Recuperar a senha do root pelo CD

Servidores remotos, falta de contato com o sistema, modificações na configuração sem documentação adequada, modificações de senhas por outras pessoas... o que mais poderia causar a perda da administração de um servidor, se não temos a senha do root? Neste artigo, mostro um modo fácil de conseguir esta senha, sem muitas complicações.

[ Hits: 39.292 ]

Por: Iran Macedo em 31/08/2010


Como assim perder a senha?



O que seríamos nós sem a internet? Começo este artigo com esta tão indagada pergunta, não exclusiva àqueles que trabalham com ou para a tecnologia. Hoje temos a possibilidade de trabalhar em uma empresa, tomando conta dos seus servidores, mas com a possibilidade de termos outros clientes por fora, prestando um suporte remoto por meio da internet, por contratos ou por valores fixados pelas implantações.

E é esta facilidade que nos deixa distantes de alguns servidores implantados, aqueles que você montou, configurou, deixou redondo e entregou ao cliente e nunca mais tocou. Ele? Nunca lhe deu nenhum problema. O serviço de manutenção não foi fechado por contrato, deixando você e a máquina distantes, sem contato. E é aí que mora o perigo!

Esta distância gerada pela falta de contato nos proporciona um esquecimento, tanto nas configurações/serviços feitos no servidor, quanto informações tão básicas, como uma senha de usuário administrador ou do root. Ah! Você é um daqueles que não esquece, não é verdade? Bem, esquecemos números de documentos, esquecemos telefones, esquecemos endereços, esquecemos nomes de velhos amigos que não temos contatos por anos, esquecemos até mesmo o nome da esposa (às vezes)... então vai que você esqueça a senha... uma das senhas, das dezenas que temos! ;)

Tão importante quanto saber como recuperar a senha de root (ou do usuário administrador, como é utilizado por padrão no Ubuntu) é ter todas as anotações dos serviços que você prestou, separados por cliente e por máquina. E, mesmo que seja utilizadas configurações padrões para todos os seus clientes, a necessidade de uso de cada um vai fazer com que sejam aplicadas pequenas modificações, fazendo com que estas configurações padrões sejam padrões somente de início. Não somente isso, é também importante que todas os modificações que venham a ocorrer durante os anos sejam atualizadas nestes documentos, deixando-os fiéis às configurações atuais. Nunca se sabe quando estes documentos serão necessários!

E existe também a possibilidade de outras pessoas terem utilizado o usuário administrador ou o root e por algum motivo, terem modificado a senha. Cada administrador segue uma linha de ação e muitos não gostam de utilizar senhas de outros. A ideia é seguir em linha reta e utilizar sempre um padrão próprio de senhas para não terem problemas futuros com "esquecimento". Aí não tem jeito... se outra pessoa modificou a senha, não tem memória, nem tem anotação que vá te ajudar... só bola de cristal mesmo para descobrir a bendita senha. E adivinha quem será chamado para consertar tudo isso?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Como assim perder a senha?
   2. Quais os meios utilizados para recuperar senhas de root
   3. Quebrando a senha no Ubuntu Server
   4. Quebrando a senha no Debian
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Teclados USB e Linux

BBconf, utilitário de configuração do Blackbox

Configurando uma impressora com Samba e CUPS

Configurando o CACIC (parte 4)

Instalação do cliente no-ip no Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por obernan em 31/08/2010 - 16:04h

Meu chapa, parabens pelo artigo, muito boa a sua dica
abraços

[2] Comentário enviado por ifmacedo em 31/08/2010 - 20:11h

Obrigado, Obernan! Fico feliz por saber que gostou! :)

Abraços!

[3] Comentário enviado por removido em 02/09/2010 - 13:46h

Bom artigo. Bem explicado!

[4] Comentário enviado por murderb13 em 05/09/2010 - 14:31h

cara...
show de Bola..

principalmente na parte do ""Isso não é invasão, é reconfiguração!""

[5] Comentário enviado por ifmacedo em 06/09/2010 - 11:09h

Obrigado pessoal!

Realmente, acho importante dizer que não é uma brecha na segurança, uma vez que tal procedimento foi criado para tais imprevistos. Recentemente fui contratado para cuidar de um servidor de uma média empresa, só que o pessoal de lá não tinha nenhuma senha de nenhum usuário. Pedi para falar com o antigo adminitrador, mas o cara foi dispensado e não consegui falar com ele por telefone. O server tava rodando redondo, sem nenhum problema. O que eu tinha de fazer era uma inclusão de um novo serviço. O que fazer? Formatar? Refazer tudo? Não. Este server utiliza o Debian, então eu utilizei o procedimento explicado e tive controle do sistema à partir de então. Invasão? Não, reconfiguração. :)

[6] Comentário enviado por klebrr em 07/09/2010 - 11:00h

Bom faltou incluir no artigo a opção de resetar a senha do root utilizando o GRUB:
alterando a linha do modo recovery para:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-x-xxx root=/dev/sdx rw init=/bin/bash

isso vai cair diretamente no shell ai é só utilizar o comando:
# passwd root

[7] Comentário enviado por raymundao em 14/03/2012 - 10:27h

E para recuperar a senha do ADMINISTRADOR no Ubuntu Desktop?
Estou com esse problema. Não alterei a senha e inexplicavelmente, a senha que criei parou de funcionar. Toda vez que tento autenticar, retorna mensagem de erro "sua tentativa de autenticação falhou"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts