Rede Doméstica Wireless - Compartilhamento de Conexão 3G

Galera do mundo Linux, este meu primeiro artigo abordará a configuração de uma Rede Wireless com um Servidor de
Internet 3G. O objetivo do projeto é criar uma rede com balanceamento de conexão com dois modens 3G. Mas no
momento, vamos trabalhar com um modem só.

[ Hits: 15.571 ]

Por: Leandro Farias em 24/04/2012


Introdução



Devido à falta de suporte ao serviço de Banda Larga ADSL na localidade onde eu moro, optei por utilizar o serviço de Banda Larga 3G.

Funciona muito bem, porém, há dias que variações de velocidade ocorrem devido a intensidade de sinal, manutenção da empresa de telefonia e etc.

Entendo que não é uma maravilha, mas a utilização tem sido satisfatória no meu caso e pretendo aumentar a velocidade do plano pra ver o resultado.

Mas, ressalto aos interessados em realizar esse projeto, que analise como se comporta a sua conexão 3G em utilização em seu computador, pois para um bom aproveitamento deste projeto, temos que ter uma boa saída de dados.

Resumindo, se você já tem dificuldades de utilização do 3G em seu PC, provavelmente não funcionará em rede.

Utilizei o meu Desktop com Ubuntu 11.10, provisoriamente como Servidor, mas pretendo substituí-lo por um k6-2 500, com 256MB de RAM e com o Debian Squeeze instalado.

Não sei se o 'bichinho' vai dar conta do recado, mas estou otimista, já que o mesmo só vai rotear os dados. Creio que funcione bem.

Darei uma pequena demonstração sobre a configuração do roteador, mas confesso que não sou experiente no assunto, retiro como base as configurações informadas no manual do roteador. Qualquer dúvida neste sentido, consulte o manual do seu aparelho.

Requisitos

- Para a configuração desta rede, iremos necessitar:
  • 1 PC para ser utilizado como Servidor
  • 1 cabo de par traçado padrão direto
  • 1 roteador Wireless (optei pelo roteador da MYMAX)
  • 1 modem 3G com plano de 1 Mega

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração e Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Pós-instalação do Fedora 19 (GNOME Shell)

Xen - xl.conf - Configuração do Host

Suporte a impressão e escâner em multifuncionais da HP (configuração completa)

google-drive-ocamlfuse - Monte seu Google Drive usando o FUSE

Configurando o CACIC (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por JJSantos em 24/04/2012 - 12:17h

3g compartilhada deve ser sofrível!

[2] Comentário enviado por netotst em 25/04/2012 - 15:25h

Meu grande problema é que a rede wlan que criei fica caindo e conectando, caindo e conectando, aew fica sofrível para fazer a conexão com meu x360.

[3] Comentário enviado por lele_rio em 25/04/2012 - 16:13h

Isso acontece com todos os dispositivos que você tenta conectar nesta rede? se for, o problema pode estar no roteador wireless, tanto como configuração de dhcp, firewall ou condiçoes de hardware do roteador.

[4] Comentário enviado por izaias em 25/04/2012 - 17:39h

Pois é. . .

Vamos ver com a chegada do 4G, pra ver como isto vai ficar.
Até satélite geoestacionário o Governo vai disponibilizar para atender à demanda.
O que mais me preocupa nisto serão os preços.


Estava mesmo faltando um artigo como o seu, que ensina como habilitar uma rede doméstica 3G, aqui no VOL.

Ótima contribuição!

[5] Comentário enviado por netotst em 25/04/2012 - 18:11h

leandrofarias eu fiz meu notebook como router para que meu x360 possa se conectar a internet por meio dele, mas não segura a conexão fica caindo toda hora.

[6] Comentário enviado por Nambikuara em 26/04/2012 - 15:26h

Quanto a isso de cair toda hora: é interessante pesquisar as informações de saída dos erros. Conectar em modo texto deve fornecer boas informações.

[7] Comentário enviado por wagfervi em 27/04/2012 - 13:32h

Muito bom artigo,
Trabalhei em uma rede de mais de 150 farmacias todas com opensuse, em momentos de aperto já usei conexão 3g com configuração semelhante a essa diferenciando apenas o roteador wi-fi por um hub (usavamos ltsp por isso não poderia ser via wi-fi) 3g até tem um funcionalidade boa se estiver em ponto de boa localização (proximo de antenas e áreas centrais de cidades)

[8] Comentário enviado por lele_rio em 28/04/2012 - 08:58h

netotst

Tenho a visão de que seja um problema de configuração, em testes de configuração da minha placa eth0 com o route, tive instabilidade na conexão assim como você está tendo com o seu x360, ressalto que essa instabilidade era na conexão da rede e não do modem 3g. A ideia que o Nambikuara deu pode ser interessante aplicar, e dar mais uma "fuçada" nas configurações do seu note pra ver se dar certo.

[9] Comentário enviado por lele_rio em 28/04/2012 - 09:12h

wagfervi

Realmente o 3g pode não ser a melhor saída porém na falta de alternativa salva um projeto, e como izaias comentou podemos ter mais uma ferramenta importante com a chegada do 4G, mas com o governo que temos não estou tão esperançoso com esse serviço, ainda vamos levar muito chá de cadeira para que esse 4G esteja 100% disponível, assim com está sendo com o 3G.

[10] Comentário enviado por izaias em 28/04/2012 - 11:01h

Na verdade, a rede já está implantada.

O upgrade será somente nas operadoras. E estas, até mesmo pressionaram o Governo para abrir logo o leilão de regiões.

Vão faturar bilhões com a Copa e as Olimpíadas, meu caro. Qual a operadora que vai querer ficar de fora?

E tem mais, com a nova Lei*, onde as operadoras deverão aumentar a velocidade em 10% ao ano, até mesmo o 3G/4G poderá ser uma boa alternativa à rede fixa (ADSL).

Mas como já disse acima, o problema será o preço.
Está na cara que existe um cartel entre as operadoras.


* http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Internet-com-a-velocidade-aumentada-%28Regulamento-ANATEL%29/

[11] Comentário enviado por lucasdona em 02/05/2012 - 16:26h

Fiz isso tudo ai, nada deu errado, até que, acessei o roteador e na parte de mudar o gateway nas configurações de LAN que vem como padrão 192.168.1.1, não é editável, então eu mudei a configuração do arquivo interfaces do linux para esse invéz de final 192.168.1.200, para acessar o roteador é 192.168.1.254, esse eu deixei como está, pois não faz diferença, então deixei o WLAN como dhpc, configurei dns1 e dns2 (vivo 3g), e coloquei uma senha wep mesmo, não funcionou. Rodei os scripts manualmente mesmo, já com a conexão 3g ative, foi executado com sucesso, mas não conseguir distribuir para outras máquinas, só confirmando, cabo rede normal (direto) ligado na eth0 do servidor e ligado em uma LAN do roteador (também não funcionou na WAN)
Alguma dica?

[12] Comentário enviado por lele_rio em 02/05/2012 - 22:53h

lucasdona Estamos trabalhando no mesmo teto rapaz..rsrs volta mais vezes aqui no rio!

Entendi a sua situação, pontos importantes:
Você conseguiu montar a rede, testar se há comunicação entre Server e host, efetuando ping nos IP's internos e certificando que os IP's foram levantado nas maquinas?
O problema do gateway "não editável" está basicamente resolvido devido a reconfiguração do IP Serve.
O cabo somente funcionou colocando em uma porta LAN do roteador, tanto com o cabo no padrão direto, quanto como cabo crossover. Se houver comunicação entre as maquinas podemos dar um ping no IP de saída do modem (ppp0), se todos esses teste derem certo, verifique se o host pegou DNS no arquivo /etc/resolv.conf . A regra de IPTABLE depois de executada uma vez, pode desconectar e conectar o modem 3g não irá precisar de executa-la novamente. Espero ter ajudado, boa sorte!

[13] Comentário enviado por lucasdona em 03/05/2012 - 11:22h

Opa, grande Leandro, como estão as coisas ai no Rio?
Rapaz, vou ter que voltar pra aí mesmo daqui uns tempo, vai começar SAMU e parece que vai ser 12x12 a jornada de trabalho.
Voltando ao assunto, tentei mais algumas coisas aqui e consegui compartilhar o 3g pela wireless através do ad-hoc, diretamente, sem precisar de um roteador, o próprio pc virou um roteador. Fiz uns testes aqui com 5 celulares conectados e navegando ao mesmo tempo e ficou uma beleza. Mas quero fazer das 2 formas. Valeu pela ajuda, grande abraço.

[14] Comentário enviado por _m4n14c_2 em 22/05/2012 - 13:14h

Já uso compartilhamento de 3G com uma rede Ad-Hoc, dispensando o roteador. Algumas idéias interessantes sobre o compartilhamento de 3G são a possibilidade de modificar o firmware dos roteadores (instalando o OpenWRT) para que estes sejam conectados diretamente ao modem e o balanceamento de carga/redundância entre dois ou mais modems, de operadoras diferentes.
Fica aí a ideia pra novos artigos.

[15] Comentário enviado por lele_rio em 23/05/2012 - 13:04h

_m4n14c_2

OpenWRT ?? irei pesquisar!
Coloquei em pratica a utilização do servidor proc. k6-2 500Hz com 256MB Ram, quanto a internet está redondo bem, o problema é quando a operadora falha fico sem net, e estou com problema para automatizar a conexão dos dois modens, pois o Debian é um pouquinho chato quanto a detecção de dispositivo, sendo assim terei que criar um script para detecta em que "dev" foi reconhecido cada modem para mandar o wvdial conectar com as configurações correta, existe algum comando para descubrir isso?, já no Ubuntu funciona! ele conecta os dois modem com o script que postei anteriormente. Para criar o balanceamento é só alterar o arquivo de regra de "ppp0" para "ppp+", irei contratar uma outra operadora "3g" e tentar resolver essa questão da detecção dos modens.

[16] Comentário enviado por perigo em 26/05/2012 - 21:31h

Isso que chamo de masoquista internet user.

[17] Comentário enviado por lele_rio em 15/07/2012 - 18:10h

Desculpe galera, informei que queria realizar balanceamento com os modens, e na verdade seria redundância, e isso já consigo realizar com as operadoras disponíveis aqui pra mim, na falta de resposta de dados em um dos modem o outro assume, notei que o modem que está com maior velocidade assume a troca de dados, e se um dos modens não tiver transmitindo nada, atrapalha o que está em funcionamento, muita das vezes eu retiro a operadora que não está funcionando para a outra funcionar bem. Pensei em ficar chaveando a regra com teste de ping nas saídas ppp. Não sei o que faço sobre isso, tô tentando me aprofundar mais nas regras de iptables para melhorar essa logística de redundância. Todas as idéias serão bem vindas!!!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts