TinyOS

Olá comunidade Linux, outro dia recebi um telefonema de um amigo que está implementando um TCC para conclusão de curso. Como ele tem pouco conhecimento de Linux, pediu uma ajuda sobre alguns comandos, daí perguntei para ele do que tratava-se realmente e ele falou sobre um sistema operacional chamado TinyOS.

[ Hits: 19.223 ]

Por: GersonRaymond em 02/12/2007


O que é TinyOS?



TinyOS é um sistema operacional desenvolvido pela Universidade da Califórnia em Berkeley, pela qual deve apoio da INTEL. O sistema exige no máximo 8 kilobytes de memória e é super flexível, principalmente na implementação de redes de sensores. Só para vocês terem uma idéia, existe uma empresa chamada Crossbow que utiliza o TinyOS para rastreamento de peças de carros.

O TinyOS em redes de sensores wireless pode ser aplicado em qualquer área, seja de engenharia, medicina, segurança, etc. Tudo depende da criatividade e o fim propriamente da aplicação envolvendo cada situação.

Foco central da aplicação

Quando estudei alguns conceitos do TinyOS, declaro que fiquei maravilhado com o que tinha em mãos e as minhas idéias borbulharam intensamente. Sou aficionado pela área de segurança e o TinyOS me trouxe possibilidades perfeitas para certos casos. Imagine você trabalhando com minúsculos sensores em uma área que necessita de total segurança. Nesta aplicação você tem o mesmo efeito que câmeras instaladas, já que sinais tratados de forma correta traz mensagens que podem desencadear várias situações de grande importância.

Linguagem do TinyOS

O TinyOS utiliza como base uma linguagem de programação chamada NesC, que é uma extensão do C contendo certas estruturas para gerência de rede e processamentos voltado para a redes de sensores sem fio (RSSF). Portanto para os amigos que tem uma certa intimidade com a programação em C, os horizontes referentes a aplicação do TinyOS são incalculáveis, uma vez que o limite é apenas a sua criatividade ou limitação na própria linguagem, esta que pode ser quebrada com a prática da mesma.

Instalação do TinyOS

TinyOS pode ser instalado tanto no Windows como no Linux, é claro que sugiro que os amigos da comunidade descartem o primeiro, mas como no mercado TI devemos estar atentos a todas as possibilidades, é importante saber o que posso fazer com um sistema operacional e ter consciência da sua abrangência no mundo dos bytes.

Para instalação no Windows basta usar o famoso Cygwin. Para quem não conhece, o Cygwin permite rodar uma aplicação Linux dentro do Windows. Maiores detalhes da instalação do TinyOS no Windows pode ser encontrada no Link:
O site oficial do TinyOS é www.tinyos.net. Toda a documentação do TinyOS é encontrada neste link:
Veja a lista de vários projetos utilizando o TinyOS Link:
Caso queira explorar este sistema pode instalar um Linux live CD simplificado, Xubuntu 7.04 + TinyOS 2.0.2 (661 MB).

Conclusão

Pessoal, espero que tenham captado a dimensão e a probabilidade da aplicação deste sistema, ratifico que escolhi este sistema para área de segurança devido as inúmeras possibilidades de atuação do mesmo, pretendo estudar afundo este sistema e fazer alguns consideráveis testes na área de segurança. É claro que cada leitor vai ter seu ponto de vista e a sua própria perspicácia, no mais desculpe-me se falei algo indevido, mas senti necessidade de passar a mensagem adiante.

Viva o Linux... um abraço a todos.

   

Páginas do artigo
   1. O que é TinyOS?
Outros artigos deste autor

Projeto Squid

Arduino - Crie o seu próprio robô ou sensores inteligentes

Leitura recomendada

Como forçar alteração de senha de usuário no próximo login no Linux

Como recuperar a senha o root

Automatizando as atualizações no Linux

Instalando e configurando o BackupPC

Instalando o Nagios via APT ou YUM

  
Comentários
[1] Comentário enviado por suarphi em 03/12/2007 - 00:11h

Cara, muito interessante isso aí. Acho que esse sistema tem um grande potencial, não só na área de segurança, mas em outras diversas. Aina não olhei o sistema, mas pelo que vc falou, já fiquei interessado. Vou dar uma pesquisada mais no assunto. Valeu pela divulgação.

[2] Comentário enviado por gersonraymond em 03/12/2007 - 08:23h

O live CD simplificado, Xubuntu 7.04 + TinyOS 2.0.2 (661 MB) encontra -se no Link: http://toilers.mines.edu/Public/XubunTOS, um abraço.

[3] Comentário enviado por tenchi em 03/12/2007 - 15:45h

Gostei, só não entendi uma coisa: Ele é um sistema operacional, certo? Mas você trata ele como um programa qualquer, dizendo que roda no linux ou windows. Por acaso é via emulação?
Bom texto.

[4] Comentário enviado por gersonraymond em 03/12/2007 - 20:34h

Para você rodar o mesmo no Windows deve usar o Cygwin. Ele permite rodar uma aplicação Linux dentro do Windows. Veja mais sobre o Cygwin no Link: http://aurelio.net/cygwin/rdl/, um abraço.

[5] Comentário enviado por maran em 03/12/2007 - 21:19h

raymond

Sempre com artigos com alguma finalidade realmente útil...
parabéns....

[6] Comentário enviado por edy em 04/12/2007 - 08:15h

...voltado para a redes de sensores sem fio (RSSF)...

Gostaria de saber onde encontro e qual o custo destes sensores. Dependendo disso este sistema realmente será foco de estudo.


Contribuir com comentário