Recuperar a senha do root pelo CD

Servidores remotos, falta de contato com o sistema, modificações na configuração sem documentação adequada, modificações de senhas por outras pessoas... o que mais poderia causar a perda da administração de um servidor, se não temos a senha do root? Neste artigo, mostro um modo fácil de conseguir esta senha, sem muitas complicações.

[ Hits: 39.306 ]

Por: Iran Macedo em 31/08/2010


Quebrando a senha no Ubuntu Server



Nossa ferramenta será iniciada pelo CD de instalação. Desta forma, coloque o CD do Ubuntu Server no leitor e configure sua máquina para inicializar por ele.

Assim que carregado, escolha o idioma (Português do Brasil) e escolha a opção "Recuperar um sistema corrompido".

Perguntas sobre a configuração do seu teclado, nome da máquina e Time Zone serão perguntados. Basta respondê-los corretamente e aguardar pelo carregamento do sistema.

Será perguntado se deseja utilizar um sistema de ficheiros raiz. É necessário utilizar um sistema de ficheiros, pois só assim conseguiremos trocar a senha. Geralmente temos, no mínimo, duas partições. A partição da SWAP e a partição do sistema. Você deve escolher a partição do sistema. Caso escolha errado, você receberá uma mensagem de erro. Basta dar TABS até a opção Voltar e escolher a opção Entrar em Modo de Recuperação.

Na opção seguinte, escolha "Executar um shell em /dev/seu_disco" (sda1, sdb1, sdb2, etc).. Vamos utilizar este shell para modificar a senha. Será apresentada uma mensagem, bastando Continuar.

Pronto! Já estamos no shell do sistema como root (#) e sem ter de montar nenhum disco/partição, sem dar nenhum comando e nem modificar nenhum arquivo de sistema. O prompt já está pronto para seus comandos.

Lembre-se que no Ubuntu, por padrão, o usuário root não é habilitado. Desta forma e com esta ferramenta, podemos:
  1. criar uma senha para o root, habilitando-o à partir de então.
  2. modificar a senha do usuário administrador (geralmente o primeiro usuário criado ao instalar o Ubuntu).

Para criar uma senha para o usuário root, basta dar o comando "passwd" + ENTER. Digite a sua senha e confirme-a novamente. Sua senha de root foi escolhida e agora você pode fazer Logon com o usuário root... digite "exit" no terminal, escolha a opção Reinicializar o sistema e retire o CD do leitor. Na tela de Login, escolha Outro (Other), digite "root" e coloque a sua senha.

De dentro do sistema, como root, você pode fazer qualquer modificação necessária, modificar/criar um usuário administrador, por exemplo. Pode ser que alguém tenha apagado o usuário que você criou e configurou ainda na instalação. Só não é aconselhável ficar logado como root durante longo período, pois isto vai contra as boas regras de segurança.

Para modificar a senha de um usuário administrador, ainda no modo de recuperação, digite "passwd login_usuário". Desta forma você modificará a senha do usuário, sem habilitar o usuário root.

Segundo as boas regras de segurança, o usuário root habilitado fragiliza a segurança. Pense: eu posso não conhecer o login do seu usuário administrador, mas sei que em todos os Linux existe o usuário root.

Desta forma, já sei uma das duas informações que preciso para acessar seu sistema... agora só falta a senha. Vai que você escolheu 123456, abcdef, senha, passwd, data de aniversário, placa do carro, nome do cachorro, etc, etc, etc... :)

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Como assim perder a senha?
   2. Quais os meios utilizados para recuperar senhas de root
   3. Quebrando a senha no Ubuntu Server
   4. Quebrando a senha no Debian
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando Apache Tomcat em Linux 2.6

Criando wallpapers animados para o Enlightenment 17

Upgrade Debian 4.0 (etch) para 5.0 (lenny) - 9 passos para um upgrade feliz

Funcionalidades para o Unity

Slackware com HD SCSI

  
Comentários
[1] Comentário enviado por obernan em 31/08/2010 - 16:04h

Meu chapa, parabens pelo artigo, muito boa a sua dica
abraços

[2] Comentário enviado por ifmacedo em 31/08/2010 - 20:11h

Obrigado, Obernan! Fico feliz por saber que gostou! :)

Abraços!

[3] Comentário enviado por removido em 02/09/2010 - 13:46h

Bom artigo. Bem explicado!

[4] Comentário enviado por murderb13 em 05/09/2010 - 14:31h

cara...
show de Bola..

principalmente na parte do ""Isso não é invasão, é reconfiguração!""

[5] Comentário enviado por ifmacedo em 06/09/2010 - 11:09h

Obrigado pessoal!

Realmente, acho importante dizer que não é uma brecha na segurança, uma vez que tal procedimento foi criado para tais imprevistos. Recentemente fui contratado para cuidar de um servidor de uma média empresa, só que o pessoal de lá não tinha nenhuma senha de nenhum usuário. Pedi para falar com o antigo adminitrador, mas o cara foi dispensado e não consegui falar com ele por telefone. O server tava rodando redondo, sem nenhum problema. O que eu tinha de fazer era uma inclusão de um novo serviço. O que fazer? Formatar? Refazer tudo? Não. Este server utiliza o Debian, então eu utilizei o procedimento explicado e tive controle do sistema à partir de então. Invasão? Não, reconfiguração. :)

[6] Comentário enviado por klebrr em 07/09/2010 - 11:00h

Bom faltou incluir no artigo a opção de resetar a senha do root utilizando o GRUB:
alterando a linha do modo recovery para:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-x-xxx root=/dev/sdx rw init=/bin/bash

isso vai cair diretamente no shell ai é só utilizar o comando:
# passwd root

[7] Comentário enviado por raymundao em 14/03/2012 - 10:27h

E para recuperar a senha do ADMINISTRADOR no Ubuntu Desktop?
Estou com esse problema. Não alterei a senha e inexplicavelmente, a senha que criei parou de funcionar. Toda vez que tento autenticar, retorna mensagem de erro "sua tentativa de autenticação falhou"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts