Redes, Modelos de Referência, suas Camadas e seus Protocolos

Vou descrever um pouco sobre redes sobre os Modelos de Referência e suas Camadas. Vou me aprofundar mais em cima do Modelo de Referência TCP/IP, porém vou descrever brevemente sobre o Modelo de Referencia OSI. Este artigo foi criado com a junção de vários pequenos artigos que criei em meu site pessoal.

[ Hits: 75.981 ]

Por: Willians em 03/07/2010 | Blog: http://www.williansribeiro.com.br


Redes de Computadores



O que é uma rede? Qual sua função no nosso cotidiano?

Essas são algumas das perguntas que mais se fazem hoje em dia no meio não só da computação como das telecomunicações. Então partiremos do princípio respondendo a primeira questão citada anteriormente. Redes de computadores são uma coleção de sistemas e(ou) dispositivos que permitem o compartilhamento de informações ou recursos, tais como servidores, estações de trabalho e periféricos. Uma rede bem projetada e implementada com produtos de qualidade com certeza darão a rede a confiabilidade e velocidade de comunicação.

A função de uma rede, como dito acima prover recursos e informações. Com isso antigamente conseguíamos reduzir o custo para as empresas, pois poderíamos compartilhar uma impressora de um computador com o outro, assim não precisaríamos comprar outra impressora, poderíamos compartilhar um cd-rom etc.

Hoje pode-se destacar as redes de telecomunicações, a internet como maiores exemplos de redes. E a importância delas é enorme. Por exemplo, sua empresa não pode ficar sem o acesso a internet, pois este é um meio de comunicação com o cliente, um meio de comunicação com o banco para fazer as movimentações bancárias, e neste ano foi implantado a Nota Fiscal Eletrônica, o fisco hoje controla tudo via internet.
No caso de um computador pessoal, você pode manter comunicação com seus parentes distantes (msn, e-mail, skype), pode-se fazer compras online e receber no comodismo de sua casa, pode-se fazer o controle bancário via site, fora que a internet é a maior biblioteca digital do mundo, pois nela você encontra informação sobre tudo.

Então cada vez mais, as redes de computadores estão fazendo parte de nossas vidas se tornando uma ferramenta indispensável para que possamos ter um melhor rendimento dentro de nosso cotidiano. Como funcionam as redes, e toda esta matéria mais aprofundada serão passados nos próximos posts.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Redes de Computadores
   2. Modelo de Referencia OSI
   3. Modelo de Referência TCP/IP
   4. Protocolo e suas camadas
   5. Protocolo e suas camadas
Outros artigos deste autor

Funcionamento do Processador

Memórias

Sistemas Operacionais, Kernel e Shell

Leitura recomendada

Programando em rede com Gobby

Utilizando o giFT para baixar e compartilhar arquivos na Internet

1º Fórum da Internet no Brasil

Hotspot com Ubuntu Server 11.04 32-Bits

GINGA - Software Livre para TV Digital Brasileira

  
Comentários
[1] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/07/2010 - 15:32h

Oi Willians,

Primeiro parabéns pelo artigo, acho redes um assunto muito interessante. Como não sou da área fiquei voando um pouco, mas consegui absorver alguns conceitos. Fica uma sugestão para um artigo mais leve que explique de maneira simples o que foi abordado neste, talvez não tenha sido seu objetivo.

Abraço!

[2] Comentário enviado por CARADEPASTEL em 04/07/2010 - 19:56h

Willians, você nem imagina como esses artigos me ajudam, obrigado willians e obrigado viva o linux, muito obrigado. NOTA 10!

[3] Comentário enviado por femars em 05/07/2010 - 09:56h

Dae Ice, que animal teu artigo cara, parabens!

Abraçao!
Xiiico.

[4] Comentário enviado por igor_rocha em 25/03/2012 - 03:20h

Muito bom....


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts