Teclados USB e Linux

Neste artigo pretendo apresentar uma possível solução para um grande problema que rodeia aqueles que necessitam usar teclado USB no Linux: simplesmente não funcionar ou ficarem lerdos depois de algum tempo de uso. Passei por problemas em casa e isto me inspirou a publicar este artigo.

[ Hits: 59.897 ]

Por: Bryan Garber da Silva em 05/06/2007


O problema cdrom_intr: the drive appears confused



Com estas correções, comecei a ter problemas com isto. Quando eu dou dmesg aparece esta mensagem do título (até o 6.10). Já no 7.04 aparece esta mensagem, juntamente com a mensagem anterior:

[19493.703921] hdc: status error: status=0x58 { DriveReady SeekComplete DataRequest }
[19493.703928] ide: failed opcode was: unknown
[19493.703932] hdc: drive not ready for command

Enquanto estava com o 6.10 isto não me afetava. Conseguia (e consigo) acessar normalmente o drive de CD. O problema é que o Ubuntu 7.04 ficou meio maluco e resolve montar um CD de áudio "fantasma" no drive. E isto deixa o Rhythmbox "maluquinho", além de ficar abrindo o Sound Juicer a quase todo o momento.

Para resolver isto, fui no menu Sistema -> Unidades e Mídias Removíveis. Lá eu desabilitei todos os auto-mount. Sem problemas. O Ubuntu só tenta montar o drive quando eu quiser (quando digitar explicitamente no terminal mount /media/cdrom). Isso é bom para quem gosta de ter controle do que está montado na máquina, mas é uma pena ter que desabilitar uma opção tão legal.

As mensagens continuam a aparecer, mas pelo menos não aparece o Sound Juicer louco, consigo usar o Rhythmbox tranqüilo e não é montado nenhum CD "fantasma".

Tá certo, eu sei que isto é uma baita gambiarra, um bacalhau, um workaround (para os mais refinados)... XD Mas pelo menos não dá mais problemas. Problema é ficar aturando o PC louco... Se alguém tiver alguma sugestão mais "elegante" para corrigir este problema (e que faça desaparecer estas malditas mensagens), é muito bem-vindo!

Espero ter ajudado a todos.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Correção no GRUB
   3. Correção no Linux
   4. O problema cdrom_intr: the drive appears confused
Outros artigos deste autor

As maravilhas do Shell Script

Leitura recomendada

Configurando placas wireless baseadas no chip Realtek RTL8180 no Linux

Configurando seu Openbox para reconhecer teclas multimídia

LILO gráfico e animado no Slackware

O .bashrc de meu Debian

Instalando modem LG LM-I56N

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/06/2007 - 20:28h

"Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito. "

R - este "problema" ocorrerá com qualquer pc que tenha o suporte a teclado usb desabilitado na bios.

Se o PS2 está com defeito e precisa entrar na bios, pode-se fazer o seguinte:

a) abre-se o pc e procura-se uma bateria redonda que alimenta a bios independentemente da fonte.

b) ponha uma pequena folha de papel entre o pino e a bateria por uns instantes; isto abre o circuito e a bios volta à sua configuração antiga;

c) feche o pc e entre normalmente na bios com o teclado e REFAÇA agora todas as configurações que vc tinha realizado antes, não esquecendo de manter o usb ativado desta vez...

Boa sorte


[2] Comentário enviado por bryan em 08/06/2007 - 11:41h

Cara, meu PC tinha a opção "USB Keyboard Support" desligada na minha BIOS quando acessei ela. E usei o teclado USB mesmo. A BIOS reconheceu meu teclado, somente o GRUB que não. Quando habilitei a opção "USB Keyboard Support", o GRUB passoua reconhecê-lo.

Quanto à tua dica, se o cara não consegue acessar a BIOS pelo teclado USB, como é que vai conseguir, resetando a BIOS para a configuração antiga (partindo-se da premissa que a porta PS/2 não funciona mais)?

[3] Comentário enviado por bryan em 30/03/2008 - 14:28h

Atualizando o artigo.

Ontem (sábado, 29/03/2008) entrou nos repositórios do Debian Lenny os pacotes para a nova versão do kernel, a 2.6.24. Como deve ser de conhecimento de muita gente, nesta versão os caras jogaram muita coisa fora das versões anteriores e reescreveram quase completamente algumas partes do código. Nesta versão do kernel o teclado USB funciona normalmente, sem precisar de gambiarra nenhuma ou opções novas de boot do kernel. Bom para aqueles que possuem entradas USB 1.1 e precisam de teclados USB. ^^

Então, deixo assim registrado aqui a dica. ;-)

Bryan

[4] Comentário enviado por ThallesLazaro em 11/10/2015 - 04:39h

Alguém sabe como eu poderia trocar as teclas para selecionar o sistema operacional?

No caso eu tenho um tablet acer iconia w700 windows, ele funciona perfeitamente com o teclado no grupo, porem se eu tiver no modo somente tablet, sem teclado conectado eu queria que as teclas de volume(tipo tablet substituísse como cima e baixo)

Se alguém souber me de essa luz rsrs, tem tempos que estou atras disso.

O sistema de inicialização funciona do linux grub.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts