Teclados USB e Linux

Neste artigo pretendo apresentar uma possível solução para um grande problema que rodeia aqueles que necessitam usar teclado USB no Linux: simplesmente não funcionar ou ficarem lerdos depois de algum tempo de uso. Passei por problemas em casa e isto me inspirou a publicar este artigo.

[ Hits: 54.645 ]

Por: Bryan Garber da Silva em 05/06/2007


Motivação



Muito bem. A maior motivação para eu ter escrito este é artigo é ter passado por este problema. Pelo menos no Ubuntu, quando eu iniciava o sistema estava tudo normal. Mas depois de algum tempo logado o teclado começava a ficar lento. Lento da maneira de eu ter que "catar milho" para que todas a teclas que eu pressionasse fossem processadas.

Depois de uns 5 anos de uso, a entrada PS/2 para teclado do meu PC foi pro saco. Inicialmente achei que o problema era o teclado em si e comprei outro PS/2. Quando tentei usá-lo, não consegui. Tive que comprar um teclado USB.

Meu primeiro problema com teclado USB foi que o GRUB não o reconhecia. Mas eu sabia que o teclado estava funcionando, pois eu consegui usá-lo no Ubuntu (conseguia bootar o Ubuntu porque dava time out no GRUB e ele boota o primeiro sistema operacional que estiver selecionado, o Ubuntu).

O segundo problema foi que ficava lerdo depois de algum tempo de uso. E isso não acontecia no Windows. Ou seja, o problema era com o Linux mesmo.

Depois dessa breve ambientação, vamos partir para as correções.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Correção no GRUB
   3. Correção no Linux
   4. O problema cdrom_intr: the drive appears confused
Outros artigos deste autor

As maravilhas do Shell Script

Leitura recomendada

Gentoo e RAID configurado através do mdadm

Caso de Estudo: E-mail Server ISP

BBconf, utilitário de configuração do Blackbox

Instalação do OpenJDK e Oracle JDK 11 no Ubuntu e Debian

Instalando Ubuntu GNU/Linux em um Macbook

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/06/2007 - 20:28h

"Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito. "

R - este "problema" ocorrerá com qualquer pc que tenha o suporte a teclado usb desabilitado na bios.

Se o PS2 está com defeito e precisa entrar na bios, pode-se fazer o seguinte:

a) abre-se o pc e procura-se uma bateria redonda que alimenta a bios independentemente da fonte.

b) ponha uma pequena folha de papel entre o pino e a bateria por uns instantes; isto abre o circuito e a bios volta à sua configuração antiga;

c) feche o pc e entre normalmente na bios com o teclado e REFAÇA agora todas as configurações que vc tinha realizado antes, não esquecendo de manter o usb ativado desta vez...

Boa sorte


[2] Comentário enviado por bryan em 08/06/2007 - 11:41h

Cara, meu PC tinha a opção "USB Keyboard Support" desligada na minha BIOS quando acessei ela. E usei o teclado USB mesmo. A BIOS reconheceu meu teclado, somente o GRUB que não. Quando habilitei a opção "USB Keyboard Support", o GRUB passoua reconhecê-lo.

Quanto à tua dica, se o cara não consegue acessar a BIOS pelo teclado USB, como é que vai conseguir, resetando a BIOS para a configuração antiga (partindo-se da premissa que a porta PS/2 não funciona mais)?

[3] Comentário enviado por bryan em 30/03/2008 - 14:28h

Atualizando o artigo.

Ontem (sábado, 29/03/2008) entrou nos repositórios do Debian Lenny os pacotes para a nova versão do kernel, a 2.6.24. Como deve ser de conhecimento de muita gente, nesta versão os caras jogaram muita coisa fora das versões anteriores e reescreveram quase completamente algumas partes do código. Nesta versão do kernel o teclado USB funciona normalmente, sem precisar de gambiarra nenhuma ou opções novas de boot do kernel. Bom para aqueles que possuem entradas USB 1.1 e precisam de teclados USB. ^^

Então, deixo assim registrado aqui a dica. ;-)

Bryan

[4] Comentário enviado por ThallesLazaro em 11/10/2015 - 04:39h

Alguém sabe como eu poderia trocar as teclas para selecionar o sistema operacional?

No caso eu tenho um tablet acer iconia w700 windows, ele funciona perfeitamente com o teclado no grupo, porem se eu tiver no modo somente tablet, sem teclado conectado eu queria que as teclas de volume(tipo tablet substituísse como cima e baixo)

Se alguém souber me de essa luz rsrs, tem tempos que estou atras disso.

O sistema de inicialização funciona do linux grub.


Contribuir com comentário