Pular para o conteúdo

Recuperar a senha do root pelo CD

Servidores remotos, falta de contato com o sistema, modificações na configuração sem documentação adequada, modificações de senhas por outras pessoas... o que mais poderia causar a perda da administração de um servidor, se não temos a senha do root? Neste artigo, mostro um modo fácil de conseguir esta senha, sem muitas complicações.
Iran Macedo ifmacedo
Hits: 44.180 Categoria: Linux Subcategoria: Configuração
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Parte 3: Quebrando a senha no Ubuntu Server

Nossa ferramenta será iniciada pelo CD de instalação. Desta forma, coloque o CD do Ubuntu Server no leitor e configure sua máquina para inicializar por ele.

Assim que carregado, escolha o idioma (Português do Brasil) e escolha a opção "Recuperar um sistema corrompido".

Perguntas sobre a configuração do seu teclado, nome da máquina e Time Zone serão perguntados. Basta respondê-los corretamente e aguardar pelo carregamento do sistema.

Será perguntado se deseja utilizar um sistema de ficheiros raiz. É necessário utilizar um sistema de ficheiros, pois só assim conseguiremos trocar a senha. Geralmente temos, no mínimo, duas partições. A partição da SWAP e a partição do sistema. Você deve escolher a partição do sistema. Caso escolha errado, você receberá uma mensagem de erro. Basta dar TABS até a opção Voltar e escolher a opção Entrar em Modo de Recuperação.

Na opção seguinte, escolha "Executar um shell em /dev/seu_disco" (sda1, sdb1, sdb2, etc).. Vamos utilizar este shell para modificar a senha. Será apresentada uma mensagem, bastando Continuar.

Pronto! Já estamos no shell do sistema como root (#) e sem ter de montar nenhum disco/partição, sem dar nenhum comando e nem modificar nenhum arquivo de sistema. O prompt já está pronto para seus comandos.

Lembre-se que no Ubuntu, por padrão, o usuário root não é habilitado. Desta forma e com esta ferramenta, podemos:
  1. criar uma senha para o root, habilitando-o à partir de então.
  2. modificar a senha do usuário administrador (geralmente o primeiro usuário criado ao instalar o Ubuntu).

Para criar uma senha para o usuário root, basta dar o comando "passwd" + ENTER. Digite a sua senha e confirme-a novamente. Sua senha de root foi escolhida e agora você pode fazer Logon com o usuário root... digite "exit" no terminal, escolha a opção Reinicializar o sistema e retire o CD do leitor. Na tela de Login, escolha Outro (Other), digite "root" e coloque a sua senha.

De dentro do sistema, como root, você pode fazer qualquer modificação necessária, modificar/criar um usuário administrador, por exemplo. Pode ser que alguém tenha apagado o usuário que você criou e configurou ainda na instalação. Só não é aconselhável ficar logado como root durante longo período, pois isto vai contra as boas regras de segurança.

Para modificar a senha de um usuário administrador, ainda no modo de recuperação, digite "passwd login_usuário". Desta forma você modificará a senha do usuário, sem habilitar o usuário root.

Segundo as boas regras de segurança, o usuário root habilitado fragiliza a segurança. Pense: eu posso não conhecer o login do seu usuário administrador, mas sei que em todos os Linux existe o usuário root.

Desta forma, já sei uma das duas informações que preciso para acessar seu sistema... agora só falta a senha. Vai que você escolheu 123456, abcdef, senha, passwd, data de aniversário, placa do carro, nome do cachorro, etc, etc, etc... :)

   1. Como assim perder a senha?
   2. Quais os meios utilizados para recuperar senhas de root
   3. Quebrando a senha no Ubuntu Server
   4. Quebrando a senha no Debian
   5. Conclusão
Nenhum artigo encontrado.

MSN-PROXY no CentOS 5.5 64 bits

VMWare Server no Debian Linux 4.0 (Etch) (i386 e AMD64)

[Finalmente] Movendo o lançador Unity para o fundo da tela

Horário de verão brasileiro até 2038 (Atualização 2017)

Resolvendo problemas de rede em Linux

#1 Comentário enviado por obernan em 31/08/2010 - 16:04h
Meu chapa, parabens pelo artigo, muito boa a sua dica
abraços
#2 Comentário enviado por ifmacedo em 31/08/2010 - 20:11h
Obrigado, Obernan! Fico feliz por saber que gostou! :)

Abraços!
#3 Comentário enviado por removido em 02/09/2010 - 13:46h
Bom artigo. Bem explicado!
#4 Comentário enviado por murderb13 em 05/09/2010 - 14:31h
cara...
show de Bola..

principalmente na parte do ""Isso não é invasão, é reconfiguração!""
#5 Comentário enviado por ifmacedo em 06/09/2010 - 11:09h
Obrigado pessoal!

Realmente, acho importante dizer que não é uma brecha na segurança, uma vez que tal procedimento foi criado para tais imprevistos. Recentemente fui contratado para cuidar de um servidor de uma média empresa, só que o pessoal de lá não tinha nenhuma senha de nenhum usuário. Pedi para falar com o antigo adminitrador, mas o cara foi dispensado e não consegui falar com ele por telefone. O server tava rodando redondo, sem nenhum problema. O que eu tinha de fazer era uma inclusão de um novo serviço. O que fazer? Formatar? Refazer tudo? Não. Este server utiliza o Debian, então eu utilizei o procedimento explicado e tive controle do sistema à partir de então. Invasão? Não, reconfiguração. :)
#6 Comentário enviado por klebrr em 07/09/2010 - 11:00h
Bom faltou incluir no artigo a opção de resetar a senha do root utilizando o GRUB:
alterando a linha do modo recovery para:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-x-xxx root=/dev/sdx rw init=/bin/bash

isso vai cair diretamente no shell ai é só utilizar o comando:
# passwd root
#7 Comentário enviado por raymundao em 14/03/2012 - 10:27h
E para recuperar a senha do ADMINISTRADOR no Ubuntu Desktop?
Estou com esse problema. Não alterei a senha e inexplicavelmente, a senha que criei parou de funcionar. Toda vez que tento autenticar, retorna mensagem de erro "sua tentativa de autenticação falhou"

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.