Software Manivela VS Software Modinha

Vamos explorar um pouco sobre este tópico que assombra os programadores/desenvolvedores e interessados na área. Ao final deste artigo, você vai aprender a diferença entre estes dois tópicos e saber qual a melhor escolha para você seguir. Existem uma diferença enorme entre uma Programa manivela VS um Programa modinha, ambos podem cumprir a mesma tarefa, só que são pensados de uma forma muito diferente.

[ Hits: 1.147 ]

Por: Jefferson Rocha em 03/12/2019 | Blog: https://slackjeff.com.br


Introdução



Software Modinha

O software modinha pode atingir um número de usuários rapidamente, o famoso "Fiquei rico da noite para o dia" se enquadra nesse software, normalmente são criados de uma maneira estratégica pelo programador.

O que está em alta? Receitas com ovos e arroz? É exatamente isso que o programador/desenvolvedor vai focar naquele momento. Sem pensar, o programador vai começar uma busca árdua com muito café e talvez algumas madrugadas, se não uma, para criar algo rápido.

A concorrência é alta, e quem lança mais rápido, muitas vezes ganha o maior número de usuários.

O grande erro aqui, é achar que vai ganhar dinheiro, 2 milhões de usuários em 3 dias, por exemplo, e a conta bancária aumentar. Quantos clicaram no link (DOAR) ou até mesmo pagar por algo? 20? 30? 100 no máximo, com muito esforço? Lembrando que softwares com recursos pagos, dificilmente serão um software modinha, não só os brasileiros, mas muitos cidadãos do mundo todo odeia pagar, o gratuito é sempre melhor e a concorrência ganha se fizer algo gratuito.

Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades, já dizia tio Ben, e é exatamente aí que o software modinha se ferra. O nível de usuários podem crescer absolutamente rápido, mas caem muito rápido também. No final, sobraram alguns gatos pingados e o programador ficará irritado e abandonará o software. Os gatos pingados que sobraram, tentaram manter o projeto até se acabar em nada.

Se for open source, surgirá um fork (hahaha). Tive que rir, me desculpe.

Então, quando criar um software modinha? Se você é uma empresa de desenvolvimento, ou quer ter seu nome de programador estampado na história, nem que rapidamente, esse é seu momento, a chave é essa. Você deve seguir por esse ponto, criar algo que está na moda. Mas saiba que o brilho se ofuscará logo.

Software Manivela

Eu amo softwares manivela, por uma simples questão, eles ficam para a história da humanidade, são produzidos lentamente e sempre com um objetivo em mente: fazer nome, criar uma comunidade e ser o melhor do nicho.

Diferente do software modinha, ele será marcado à caneta e não com lápis. Esse tipo de software é gostoso de se trabalhar/programar, pois você faz tudo com mais calma, sabendo que quer manter aquilo o mais tempo possível.

Alguns simples exemplo, são, o Vi, nano, emacs, perl e distribuições como Slackware e Debian, que têm mais de 25 anos de idade. E por que nãoi o próprio VOL? Que está ativo desde 2001. Muitos fóruns de Linux foram desenvolvidos nessa época e hoje estão aonde? A grande maioria sumiram, mas o VOL continua em pé e sendo executado freneticamente e o nível de usuários crescendo, e olha que são 18 anos. Velhinho, já!

Mas não se engane, quando eu digo criar lentamente, não quer dizer que lançamentos são lentos. Muitas vezes a própria criação surge em um ambiente inusitado, como tomando banho, jogando bola, programando outro programa (já rolou comigo), programando um programa com outro programa do programa (eu hein), namorando (rolou também). Resumindo, de maneiras estranhas também surgem ideias.

Você deve saber que ideias não tem hora pra nascer, vou falar disso mais a frente.

Aí o programador faz o quê? Normalmente vai "codar" e lançar um Beta com a versão planejada com recursos mínimos, mas funcional.

Ideias

Eu também não sou genial nessa questão, eu sou criativo desde sempre, tenho chuvas de ideias, às vezes do nada. O que recomendo é você não sentar na frente do seu computador/notebook e falar: hoje eu quero programar um software do milênio. Difícil isso acontecer, como falei, a ideia não tem hora pra nascer, mas dificilmente nascerá quando você querer.

É aquela velha história, quando você quer muito, nada acontece. É como um romance, ele surge não quando você quer, normalmente surge quando você não tá ligando muito e não é prioridade para sua vida.

Eu já criei vários softwares legais ao longo da minha jornada de entusiasta. Olha, já passaram de 1k de programas criados, uns ruins e outros muitos bons. Quase todos os programas, eu tenho um carinho especial, infelizmente nunca tive o gosto de ter um software bombado até o presente momento, mas tenho programas que tem usuários fieis até hoje e uma pequena comunidade em torno dela.

Alguns gatilhos, para se ter boas ideias, é sempre estar buscando por algo que você curte. Por exemplo, ultimamente eu to curtindo bastante softwares decentralizados e ando explorando cada vez mais sobre o assunto. O resultado? Já criei 2 programinhas que giram em torno da decentralização, então, sugiro que você faça o mesmo, pesquise e vá a fundo do que você curte, que as ideias mais loucas/toscas surgem.

Pode ter certeza, muito dos softwares que temos antigos, são de necessidades muitas vezes toscas e que deram certo. E por quê a sua ideia tosca não daria certo também?

Outra dica, é sempre anotar as suas ideias mais bizarras. Teve a ideia? Anote. Sonhou com algo bizarro e acordou no meio da noite pensando naquilo? Anote também. Vida de programador/desenvolvedor é assim mesmo, as ideias precisam ser armazenadas em algum lugar. Quem sabe você não junta algumas ideias e surge algo bacana?

Manivela ou Modinha? Qual o melhor para você?

Se você quer algo duradouro, algo que ganhe uma comunidade em torno do seu projeto e que tenha usuários fieis que defendam com a própria alma o software/programa, sem dúvida o programa manivela é o mais indicado.

E também, será mais fácil de você ganhar um troco pelo desenvolvimento do projeto. Sim! Usuários que são fieis tendem a ajudar o projeto financeiramente mais fácil.

Aqui não existe uma fórmula secreta, a ideia precisa existir e você deve por em prática.

Se caso você quer apenas ter um brilho rápido na história, lançar sua empresa ou divulgar, sem
dúvida, o software modinha é a estrada mais fácil para você. Para pensar neste tipo de software, basta você ficar ligado na tendência, o que ta na moda? O que estourou rapidamente? O caminho, mas não único é esse.

Slackjeff fala: independente de qual melhor área para você, faça com carinho, eu sei que é estranho dizer isso, mas faça com vontade, com garra e os resultados virão. Um dia algum projeto seu vira estrelinha.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Criando um pacote TXZ no Slackware

Programar em Shell - Script só para os baixinhos

Slackware x Debian

Compilando Programas GNU/Linux

Programas em Modo Texto (on Shell)

Leitura recomendada

Os Codinomes do Ubuntu

Conseguindo o reembolso da licença do Microsoft Windows

fprint: Biometria livre, completa e total!

Copie/Cole conteúdo do terminal para o X e vice-versa

Assembler no Linux

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts