores ;) "

Ou seja, não existe tecnologia melhor que outra (De forma absoluta)... Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Enfim, se uma pessoa diz para você que a tecnologia X é melhor que a Y duvide dele, pois o profissional por traz das técnologias envolvidas podem fazer toda a diferença :)

Mas valeu pela critica

[]`s

Ragen

[6] Comentário enviado por Ragen em 18/04/2004 - 17:10h

"Comentário enviado por fabio em 18/04/2004:

Cara, nunca tinha ouvido falar nesse módulo php_java. Ele vem no PHP5 ou já está disponível para PHP4? Que novidade fabulosa!

[]'s"

Já está disponivel no PHP4, falando nisso, o PHPBrasil.com está com um artigo muito show sobre esse assunto...

Mas logo abaixo tem a referencia do proprio PHP.net sobre esse feature
http://br.php.net/manual/pt_BR/ref.java.php

[]`s

Ragen

[7] Comentário enviado por lauro em 19/04/2004 - 15:17h

Eu já tive contato com o DotNet, e foi a pior coisa que me ocorreu, eu programava em ASP e quando o DotNet surgiu eu migrei p/ ele, me lembro que comprei várias literatúras a respeito, na época era o FrameWork Beta1, pra surpresa de todos e principalmente minha, quando saiu o FrameWork 1.1 eu migrei 2 portais e uma meia duzia de sites para uma máquina com o novo FrameWork, e tudo parou... os métodos e funções não eram mais os mesmos...

Conclusão, perdi dinheiro, tempo e ganhei uma grande desilusão com a M$, e foi ai que eu parti para o PHP, que eu considero ter sido a melhor escolha da minha vida... nunca mais tive problemas estou já a 2 anos e meio programando em PHP e cada dia curto mais o PHP...

Quanto ao DotNet da M$, esse é um LIXO na minha opinião, e a grande realidade é que a M$ é uma excelente empresa de marketing pq de sóftware eles estão longe...

É isso galera... desculpa o desabafo, mais é que isso é importânte que seja passado pra vcs verem como a coisa rola...

[]s
Lauro

[8] Comentário enviado por hospitaldomicro em 22/04/2004 - 15:37h

Concordo com todos os comentários. Mas devo fazer uma ressalva. O .NET é uma tecnologia que foi originalmente elaborada com base em outras várias já existentes. Isto quer dizer que a Microsoft ganha dinheiro em cima das "maquiagens" que faz na mistura de tecnologias. E ganha muito dinheiro. Mas só tem uma coisa que a Microsoft sabe fazer como ninguém. Produtos focados na PRODUTIVIDADE. E o que é isso? Bem, vejamos o Java, alguém conhece algum produto do tipo arrastar e soltar para programação nesta linguagem? E não me digam do feijões e muito menos JBuilder. É justamente isso que está faltando para o Java e outra liguagens concorrentes com os produtos Microsoft. Fazer algo semelhante Visual Studio. Nenhum cliente vai esperar por um projeto feito em uma tecnologia que leva muito menos tempo sendo feito em outra com o uso de uma ferramenta gráfica.

[9] Comentário enviado por rossiter em 21/10/2004 - 11:00h

Bom Dia !!

Bom sobre existir uma ferramenta de arrastar e soltar para o Java...é querer demais...coloque a faixa do rambo na testa uma faca nos dentes e vamos a luta !! Mas para quem desejar existe o Eclipse que é open e onde podemos colocar alguns plugins que o tornará uma ferramenta grafica !!

Se quiser visitar a pagina é www.eclipse.org/

Boa Sorte e Abraços

Rodrigo.

[10] Comentário enviado por removido em 11/11/2005 - 11:06h

Bom Dia...

Primeiro de tudo parabens pelo artigo...

Não sou programador mas estou estudando PHP e já fiz algum sites e sisteminhas em php...

Trabalho em uma software house e um dos programadores aqui está estudando .net - C#. Meu visinho de mesa trabalha com PHP já algum tempo, e em um belo dia resolvemos comparar uma mesma aplicação feita em .net - C# e em php.

Não tivemos duvidas que o php é muito superior. As paginas em PHP ficaram muito mais rápidas e com 1/3 de código escrito, em relação ao .net - C#.

Eu já gosta do PHP agora então. Nem se fala...


Abraços...

[11] Comentário enviado por removido em 08/06/2006 - 17:13h

vlw ae!

[12] Comentário enviado por nandodutra em 10/11/2008 - 23:07h

Ótimo artigo, eu particularmente adepto do software livre, uso o Php há 2 anos em minha aplicações Web, a meu ver Php é a linguagem que mais tem portencial entre as mesmas do seu genero.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts