Sistema PDV com PHP-GTK2 e ACBrMonitor (parte 1)

Publicarei uma sequência de artigos sobre o desenvolvimento de um aplicativo com módulo PDV para impressoras fiscais utilizando o PHP-GTK2 e o ACBrMonitor.

[ Hits: 79.261 ]

Por: Relsi H. Maron em 05/05/2008 | Blog: http://www.tuxtilt.com


Considerações iniciais



O que é um módulo PDV?

Módulo PDV nada mais é que a parte do sistema de vendas que vai interagir com o equipamento ECF, o Módulo PDV também pode ser chamado de Aplicativo ECF ou simplesmente Programa Aplicativo como mencionado na legislação. Diferente de um sistema normal de emissão de notas fiscais, o PDV trabalhara exclusivamente com a emissão do Cupom Fiscal, ou seja ele vai interagir diretamente com o Equipamento ECF através do software básico deste, seja por meio de bibliotecas fornecidas pelos fabricantes, seja através de comunicação direta ou através de um programa que sirva de "tradutor" entre o Módulo PDV e o software básico do equipamento ECF.

No que diz respeito a legislação, deve se observar o que diz o CAPÍTULO IV Subseção II do convênio ICMS 85/01 que trata sobre o módulo PDV especificamente. Além disso cabe observar a legislação de cada estado referente a homologação do Aplicativo.

O que é o ACBrMonitor?

O ACBrMonitor é um programa licenciado pela GPL-GNU desenvolvido usando os componentes do ACBr. A finalidade do ACBrMonitor é permitir que qualquer linguagem capaz de ler e criar arquivos TXT ou utilizar Sockets (TCP/IP) consiga usar todos os recursos dos componentes ACBr. Ou seja, com o ACBrMonitor sua aplicação poderá facilmente falar com vários modelos / marcas de ECF, Impressoras de Cheque, Gavetas de Dinheiro, Displays de Mensagem e Leitores de Cod.Barras serial, isso facilita muito o desenvolvimento de módulo PDV para diversos equipamentos de uma só vez sem precisar se preocupar com os diversos protocolos de comunicação que cada fabricante implementa para seus equipamentos, pois que vai cuidar da comunicação é o ACBrMonitor, você vai precisar saber apenas o que enviar para o equipamento ECF, como isso vai chegar é trabalho do ACBrMonitor. Até o momento os fabricantes suportados pelo ACBrMonitor são:
Mais informações:

ACBrMonitor:
http://acbr.sourceforge.net/wiki/index.php/Monitor

Componente ACBr:
http://acbr.sourceforge.net

O que é um equipamento ECF

O equipamento ECF é o equipamento responsável pela emissão do Cupom Fiscal de venda. ECF é a sigla para Emissor de Cupom Fiscal. Este equipamento deve ser homologado pela Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e atender o que especifica o Convênio ICMS 85/01, bem como as exigências de cada estado referentes a utilização desses equipamentos.

Fisicamente o ECF se assemelha a uma impressora comum, mas possui hardware específico para possibilitar o armazenamento de dados fiscais de todas as vendas realizadas pelo estabelecimento num dispositivo de armazenamento chamado de Memória Fiscal, bem como outras características específicas. Para um melhor entendimento do funcionamento do equipamento, uma consulta ao convênio 85/01 é essencial.

Mais informações:
Essa série de artigos será direcionada para os equipamentos cujo OEM é a ZPM, esses equipamentos possuem um protocolo de comunicação de alto nível muito agradável e utilizar, o protocolo FiscNET.

Mas porque eu tenho que saber como funciona o protocolo de comunicação do equipamento?

Embora estejamos utilizando o ACBrMonitor para comunicar com o equipamento, é necessário que saibamos que tipo de informações devemos mandar e que tipo de retornos receberemos do equipamento, para isso temos que saber como funciona seu protocolo de comunicação. A decisão de utilizar o protocolo FiscNET é porque eu já sei como ele funciona, mas o conteúdo desses artigos podem ser utilizados com os outros equipamentos suportados pelo ACBrMonitor, basta apenas observar como funciona a comunicação desses equipamentos. Os fabricantes disponibilizam em seus sites material para desenvolvimento, bem como documentação necessária.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Considerações iniciais
   3. Com a palavra o sr Usuário
   4. Definindo o sistema
   5. Construindo a interface - O módulo PDV
Outros artigos deste autor

Desenhando os vilões do Pac-Man com Inkscape

Usando o filtro Blur do Inkscape

APTonCD: Ubuntu Linux sem dependência de internet

Remastersys: Crie seu próprio Live-CD do Ubuntu Linux

Divertindo-se com efeitos de vidro e sombras no Inkscape

Leitura recomendada

PHP com PostgreSQL - Estruturando a conexão

Stored Procedures usando o MySQL e PHP

Criando backup do MySQL com o mysqldump

Configurando Apache + MySQL + Manipulação de dados com PHP

PHP com suporte ao MS SQL Server 7

  
Comentários
[1] Comentário enviado por foguinho.peruca em 05/05/2008 - 12:29h

Ótimo artigo!

Estava rpocurando informações a respeito de impressoras fiscais e sistemas linux....

Agora, o melhor de tudo: a descrição do levantamento de requisitos com o "sr. usuário"... hilário.... hauhauhaua bem q acontece isso msm as vezes...

[]'s
Jeff

[2] Comentário enviado por royrocha em 08/05/2008 - 17:10h

Cara, excelente artigo!

Estou desenvolvendo um sistema com Apache + PhP + PostgreSql. A frente de caixa será em PhP-GTK. Estava quebrando a cabeça pensando no desenvolvimento para ECF... agora já facilitou tudo..

O artigo possui uma didática ótima, parabéns!


Rogério

[3] Comentário enviado por relsi.ramone em 08/05/2008 - 17:55h

Ai pessoal, valeu pelos coments!! Quero ver se dou uma agilizada e acabo o artigo, é que fiquei sem máquina em casa e aqui no trampo não rola tempo para raciocinar muito!! =P

Mas qualquer dúvida ai: email-me!!!

Hugs!!!!


Relsi

[4] Comentário enviado por matux em 08/05/2008 - 20:31h

Grande Relsi!!
Parabéns pelo Aritgo, vou acompanhar até o final!
Estou ansioso pela continuação, espero que não tarde em desenvolver.
Achei ótimo a sua didática e a preocupação em deixar todos os pontos claro. Desde a opção por escolher as ferramentas a cada detalhe da implementação, passando pela análise de requisitos com o cliente!
Artigos como esse são dignos de parabéns realmente!
Fico no aguardo!
Abraço,
Matux

[5] Comentário enviado por gustavo_marcon em 16/06/2008 - 19:20h

Ótimo artigo.

Estou planejando o desenvolvimento de uma aplicação comercial mas quero desenvolve-la na WEB. Como já trabalho há um bom tempo com PHP esta será a linguagem.

Mas minha dúvida é : Será que na hora de emitir ECF vai ser possível fazer isso atravéz de um Browser ?

[6] Comentário enviado por relsi.ramone em 16/06/2008 - 19:35h

Com certeza, a comunicação com o equipamento ECF independe do tipo de aplicação que o está fazendo, desde que sua aplicação tenha condições de escrever e ler a porta de comunicação. Você pode fazer isso diretamente pelo php, ou criando um driver, ou usando um aplicativo tipo o ACBR Monitor por exemplo.

Eras isso, se quiser trocar uma idéia, ou tirar umas dúvidas ai sobre os equipamentos, é só dar um grito!!

Hugs!!
Relsi
http://relsiramone.blogspot.com


[7] Comentário enviado por TubaraoX em 26/06/2008 - 12:46h

Onde eu consigo baixar este "PHP-GTK2". Eu programo em Dephi e quero fazer aplicações que rodem no linux. Como eu faço?

[8] Comentário enviado por relsi.ramone em 26/06/2008 - 12:53h

Fala ai TubaraoX, seguinte tchê tu pode baixar uma cópia pré-compilada do php-gtk2 nesse endereço:

http://www.php-gtk.com.br/linux

Bueno quanto a segunda pergunta, a melhor opção seria tu utilizar o Lazarus já que tu trabalha com delphi é a melhor pedida. Tenho uma material sobre o lazarus para liberar ai pra próxima seman, tenho que da uma organizada, mas se precisar de alguma dica é catar ai nas comunas do próprio.

Qualquer coisa da um grito ai!!

Hugs!!!

[9] Comentário enviado por computer em 05/09/2010 - 01:59h

Galera, to precisando conectar uma aplicação em PHP-GTK no firebird, mas até agora ainda não encontrei como!!

Att..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts