Ubuntu 7.10 "levinho" para PCs antigos

O Ubuntu a cada edição está mais fácil de usar, o lado ruim disso é que na instalação e configuração padrão, computadores mais antigos sofrem para rodá-lo, e como eu tenho um pc capenga, mas com valor sentimental, resolvi adaptá-lo às minhas necessidades e posto agora o resultado.

[ Hits: 28.485 ]

Por: rogerio machado em 22/11/2007


Resto das coisas e configuração



Mídias removíveis: clique com o botão direito no painel superior e adicione o item "Montagem de Volumes". Instale os pacotes pmount e gnome-mount. Pronto, já temos montagem e desmontagem fácil de pendrives e cdroms.

Se usar o Synaptic para instalar os pacotes e não quiser editar o menu que chama ele, instale o pacote gksu.

Multimídia e coisas pra se divertir:

O player que mais gosto, por tocar tudo e simplicidade, é o VLC, então vamos a ele:

Não encontrei o libdvdcss2 nem no Universe do Ubuntu, então adicionei os repositórios do Debian, acrescente isso no seu sources.list:

deb http://download.videolan.org/pub/videolan/debian sarge main
deb-src http://download.videolan.org/pub/videolan/debian sarge main

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install vlc libdvdcss2 ubuntu-restricted-extras


Como eu não uso programas de escritório em casa e nem posso imprimir nada e agora tem o Google Docs, não há programas para esse fim aqui, mas se quiserem uma sugestão:

$ sudo apt-get install gnome-office

Compiz

O Compiz padrão do Ubuntu 7.10 não tem o cubo, mas tem um modo de trocar as janelas bem legal também, principalmente se as áreas de trabalho forem colocadas em 2x2.

$ sudo apt-get install compiz compiz-gnome

As bordas para o compiz tem de ser compatíveis com o Clearlooks, por isso se você não instalar nenhum tema compatível (sugestão: gnome-themes) o compiz usa um próprio.

Conclusão

Nesse esquema eu tenho um ótimo desempenho do meu pc, claro que andei instalando mais coisas, mas isso é para cada um fazer a seu gosto, ainda falta um programa para extrair faixas de dvd e etc, mas espero que isso resolva o problema de muitas pessoas e facilite muito a personalização do Gnome.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Resto das coisas e configuração
Outros artigos deste autor

Instalação da impressora Canon Image Runner 1023n no Ubuntu

Leitura recomendada

Passando o Slackware 10.2 em Inglês para o Português

Um pouco sobre otimização

Como configurar e instalar o VirtualBox

Configurando ADSL - Speedy Telefônica

Servidor de Banco de Dados + Servidor Web PHP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por amnos em 22/11/2007 - 12:41h

A versão está ótima, eu baixei assim que foi lançado para experimentar e em seguida pedi o original no site do Ubuntu. No primeiro contato ja se nota um bom upgrade do sistema. Vale a pena conferir. Abraços!

[2] Comentário enviado por tenchi em 22/11/2007 - 13:41h

Achei legal, mas discordo da afirmação de que a configuração do computador em questão é antiga... É quase tão "potente" quanto o meu! hauahua E olha que eu faço coisas bizarras como compilar um programa e utilizar outro sistema operacional dentro do virtualbox ao mesmo tempo.. haua. A maquinha engasga mas vai!

Veja, por exemplo, que esta é uma configuração em que o Windows roda à mil...

Mas mesmo assim valeu a intenção. Mas uma versão mais antiga do ubuntu (como a 6.06) certamente rodaria bem mesmo sem ajustes.


[3] Comentário enviado por israel_miranda em 22/11/2007 - 15:03h

Bem.... sou um xiita do debian, portanto sou suspeito pra falar, mas tive uma péssima experiência ano passado instalando o ubuntu 6.06 em um duron com 950mhz, 128mb de ram, placa mãe pcchips com tudo onboard, ficou horrível, inutilizável. Não instalei nada a mais, simplesmente coloquei o cd com boot gráfico, e instalei. Lembro que na época desisti de usar ubuntu pra testes, e instalei o Debian Sarge 3.1 logo em seguida..... e a máquina voou!!!

Com todo o respeito ao ubuntu, que é uma distro muito boa, principalmente para usuários leigos e iniciantes, mas o debian na minha opinião é mais leve.

O ubuntu 7.10 já vem com o compiz, que nem todas as máquinas conseguem rodar, e se você for fazer uma instalação no modo texto do ubuntu, à moda mais "manual", modificando bastante o sistema como você fez, instale o debian então, que vai te dar um sistema muito mais leve e bem menos trabalho.

[4] Comentário enviado por fmpfmp em 22/11/2007 - 17:15h

Não querendo ser chato, mas não seria mais fácil de você utilizasse distribuições voltadas para este fim, como o Xubuntu, por exemplo? E também não acho seu PC tão ruim assim, com 256MB de RAM dá pra rodar muitas distros por aí.

[5] Comentário enviado por rogeriojlle em 23/11/2007 - 19:42h

Agradeço as respostas de todos ao artigo:
Hoje ele está mais cheio de coisas do que a instalação padrão, mas me serviu de experiência pra aprender mais sobre Linux

- tenchi - uma vez no meu trabalho, um computador estragou de um jeito que nem o cd de instalação do XP consertou, ele travava antes da etapa de formatar o hd, mesmo depois de eu ter limpado ele com o Gparted então fui de Kubuntu (que se instalou sem nenhum problema) e Virtualbox pra emular o XP... era um Duron com 256 de RAM ... hoje ele funciona de firewall(Squid).
Ele já tinha o 6.06 antes, mas o recurso de montagem automatica de HD´s externos (aquele de adaptar a gavetinha numa baia do PC) ainda não funcionava.

- israel_miranda - acredito que estou no patamar entre o leigo e um usuario avançado, o Ubuntu é uma distro mais "Plug and Fun" (essa frase não é minha, mas gostei) instalar o Debian pode ser um próximo passo para aprender mais, valeu a dica

- fmpfmp - Sim eu poderia usar o Xubuntu, e ficaria ainda melhor, acredito, mas eu sou "dependente de mouse" e o thunar não tem no menu de contexto um recurso que crie links simbólicos, sem contar que na ocasião eu não tinha o cd dele disponível

[6] Comentário enviado por rogeriojlle em 23/11/2007 - 19:54h

E pra falar a verdade esse artigo não teve nada de extraordinário, eu deveria ter simplesmente tê-lo colocado na seção de dicas desse jeito:

----------------------------------------------------------------------------------

para instalar o Ubuntu de maneira compacta utilize o "7.10 alternative" com a opção "instalar um sistema de linha de comando", logo depois execute o comando abaixo:

sudo apt-get install x-window-system-core

e depois um desses:

sudo apt-get install gnome-core
sudo apt-get install kde-core

para o Xubuntu não sei qual é, e se quiser digitar uma tela de login bonita:

sudo apt-get install gdm
ou
sudo apt-get install kdm

-----------------------------------------------------------------------------------

é que eu ainda não tinha encontrado no VOL dica semelhante, talvez porque todo mundo já sabia, e eu na empolgação, acabei "subindo pra cima"

[7] Comentário enviado por Teixeira em 24/11/2007 - 08:55h

Bem, amigo, um Pentium III 800 com 256mB RAM e uma boa placa de vídeo não são, a meu ver, o que se pode chamar de "PC ANTIGO", visto que uma máquina assim aceita TODOS os periféricos, SOs e software atuais sem nenhum problema.
No meu caso, infelizmente não dá apara aproveitar a sua dica, pois o meu micro é muito, muito mais ultrapassado (Pentium II 200 com 48mB com video ISA de 1mB e modem v34 de 33600) e roda um tímido W98.
Até hoje não consegui colocar um Linux que funcionasse pelo menos de forma igual, embora saiba que isso é possível.
De qualquer forma, ficam aqui os meus parabéns por sua dedicação.
Valeu!

(Comentário editado em 15/05/2008):

Agora, seis meses depois de meu comentário, já tenho instalados (em vários HDs) o Kurumin, o Damn Small Linux e principalmente o Basic Linux, que nada ficam a dever ao Windows no meu tipo de máquina.

[8] Comentário enviado por Terramel em 24/11/2007 - 12:58h

Teixeira: Damn Small Linux ;D

Ou então um Kurumin rodando Fluxbox, WMaker ou Enlightenment...

[9] Comentário enviado por Velhinho em 25/11/2007 - 11:06h

Eu tinha aqui um 233, com 64 de ram, o Damn Small, se não me falha a memória pegou até o modem, tudo de primeira, parecia que tinha sido feito pra ele :D

[10] Comentário enviado por divichenzo em 25/11/2007 - 22:40h

Parabens ao amigo, quanto ao amigo ae do pentium II sinta-se a vontade a usar o linux, eu ja testei o reactos em um celeron 333, bom com 64 MB de memoria, mas tem bastante recurso. Mas amigo, com certeza tem um linux certinho pra esta sua maquina, pode crer.

[11] Comentário enviado por israel_miranda em 26/11/2007 - 16:32h

rogeriojlle, use o debian se você quiser primar pela performance.
Se você se considera um usuário no patamar entre o leigo e o avançado, está em um ótimo momento para migrar para o Debian.

Escolher a mehor distro entre Debian e ubuntu, é quase impossível(as diferenças são poucas, e algumas muito sutis, além de gosto pessoal), mas as 2 tem pontos fortes e fracos, e o ponto forte do ubuntu(facilidade de uso e instalação) não faz diferença pra mim, que sou um usuário avançado, mas nem tão avançado assim em alguns assuntos, o que eu domino mesmo é configuração de serviços de rede/internet: apache, bind, vsftp, samba, etc, já configuração de desktop e recursos gráficos do gnome e kde muitos eu conheço pouco, pois sou muito dependente do shell, e uso ele até onde for possível.

Se você quiser partir para o próximo nível da "academia" de linux, e se tornar um verdadeiro padawan, use o debian, use o slackware pra testar tb, gentoo, fedora e opensuse, q são as principais distros(na minha opinião), mas use o debian como principal, instale as outras em máquinas virtuais para teste. E depois instale o freebsd e o opensd, q é a superioridade em unix e código aberto, a maior desvantagem do *BSD é que não tem tantos aplicativos quanto o linux, mas tirando isso é superior.

[12] Comentário enviado por k33p em 27/11/2007 - 03:49h

creio que usar uma distro para pcs.. antigos seria melhor..

[13] Comentário enviado por k33p em 27/11/2007 - 03:50h

BSD só usaria em servidores.. pc desktop.. impossível..


Contribuir com comentário