Segurança no Android

A evolução de novas tecnologias para dispositivos móveis, principalmente para celulares, vem se propagando pelo mundo e em grande escala o sistema operacional que vem predominando é o Android. Este artigo trata de um assunto de suma importância: características do sistema citado e técnicas de segurança para maior proteção dos dados pessoais do usuário e aplicativos para essa plataforma, devido seu crescente uso.

[ Hits: 5.957 ]

Por: Janine Gomes Coelho em 21/12/2016


Segurança de sistemas



Segurança de Sistemas ou Segurança da Informação compreende as medidas que visam preservar e proteger informações e sistemas assegurando os seguintes pilares: Integridade, disponibilidade, autenticidade e confidencialidade das informações. Juntamente com outros dispositivos de proteção, essas medidas, tem por objetivo adicionar aos sistemas de informação a capacidade de detecção, reação e proteção, provendo suporte e restauração dos sistemas afetados (FILHO, 2004).

PLATAFORMA ANDROID

A evolução de novas tecnologias para dispositivos móveis, principalmente para celulares vem se propagando pelo mundo e em grande escala o sistema operacional que vem predominando é o Android.

"O Android é um sistema operacional e plataforma de código aberto para dispositivos móveis desenvolvido pela Google e a Open Handset Alliance , uma aliança atualmente formada por 84 empresas, incluindo a Google e empresas líderes no setor tecnológico. Os recursos que o Android possui atualmente são diversos, suportando mídias como áudio, vídeo e diversos formatos de imagens, bluetooth, 3G, wi-fi, câmera, acelerômetros e gráficos otimizados por bibliotecas de gráficos 2D e 3D. (MEDEIROS, 2014) ".
A plataforma Android baseia-se no Sistema Operacional Linux, sua programação é baseada em Java e usa SDK para compilar e desenvolver o código.

Arquitetura

A arquitetura encontrada no Android deve ser provida de segurança desde a camada de baixo nível até alto nível, estas camadas são programas agrupados em uma pilha e se dividem em cinco camadas: Kernel Linux, Bibliotecas, tempo de execução, Aplicação Framework e as Aplicações, seguem explicação logo abaixo:

Kernel Linux: nível mais baixo da arquitetura, nível 0, para o desenvolvimento do kernel foi utilizado a versão 2.6 do Sistema Operacional Linux, segundo Zanelato (2012, pág. 12) utiliza-se para os serviços centrais do sistema, gerenciamento dos processos, memória, gerenciamento de energia, protocolos de rede e serviços. Além disso, atua como uma camada de abstração entre o hardware e o resto da pilha de software. Nesta camada estão incluídos também os drivers de hardware, tais como: câmera, wi-fi, áudio etc.

Bibliotecas: na camada de nível 1 temos as bibliotecas e tempo de execução, nas bibliotecas temos OpenGl/ ES responsável pela parte gráfica, Webkit para aplicações da internet, SQLite que faz o armazenamento de dados (banco de dados), Framework Multimídia e LibC biblioteca em C/C++, etc. Em tempo de execução possui biblioteca para desenvolver em Java e obtém a máquina virtual Dalkin que serve para emular os códigos desenvolvidos em Java.

Framework: utilizada para a manipulação de desenvolvimento da plataforma, conforme Zanelato (2012, pág. 12) gerencia as funções de telefone, alocação de recursos e mudanças de processos ou programas. Os desenvolvedores possuem total acesso a este framework, o que possibilita o desenvolvimento de ferramentas muito mais complexas.

Aplicações: interface final para o usuário utilizar o smartphone.

Na figura 1 podemos ver as camadas da arquitetura Android:
Linux: Segurança no Android
A arquitetura Android é muito flexível e permite integrar aplicações que já vem nele nativamente, com aplicações novas desenvolvidas. Conforme Lecheta (2010, p. 23), o sistema operacional Android foi baseado no kernel 2.6 do GNU/Linux , e é responsável por gerenciar memória, processos, threads e a segurança dos arquivos e pastas, além de rede e drivers.

Ao desenvolver aplicações com a plataforma Android se utiliza a Linguagem Java e todos os seus recursos e o ambiente de desenvolvimento é o de sua preferência: Eclipse, Netbeans ou IntelliJ IDEA . Porém conforme mencionado por Lecheta (2010, p. 28) o ambiente de desenvolvimento Eclipse é o preferido pelo Google.

Conforme informações atualizadas até agosto de 2014 do site NetMarketShare (2014), o sistema móvel Android ultrapassou o iOS em utilização no mundo tanto em celulares quanto tablets no mês de agosto/14. Segundo o site de tecnologia TecMundo, a quantidade de dispositivos lançados utilizando a plataforma Android é a resposta para o aumento de utilização. A Figura 2, apresenta o gráfico com a comparação em 2014.
Linux: Segurança no Android
Como pode-se perceber na Figura 2, o Android seguia em uma linha crescente e constante e em junho de 2014 alcançou o iOS em utilização enquanto o iOS vem perdendo mercado e os outros sistemas permanecem com percentual quase estagnado e pouco significativo.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Segurança no Android
   2. Segurança de sistemas
   3. Arquitetura de segurança Android
   4. Instalação de aplicativos
   5. Comunicação de processos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Hello Android! Meu Primeiro APP

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android

Processing - Programando para Android e iOS

Ambiente de Desenvolvimento para Android

Python com SL4A - A camada de script do Android

  
Comentários
[1] Comentário enviado por matsumiya em 02/01/2017 - 13:53h

Ótimo artigo, parabéns!

[2] Comentário enviado por Hiboµ em 22/01/2017 - 12:31h

Parabéns pelas pesquisas, muito bem organizada nas referências. O Elgio é um Mestre inspirador, deve estar sendo ótimo as aulas dele. Meu, pardon o off-topic mas, tu já se esbarrou aí em Gravataí com o Thiago Miranda?

[3] Comentário enviado por janinegomes em 23/01/2017 - 13:41h


[2] Comentário enviado por Hiboµ em 22/01/2017 - 12:31h

Parabéns pelas pesquisas, muito bem organizada nas referências. O Elgio é um Mestre inspirador, deve estar sendo ótimo as aulas dele. Meu, pardon o off-topic mas, tu já se esbarrou aí em Gravataí com o Thiago Miranda?


Muito obrigada :D
E sim com certeza o Elgio é um grande professor que me inspira muito. As aulas de seguranças foram muito boas.
Talvez eu tenha me esbarrado com ele, mas por nome, não lembro quem é...
Grata!

[4] Comentário enviado por janinegomes em 23/01/2017 - 13:42h


[1] Comentário enviado por matsumiya em 02/01/2017 - 13:53h

Ótimo artigo, parabéns!


Enzo, muito obrigada ;)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts