URLConnection :: SuperClass

Oki

Maximizando o HTTP no Java! Este artigo fala sobre a classe URLConnection :: SuperClass do Java, apresentando as vantagens e desvantagens de seus recursos comparados à outras linguagens de programação.

[ Hits: 26.283 ]

Por: Celso Goya em 27/05/2003


Introdução - O causo



Durante este último mês estive dando consultoria para uma empresa que necessitava resolver um bug chamado de three issues, conhecido como bug dos 3 nós. Este bug ocorre no JavaScript, Flash entre outras linguagens por causa de um security issue que determina que um JavaScript só pode ler o conteúdo de .innerHTML de uma página localizada no mesmo servidor.

Na busca de uma solução eu passei pelo ASP e PHP. No entanto, nenhuma das opções poderia ser utilizada dado o pré-requisito de que a comunicação deveria ocorrer de forma transparente e através do cliente (browser).

Enquanto pesquisava o PHP encontrei a extensão CURL, que permite que esta operação seja feita, mas através de processamento em servidor, diga-se de passagem o CURL além de extensão é um excelente programa e sua principal característica é a abrangência de opções disponíveis.

E onde entra o Java nesta história?

Buscando alternativas nas linguagens JavaScript 1.3, FlashScript, Lingo, ASP, PHP e Perl não encontrei nenhuma capaz de realizar esta tarefa de forma que seguisse todos os pré-requisitos necessários, então partimos para os Java Applets. E ai veio a solução. Embora já tenha feito Java Applets eu ainda não havia tido a oportunidade de trabalhar com o URLConnection e junto com a pesquisa de todo esse monte de linguagens fiquei estarrecido ao encontrar tudo o que eu precisava em uma única classe.

O Java é uma linguagem extremamente flexível e por sua vez o JVM (Java Virtual Machine) é extremamente seguro, sendo que no caso do Java não existem impedâncias quanto ao bug dos three issues, pois já que ele não interage diretamente com o código HTML exibido é impossível manipular de forma maliciosa qualquer forma de conteúdo para exibição.

Bom, esta foi a solução para o meu problema; Problema este que estava me fazendo perder o sono, agora vamos a explicação do URLConnection. :-)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução - O causo
   2. Prá que serve e como usar?
   3. Filosofia Java
   4. O Eclipse 2.1
   5. Bibliografia e considerações
Outros artigos deste autor

Encontrando um emprego no universo OpenSource

Freedroid RPG

T.E.G. :: WAR do tabuleiro para o Linux

Linux sob o ponto de vista comercial e social

Seu currículo na web

Leitura recomendada

JSP - Parte 1

URLs amigáveis com URL_Filter_Rewrite e Struts2

JSP acessando MySQL usando JSTL e EL

JSP - Parte 2

Eclipse - Instalando o plugin do Jetty WTP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por emanuelbrunopb em 12/06/2003 - 11:14h

EI REALMENTE O JAVA É FORMIDAVEL TEM TUDO PARA SER A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DO FUTURO
BRUNO - PB

[2] Comentário enviado por JuNiOx em 05/07/2003 - 03:15h

ae, fui baixar o eclipse no site oficial.. mas fiz mó confusão lá.. tem trocentos tipos..

você tería, ou sabería onde encontro, ele em .tgz ?

valew

[3] Comentário enviado por janzkowsky em 15/09/2007 - 00:18h

tem um rational rose para ajudar no desenvolvimento do java free. E também tem um enterpraisevalidopor 30 dias, o massete é ficar mudando a data do micro para ele não expirar.


Contribuir com comentário