Apresentando a distribuição OpenSuSE Linux

Alguém conhece a distro do Linux OpenSuSE? Meu objetivo é publicar uma série de artigos introdutórios, que servirão de referência para os usuários iniciantes que desejam conhecer o OpenSuSE e/ou qualquer outra distribuição Linux.

[ Hits: 25.267 ]

Por: Weverton Oliveira Dias em 02/03/2009


Apresentando o OpenSuSE



1) O openSUSE, assim como o Debian, Slackware, Ubuntu, Fedora, Red Hat entre outros, é uma distro (distribuição) Linux. Atualmente se encontra na versão 11.1 e pode ser baixada no site oficial (http://software.opensuse.org) em um DVD, LiveCD ou fazer a instalação pela internet. No caso do DVD você terá que baixar a imagem do SuSE e gravar em um DVD para futuramente instalar. O liveCD é interessante pelo fato de você poder usar o SO (Sistema Operacional) sem necessitar instalar em seu micro, o SuSE roda direto do CD nesse caso.

2) Com o SuSE você consegue fazer tudo que você faz com as outras distros citadas acima, com a diferença de ele ser muito mais robusto que o Fedora e Red Hat, possuir seus scripts e arquivos melhor documentados que o Debian e Slackware, ser super fácil de utilizar e gerenciar.

O único defeito que eu encontrei nele é que tem poucos usuários em comparação às outras distros. Esse fato é um dos responsáveis pela criação desse e de outros artigos futuros sobre o SuSE que virei a postar, apresentar suas vantagens com relação as outras distros e torná-lo mais conhecido.

3) Nos artigos mostrarei que é possível fazer tudo utilizando o shell, nada de usar interface gráfica, isso ajuda a entender como o SO (Sistema Operacional) funciona, tudo será explicado tendo em vistas usuários iniciantes no Linux e a medida que formos progredindo, o nível aumentará gradativamente.

Agora chega de Bla Bla Bla, vamos ao que interessa. Para tudo fazer sentido é preciso que tenha o openSUSE funcionando em seu PC e é isso que vamos fazer agora, instalar o SuSE, você vem comigo nessa?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentando o OpenSuSE
   2. Instalando o OpenSuSE
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Gerenciando Processos com o Shell

Diário de um SysAdmin 2 - Truques | Macetes | Atalhos & Comandos

Instalação de Programas no Ubuntu (atualização)

Uma introdução ao shell (parte 1)

Gerenciadores de pacotes GNU/Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 02/03/2009 - 16:36h

Ótimo!!! Weverton realmente achei poucas matérias mencionando o OpenSuse, pois bem tenho um notebook CCE J74 e sei da complicação em relação a hardware dessa máquina, mas por incrível que pareça foi a distro que melhor e mais drivers o note reconheceu, inclusive o vídeo "lógico que basicão" instalei o Suse 11.1 X86-64 cdlive.

[2] Comentário enviado por albertguedes em 02/03/2009 - 18:24h

Dae Weverton.

Eu sou atualmente usuario do Susão e uso desde a versão 11.0 e realmente considere uma das melhores distros.

Só vou fazer uma ressalva quanto a documentação que na verdade eu senti falta no suse.
Muitos programas faltam um 'man' básico, a única documentação completa é a fornecida pela Novell mesmo (que não deixa de ser boa), mas achei uma falha a falta das páginas 'man'.


[3] Comentário enviado por hideoux em 02/03/2009 - 21:16h

olá,
muitto bom o artigo!

sei que cada usuário escolhe a distribuição que é mais adequada com seu uso e com seu gosto,
mas tenho absoluta certeza de que se mais pessoas conhecessem o suse e o opensuse,
haveria muito mais usuários (e muitos usuários abandonariam o ubuntu - sei que essa fala vai dar bode, rrsrsrsrsrsrs).

mas a grande culpa de tão poucos usuários de opensuse é de todos nós, que somos fãs dele...

quando comecei a usar linux, há muitos anos atrás, testei mandrake, red hat... mas a distribuição da qual me tornei fã foi o suse...
Só dei um tempo nele porque queria uma distribuição mais "seca"... daí fui para o debian, para poder mexer no linux "na unha"...

valeu pelo artigo!
abraço,
hideo

[4] Comentário enviado por albertguedes em 02/03/2009 - 21:22h

hideox

Poucos usuarios no Brasil voce quer dizer, porque o suse e a distro mais usada na comunidade europeia, e e sempre uma das top10 no distrowatch.

Mas agora ta indo por aqui hehehe

[5] Comentário enviado por dbahiaz em 02/03/2009 - 22:10h

Muito bom o seu artigo, o Suse é show de bola.

[6] Comentário enviado por pinduvoz em 03/03/2009 - 02:11h

O OpenSuse é excelente, mas tem pouco suporte em nosso idioma e é isso que impede o crescimento da base de usuários no Brasil.

Quanto mais pessoas seguirem seu exemplo -- documentarem o OpenSuse --, mais usuários serão atraídos para ele.

Parabéns!

[7] Comentário enviado por Weverton em 03/03/2009 - 08:49h

Olá amigos do mundo Linux,
Estou feliz pelos comentários acima, quero agradecer a todos.
Vou aproveitar pra fazer uma ressalva, quando disse que o OpenSuSE não é muito conhecido me referia aqui no Brasil, pois na Europa é uma das distro mais utilizadas. Quanto a documentação, as disponibilizadas pela Novell eu acho muito boas, mas não são suficientes, você deve procurar mais informações sobre o Linux, sem se preocupar com a distro e depois aplicar no SuSE. Bom com relação as páginas man, acho que ele tem a documentação de todos os comandos sim, claro se você estiver com ele instalado no seu computador.

Abraços moçada.

[8] Comentário enviado por eduardo em 03/03/2009 - 09:05h

Muito bom o artigo, apesar de ser bem parecido com um artigo meu hehehehe

Parabéns.

Abraços.

[9] Comentário enviado por jamilson em 03/03/2009 - 10:29h

openSUSE está show de bola.

[10] Comentário enviado por stremer em 03/03/2009 - 12:40h

A Open Suse é ótima... excelente...
Inclusive a utilizo na empresa e hoje no quesito servidor esta com certeza na minha lista das melhores.
Porém para desktop caseiro no meu ponto de vista os repositórios do Open Suse ainda perdem para o Ubuntu... pois como todo mundo sabe, o desktop caseiro costuma ter uma infinita variedade de aplicativos a mais que o desktop da empresa.

Em relação ao Suse, embora comercial é ótimo, estabilidade é um dos pontos fortes, embora a estabilidade do Open Suse não deixe nada a desejar e este ser um sistema bem parrudo podendo se tornar tão leve quanto um Debian ou Slackware e com pouco trabalho...

Realmente só para soluções embarcadas que o Slackware é imbativel, mas acho que não é o foco do Suse.

Espero mais artigos!!

[11] Comentário enviado por raypenna em 03/03/2009 - 13:22h

OpenSuSE é a minha distro preferida, utilizo desde a versão 9.0 e atualmente tenho um desktop no trabalho com a versão 11.1 e kde 4.2 e no notebook além de 2 servidores, sendo um deles rodando Oracle Data Base 10g.
Criei a comunidade SuSE aqui na vol em outubro de 2005 que conta hoje com 486 membros.
Parabéns pelo artigo, está excelente!

[12] Comentário enviado por rraul em 03/03/2009 - 17:05h

Comecei usando o conectiva 2, depois kurumin, depois ubuntu. Ai abandonei o linux e fiquei testando versoes mais leves do windows.
Ate o comeco desse ano quando fui infestado por virus e decidi voltar pro linux. pensei em qual distro instalar, lembrei que nao era muito fã do ubuntu e nem de nenhum outro. Ai consultei o distrowatch e resolvi arriscar no Open Suse. Estou muito satisfeito. É o melhor linux que ja testei. o YAST é fantastico. kde 4.2 muito bonito.

[13] Comentário enviado por albertguedes em 04/03/2009 - 17:08h

Se a força de um Debian está no apt, no Suse é o Yast.

Essa ferramenta é um dos melhores conceitos que existem, uma só interface para administração de todos os serviços.

A idéias é tão simples que não sei porque não usaram em outras distros (pelo que eu sei).


[14] Comentário enviado por chiconnabis em 05/03/2009 - 13:19h

Eae galera,

O meu caso é o seguinte, eu instalei o opensuse 11 em dual-boot com o windows xp, no windows xp, a internet conecta direto (quando inicia o pc), no opensuse nao conecta "nem a pau". Ja tentei como dhcp, pppoe e nada.
Estou usando um modem encore endsl-ar4, o endereço do provedor e minha senha ficam configurados na pagina do modem (Virtual Circuit=Enabled / Bridge=Disabled / IGMP=Disabled / DHCP Client=Disabled). Ja tentei deixar só Bridge=Enabled, (ai eu crio uma nova conexao no windows "blz", no opensuse nada).
(acontece a mesma coisa com o Ubuntu).

Caso alguem possa me ajudar, agradeço.

[15] Comentário enviado por removido em 06/03/2009 - 14:33h

Depois de ter usado o Suse realmente vejo que há grandes diferenças entre as distribuições feitas por empresas como a Novel e as domésticas como o kurumin entre outras é como olhar para água e o vinho pois por exemplo usando o suse isso que já fazem uns 4 meses até agora não precisei ohar ou usar o terminal diferente do que aconteceu quando usei o kalango ou o pato linux ou até mesmo o fedora que embora tenha respaldo da red hat ainda assim não tem o acabento que tem o suse ou o gentoo.


sniper!

[16] Comentário enviado por rogerio_gentil em 15/04/2009 - 11:11h

Realmente faltam documentos sobre o OpenSUSE, apesar de ter várias comunidades nacionais. Eu utilizo ele as vezes para brincar no meu note, pois ainda me contecto por linha discada (estou praticamente preso ao Windows). O Yast é realmente fantastico se comparado as ferramentas das outras distros. Nosso amigo Morimoto (rs) do Guia do Hardware publicou uma série de artigos relacionados ao OpenSUSE. Para quem tiver interesse:

OpenSUSE, parte 1: www.guiadohardware.net/tutoriais/opensuse/
OpenSUSE, parte 2: www.guiadohardware.net/tutoriais/opensuse2/
OpenSUSE, parte 3: www.guiadohardware.net/tutoriais/opensuse3/
OpenSUSE 10.2: www.guiadohardware.net/analises/opensuse-10/

[17] Comentário enviado por fim em 25/06/2009 - 20:23h

Você saberia como conectar em internet discada no suse 11.1 com o modem motorola sm 56?

[18] Comentário enviado por alima72 em 19/11/2009 - 12:38h

Olá

Há dois meses entrei no mundo linux e estou gostando muito, principalmente na preocupação dos mais entendidos em ensinar e informar os novatos. Essa troca de conhecimento e muito interessante.
Uso internet discada e ralei muito para instalar no Ubuntu, será que no Opensuse isto se repetiria?
Estou interessado em instalar o Opensuse mas gostaria dessa resposta?

Obrigado

André

[19] Comentário enviado por wodbyte em 23/11/2009 - 16:05h

André,

Atualmente utilizo tanto OpenSuSe quanto Ubuntu, e posso afirmar a você que não terá problema algum
com a instalação do OpenSuSe, pode instala-lo despreocupadamente.

Vale resaltar que qualquer mudança de sistemas é legal que seja feito um bakup, portanto faça um
por garantia.

Abraços.
Weverton Oliveira Dias

[20] Comentário enviado por emsjr em 12/02/2010 - 17:11h

Fala man queria saber se vc tem apostila sobre opensuse acho pouca coisa sobre ele na net em portugues ate no youtube nao vejo muita coisa li que vc gosta do modo caractere do que o modo grafico ql a vantagem que leva a usar o modo caractere ao inves do modo grafico que teoricamente e so clica rsrsrsrsrsrs no modo caractere vc tem que saber os comando add route 10.10.25.200 mask 255.255.255.0 gw 10.10.25.254 ou ls ver diretorio e outros comando que existem gosto de linux so como servidor de internet ele e muito estavel muito melho que o Windows pelo que ja vi so que eu queria sabe monta um servidor de internet com linux fazer controle de banda e etc. Se vc tiver um site que der os primeiros passo no linux de agradeço conheço muito pouco mais pelo menos instalar a parte grafica eu sei e ate instalar drivers usando arquivos RPM :) e saber utilizar o YAST acho que se escreve assim se vc pode me ajuda blz man manda pode e-mail vc ja testou o opensuse 11.2 pareceque ficou melhor ainda nao testei.


Contribuir com comentário