[4] Comentário enviado por CarlosAdriano em 31/05/2016 - 22:40h
[3] Comentário enviado por izaias em 31/05/2016 - 14:47h
Excelente trabalho!
Uma dúvida, a restauração da MBR envolve qualquer sistema instalado e o Grub/Lilo também?
Olá amigo, obrigado pelo comentário, e por acompanhar este artigo !
Eu sou iniciante, e um leigo aprendendo, portanto vou tentar contribuir e sanar suas dúvidas, da maneira mais adequada possível, mas se eu errar em algo, alguém por favor corrija nos comentários.
Encontrei algo muito interessante a respeito, não vou copiar e colar tudo aqui, mas vou postar o link abaixo e comentar:
https://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_GRUB
Uma dúvida, a restauração da MBR envolve qualquer sistema instalado e o Grub/Lilo também?
O GRU é composto por arquivos que ficam na MBR, mas ele também possui outros arquivos que ficam na partição geralmente onde o sistema linux foi instalado junto com o GRUB. O GRUB é carregado por etapas, os arquivos do GRUB que ficam na MBR, são carregados antes dos demais arquivos.
- Portanto, a restauração da MBR envolve o GRUB e o LILO também, sem esta restauração adequada, o sistema provavelmente não inicia. Tipo, se você copiar a MBR referente ao Boot Manager do Windows por exemplo, (sem os 64bytes da tabela de particionamento, para não alterar o particionamento) e tentar restaurar no Linux, o Boot Manager contido nesta MBR será do Windows, e não vai funcionar no Linux. Mas isso não impede de que após fazer isso, venhamos a reinstalar o GRUB com um Live CD e usarmos este backup da MBR (salvo, se for um backup da MBR completa, com a tabela de particionamento também) sem problema, uma vez que este backup da MBR vai salvar a tabela de particionamento, o que pode ser muito útil em alguns casos.
Leia mais sobre a MBR aqui:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-Linux-em-segundo-HD-IDE-Sata-USB-ou-Pendrive/?pagina....
Uma dúvida, a restauração da MBR envolve qualquer sistema instalado e o Grub/Lilo também?
- Das plataformas Sistemas Windows e Linux eu sei que qualquer versão destes sistemas funciona,
No entanto em outras plataformas, tipo Mac, ou outras, eu não sei dizer, pois nunca usei e nem estudei, portanto não sei dizer como funciona.
Só sei que no Linux (até no windows) é uma belezura.
Ferramentas simples, fáceis de usar, mas com grande utilidade, e com forte aplicabilidade e eficiência.