Teclados USB e Linux

Neste artigo pretendo apresentar uma possível solução para um grande problema que rodeia aqueles que necessitam usar teclado USB no Linux: simplesmente não funcionar ou ficarem lerdos depois de algum tempo de uso. Passei por problemas em casa e isto me inspirou a publicar este artigo.

[ Hits: 49.033 ]

Por: Bryan Garber da Silva em 05/06/2007


Motivação



Muito bem. A maior motivação para eu ter escrito este é artigo é ter passado por este problema. Pelo menos no Ubuntu, quando eu iniciava o sistema estava tudo normal. Mas depois de algum tempo logado o teclado começava a ficar lento. Lento da maneira de eu ter que "catar milho" para que todas a teclas que eu pressionasse fossem processadas.

Depois de uns 5 anos de uso, a entrada PS/2 para teclado do meu PC foi pro saco. Inicialmente achei que o problema era o teclado em si e comprei outro PS/2. Quando tentei usá-lo, não consegui. Tive que comprar um teclado USB.

Meu primeiro problema com teclado USB foi que o GRUB não o reconhecia. Mas eu sabia que o teclado estava funcionando, pois eu consegui usá-lo no Ubuntu (conseguia bootar o Ubuntu porque dava time out no GRUB e ele boota o primeiro sistema operacional que estiver selecionado, o Ubuntu).

O segundo problema foi que ficava lerdo depois de algum tempo de uso. E isso não acontecia no Windows. Ou seja, o problema era com o Linux mesmo.

Depois dessa breve ambientação, vamos partir para as correções.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Correção no GRUB
   3. Correção no Linux
   4. O problema cdrom_intr: the drive appears confused
Outros artigos deste autor

As maravilhas do Shell Script

Leitura recomendada

Como instalar o KDE 5 no Slackware Current

Super Desktop com Ubuntu Linux 9.10

Integrando Nagios com Asterisk

Tutorial Apache + PHP + MySQL no OPENBSD 3.5

Samba + LDAP + Squid no Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/06/2007 - 20:28h

"Agora, se você não consegue acessar a tela da BIOS pelo teclado USB e não pode usar o PS/2, infelizmente não sei o que pode ser feito. "

R - este "problema" ocorrerá com qualquer pc que tenha o suporte a teclado usb desabilitado na bios.

Se o PS2 está com defeito e precisa entrar na bios, pode-se fazer o seguinte:

a) abre-se o pc e procura-se uma bateria redonda que alimenta a bios independentemente da fonte.

b) ponha uma pequena folha de papel entre o pino e a bateria por uns instantes; isto abre o circuito e a bios volta à sua configuração antiga;

c) feche o pc e entre normalmente na bios com o teclado e REFAÇA agora todas as configurações que vc tinha realizado antes, não esquecendo de manter o usb ativado desta vez...

Boa sorte


[2] Comentário enviado por bryan em 08/06/2007 - 11:41h

Cara, meu PC tinha a opção "USB Keyboard Support" desligada na minha BIOS quando acessei ela. E usei o teclado USB mesmo. A BIOS reconheceu meu teclado, somente o GRUB que não. Quando habilitei a opção "USB Keyboard Support", o GRUB passoua reconhecê-lo.

Quanto à tua dica, se o cara não consegue acessar a BIOS pelo teclado USB, como é que vai conseguir, resetando a BIOS para a configuração antiga (partindo-se da premissa que a porta PS/2 não funciona mais)?

[3] Comentário enviado por bryan em 30/03/2008 - 14:28h

Atualizando o artigo.

Ontem (sábado, 29/03/2008) entrou nos repositórios do Debian Lenny os pacotes para a nova versão do kernel, a 2.6.24. Como deve ser de conhecimento de muita gente, nesta versão os caras jogaram muita coisa fora das versões anteriores e reescreveram quase completamente algumas partes do código. Nesta versão do kernel o teclado USB funciona normalmente, sem precisar de gambiarra nenhuma ou opções novas de boot do kernel. Bom para aqueles que possuem entradas USB 1.1 e precisam de teclados USB. ^^

Então, deixo assim registrado aqui a dica. ;-)

Bryan

[4] Comentário enviado por ThallesLazaro em 11/10/2015 - 04:39h

Alguém sabe como eu poderia trocar as teclas para selecionar o sistema operacional?

No caso eu tenho um tablet acer iconia w700 windows, ele funciona perfeitamente com o teclado no grupo, porem se eu tiver no modo somente tablet, sem teclado conectado eu queria que as teclas de volume(tipo tablet substituísse como cima e baixo)

Se alguém souber me de essa luz rsrs, tem tempos que estou atras disso.

O sistema de inicialização funciona do linux grub.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts