Ubuntu Linux - Visão Geral

Para quem nunca utilizou um sistema operacional Linux ou até mesmo para quem já utiliza, mas tem problemas com a filosofia do sistema operacional, que parte do princípio de que para utilizá-lo você seja um usuário avançado, apresento o inovador Ubuntu, um sistema totalmente aberto com o lema: "Linux para seres humanos".

[ Hits: 44.945 ]

Por: Diogo G. Zanetti em 10/07/2006 | Blog: http://exadmax.googlepages.com


O Ubuntu 6.06 LTS



O universo Ubuntu teve uma grande expansão e uma mudança de filosofia sobre o Ubuntu para melhor quando sua versão nomeada Dapper foi lançada.

Para quem já era usuário de Ubuntu, o processo de migração foi muito simples, apenas clicando num botão de atualização do sistema já foi possível usufruir de toda experiência do novo sistema, foi desnecessário qualquer mudança por mim nesta atualização, o sistema trabalhou sozinho o tempo todo.


Figura 1 - Processo de instalação do Ubuntu

A versão 6.06 LTS, como é chamado, possui suporte a versão por 5 anos, além de agora contar com suporte comercial ao sistema operacional. Interessante, pois para algumas empresas o tal do "suporte" é imprescindível e um sistema tão poderoso e simples de utilizar como Ubuntu só tem a ganhar com esta nova prática.


Figura 2 - Visão geral

Em suma não ocorreram grandes mudanças no sistema operacional, que se tornou ainda mais simples de utilizar. Para quem utiliza o Gnome, o Deskbar agora muito mais poderoso permitiu que até fosse enviado e-mail simplesmente digitando o nome da pessoa na lista de contatos do Evolution, buscar por coisas na web e executar arquivos simplesmente digitando o nome deles na barra.

O que pode ser visto é que agora existe a ótima opção para quem quiser experimentar outro Ubuntu, como Edubuntu, Kubuntu ou Xubuntu, poderá fazê-lo com uma linha de comando. Por exemplo, para instalar o ambiente do Xubuntu para dentro do Ubuntu:

# apt-get install xubuntu-desktop

O usuário tem uma experiência ainda mais agradável com a nova versão e tem uma maior facilidade ao instalar novos aplicativos com um menu novo no "instalar novos programas".

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Ubuntu, porque este nome?
   2. Instalação
   3. Uso do Ubuntu e pequenos problemas
   4. Poderes adicionados ao Ubuntu com Wine: Bons jogos!
   5. O Ubuntu 6.06 LTS
   6. O Ubuntu na rede
Outros artigos deste autor

Servidor de e-mail seguro com ClamAV e MailScanner

Convertendo softwares utilizando OpenOffice e Java

Catalogando distribuições, usuários e ambientes para a melhor distribuição

Transformando seu Windows em um quase Linux

Monte seu ambiente de desenvolvimento em 3 horas com Ubuntu

Leitura recomendada

A Catedral e o Bazar - Eric S. Raymond

Qual distribuição usar

Como explicar ao leigo o que é Sistema Operacional

Gerenciadores de pacotes GNU/Linux

FreeBSD i386 7.0 em DVD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jllitvay em 10/07/2006 - 14:07h

O grande problema do Ubuntu ainda é para usuários de internet discada.
Péssimo suporte a discadores GUI mesmo que o sujeito tenha um hardmodem.
Nenhum suporte a softmodens nos repositórios. Mesmo no Multiverse.

Se alguem tiver alguma dica para isso, agradeço, pois quero instalar o Ubuntu no micro de meu pai e tenho esse receito com relação ao Ubuntu.

[2] Comentário enviado por agk em 10/07/2006 - 15:04h

Já testei o Ubuntu e gostei, realmente bom e fácil de usar, tem diversas funcionalidades, recomendo para usuários iniciantes e intermediários de desktop, mas não para servidor.
[ ]'s.

[3] Comentário enviado por xnardelli em 10/07/2006 - 15:13h

eu uso o ubuntu em escritório que utiliza muito ediçao de texto, e está sendo uma ótima experiência. Recomendo.

[4] Comentário enviado por removido em 10/07/2006 - 15:42h

"Para as mais diversas tarefas Desktop o Ubuntu apresentou uma performance impecável com seu Gnome em meu Sempron 2.2 Ghz 640 MB RAM. "

POKEaOPKEApok nessa config ai roda até porquerindows vista, muito mais em conta meu slack bootando em 13 segundu nun p233mmx ja com net funcionando no console e poco mais 10 segundus no wmaker bunitinho, agora si vc tem uma maquina fuderosa ai c roda ai u ubuntu
No demais um artigo muito bom de detalhada parabens

[5] Comentário enviado por canaman em 10/07/2006 - 16:01h

Não precisa ser muito pesado pra rodar não... tem o xubuntu também... eu uso ele em casa (duron 600 c/ 256 ram), no trabalho em um powermac G3 (nesse uso o xubuntu), e em outros desktops novos daqui... No novo xubuntu o xfce ficou tão parecido com o gnome eu eu achei que tinha ele tinha baixado o gnome automaticamente no upgrade. Tive que reiniciar o X umas 3 vezes, pra me tocar que o que tava rodando era o xfce...

[6] Comentário enviado por jacksonbraga em 10/07/2006 - 16:01h

infelizmente nao compatilho com vc o mesmo entusiasmo com o ubuntu instalei na minha maquina e nao axei todo essa maravilha...
ja instalei kurumim, ubuntu, e slackware e me identifiquei melhor com slackware...

[7] Comentário enviado por tenchi em 10/07/2006 - 16:43h

Eh, concordo com o jllitvay, utilizar internet discada no ubuntu é realmente uma tarefa quase impossível. Estou tentando até agora utilizar o modem intel 537EP no 5.10, pois uso esse modem normalmente no slack, e gostaria de usar no ubuntu tbm. Essa é a parte ruim (na minha opinião) nas distros baseadas no Debian, pois é quase impossível instalar um pacote estando offline, pois as dependências parecem que nunca são satisfeitas. Ja'no slack você baixa o binário, e ele é instalado normalmente, sem essa checagem, e quando faltam dependências, você sabe quais são e instala com um trabalho mínimo. O que falta no Ubuntu também é a inclusão dos pacotes de desenvolvimento (compiladores, etc) para podermos instalar nossos programas a partir do código-fonte. Pois como disse, para muitos não é possivel instalá-lo pelo apt.

[8] Comentário enviado por better em 10/07/2006 - 17:06h

muito bem escrito cara ta de parabens :) eu tb uso o ubuntu aki no Desktop e gosto bastante mais no meu servidor prefiro o fedora \o/

[9] Comentário enviado por ghodoy em 10/07/2006 - 17:40h

Excelente artigo..Realmente o Ubuntu é excelente...principalmente agoran na versão 6......Parabens

[10] Comentário enviado por kurtkraut em 10/07/2006 - 17:44h

Aloha,


Fico feliz em ver sua iniciativa de analisar e divulgar o Ubuntu mas, me desculpe mas achei sua análise desatualizada. Por que você começou pelo Breezy que é uma versão antiga ? Eu acharia melhor começar comentando pela instalação do Dapper que tem instalador gráfico muito bom mas com um particionador gráfico que não agrada muitas pessoas, logo, agregaria mais valor a tua discussão.

Também os links do 'Ubuntu na rede' são desatualizados.

O Ubunu Guide é somente para a versão Breezy. O guia da versão mais atual se encontra em http://guia.ubuntubrasil.org

Além disso, o principal veículo de suporte se encontra em http://forum.ubuntubrasil.org - as novidades da comunidade sempre rolam no http://planeta.ubuntubrasil.org (site que vale a pena ser lido semanalmente). Sem esquecer no www.ubuntugames.org.

Por fim, todas as informações brasileiras sobre o Ubuntu estão centralizadas no www.ubuntubrasil.org


Abraços,


Kurt Kraut

[11] Comentário enviado por lucianomarques1 em 10/07/2006 - 22:15h

É pessoal, eu tambem acho o Ubuntu um excelente sistema. Só com um porém (que sinceramente começo a achar que isso só acontece comigo), depois que o Ubuntu atualizou o Kernel para o 2.6.15-25-386, eu não consigo assistir os meus clipes com cor. Já postei isso diversas vezes aqui no site e ninguém sabe como resolver esse problema. O som sai perfeito mas a imagem fica quase preto e branca. Mas como já disse é um excelente SO.

[12] Comentário enviado por sombriks em 11/07/2006 - 03:15h

Andei instalando ele como opção no dual boot das máquinas da minha lan-house, e não fosse o pequeno detalhe do end-user ser realmente uma criatura á prova de bom-funcionamento eu só teria alegria.

Pela primeira vez eu vislumbrei a possibilidade de me livrar de windows num cenário tão inóspito como o do mercado atual, onde 90% da população não sabe o que é linux, ou, isso eu vi com meus olhos, senão eu não acreditaria, sequer tocam no teclado, estupefatos perguntando "o que é isso" ao não identificar o menu iniciar no canto inferior esquerdo.

Fatores que realmente me colocaram com o pé atrás foram a questão do mp3 e outros formatos de vídeo e jogos, embora esse agora eu tenha a chance de pesquisar algo, :D

Na minha máquina eu só uso slackware, mas se algum dia eu chegar a montar uma máquina pra uma criatura end-user com certeza vou receitar ubuntu pra ela e dizer adeus a formatações ou outras desgraças, :D

[13] Comentário enviado por wlenon em 11/07/2006 - 10:48h

Minha experinência com o Ubuntu não tem sido muito boa, talvez por falta de experiência e conhecimento, afinal estou começando agora no mundo GNU, mas não consegui instalar alguns jogos e nem atualizar alguns pacotes que completariam o istema básico instalado inicialmente. Depois da instalação o Gnome só contém o mínimo. Gostaria de possuir o istema completo, mas tenho encontrado dificuldades com a atualização. Se alguém puder ajudar eu agradeço.

[14] Comentário enviado por Tyreon em 11/07/2006 - 19:32h

Estou utilizando o Ubuntu, gosto mto dele!

[15] Comentário enviado por sombriks em 12/07/2006 - 00:28h

wlenon, caso vc volte a ler esse tópico...

no menu administração (aquele em desktop) tem uma opção lá 'software properties'. São os repositórios, hablite todos e seus problemas estarão resolvidos, ou não ne? :D O certo é que uma gama bem maior de programas vai ficar disponível pra vc.

[16] Comentário enviado por Alex_nobrega em 15/09/2006 - 14:04h

Fala Galera achei show, a análise, parabéns a todos inclusive com os coments que tb são muito instrutivos....seguinte vou comprar um Xbox, para jogar... lógico e tb rodar Linux visto que estou sem comp em casa...existe uma versão do XUbuntu para Xbox, ela é especifica para isso ou o novo release do Xubuntu pode servir pra isso tb?????

[17] Comentário enviado por removido em 31/08/2007 - 16:01h

Aprovadissimo na minha empresa


Contribuir com comentário