Tutorial de instalação e pós-instalação do openSUSE Leap 42.2

Neste artigo, você vai conferir o passo a passo de instalação do openSUSE Leap 42.2, além de algumas dicas de pós-instalação.

[ Hits: 4.796 ]

Por: Sandro de Castro em 09/02/2017 | Blog: http://www.blogopcaolinux.com.br


O que fazer antes de instalar o openSUSE



Neste artigo, mostro como é fácil instalar o openSUSE Leap 42.2 (fazendo ou não dual boot), explicando (com detalhes) cada etapa do processo de instalação. Logo após, deixo algumas dicas de pós-instalação do mesmo, como a instalação dos codecs multimídia, do Google Chrome, Telegram Desktop, Oracle VM VirtualBox e outros. Vamos lá?!

Foi anunciado no dia 16 de novembro de 2016 a versão final do openSUSE Leap 42.2, trazendo várias novidades, dentre algumas delas estão o Kernel Linux 4.4 LTS, os ambientes de área de trabalho KDE Plasma 5.8 LTS e GNOME 3.20, Suíte de escritório LibreOffice 5.2, Mozilla Firefox 49 e Thunderbird versão 45. Confira todos os recursos e novidades presentes no Leap 42.2 acessando o anúncio oficial:

MAS, O QUE FAZER ANTES DE INSTALAR O OPENSUSE LEAP?

Pretende instalar o openSUSE Leap ao lado do Windows (7, 8, 8.1 ou Windows 10) ou de alguma outra distribuição Linux instalada no seu disco rígido (fazendo o "famoso" dual boot)? Então você deve seguir as recomendações abaixo:

- Faça BACKUP de todos os seus arquivos (músicas, documentos etc). Isso é de extrema importância, pois caso algo dê errado, seus dados estarão a salvo. Veja mais detalhes de como fazer isso neste tutorial do wikiHow:
AVISO - Desde já deixo claro que NÃO me responsabilizo por quaisquer perda de dados que venham a acontecer, por isso, antes de instalar o openSUSE, você DEVE FAZER BACKUP de todos os seus arquivos, ok?

- Se pretende diminuir a partição do Windows para instalar o openSUSE, você DEVE fazer a DESFRAGMENTAÇÃO da mesma (pelo menos 2 vezes) antes de redimensioná-la. O Windows já traz uma ferramenta de desfragmentação, sendo desnecessária a instalação de outros programas.

Confira na dica abaixo como desfragmentar o seu disco rígido pelo Windows, acesse:
- Caso utilize o Windows 10, o Windows 8 ou o 8.1, terá que desativar o recurso de Inicialização rápida do Windows. Para isso, abra o Painel de Controle, depois vá em Opções de energia >> Alterar o funcionamento dos botões de energia, feito isso, clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", após, salve as alterações.

- Configure o Setup do BIOS do seu computador para dar boot pelo CD/DVD ou pen drive. Aprenda como fazer isso assistindo este vídeo do canal "Tutoriais para Tudo" (YouTube):
Ou este tutorial do canal "Sayro Digital" (YouTube):

REQUISITOS DE SISTEMA

Antes de baixar a ISO do openSUSE Leap 42.2, confira se o seu computador se adequa aos requisitos mínimos de sistema exigidos, que são:
  • Processador Intel ou AMD de 64 bits (não há suporte para processadores de 32 bits);
  • 1 GB de RAM (2 GB ou mais é o recomendado);
  • 5 GB ou mais de espaço livre* em disco para a instalação (recomendo que tenha no mínimo 15 GB de espaço livre ou mais no disco rígido para instalar o openSUSE).

O seu computador está apto a instalar o openSUSE Leap? Se sim, faça o download da ISO, o que é explicado no próximo passo!

DOWNLOAD DO OPENSUSE LEAP 42.2

Acesse o site oficial para baixar o DVD de instalação (cerca de 4,1 GB) do openSUSE Leap 42.2:
Abaixo você encontra os links (também oficiais) para o download da ISO do openSUSE:

Torrent (recomendado): http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.2/iso/openSUSE-Leap-42.2-DVD-x86_64.iso.torrent

Link direto: http://download.opensuse.org/distribution/leap/42.2/iso/openSUSE-Leap-42.2-DVD-x86_64.iso

Caso queira baixar a ISO por download direto, recomendo que utilize o uGet no Linux ou o Free Download Manager no Windows. Para baixar por torrent, utilize o qBittorrent (tanto no Linux quanto no Windows), ok?!

Após o download, verifique a integridade da ISO antes de gravá-la num CD/DVD ou pen drive. No Linux, você poderá verificar a integridade da ISO pelo terminal, veja como acessando:
Já no Windows, você terá que baixar um programa para verificar a integridade da sua ISO, confira mais detalhes acessando o tutorial:

GRAVANDO A ISO NUM DVD OU PEN DRIVE

Existem vários programas para gravar ISOs em DVDs e pen drives, cito abaixo apenas alguns que já utilizei e recomendo, além dos tutoriais de como criar um DVD ou pen drive de instalação.

Gravando num DVD:

Se você utiliza Linux, recomendo que grave a ISO do openSUSE Leap utilizando o Brasero ou o K3b, como é explicado neste tutorial:
No Windows, recomendo que utilize a ferramenta nativa do sistema para gravar a ISO num DVD, aprenda como fazer isso acessando:
Gravando num pen drive:

Se você já usa Linux, recomendo que crie um pen drive bootável do openSUSE Leap pelo terminal utilizando o "dd", confira como fazer isso acessando:
Já no Windows, recomendo que utilize o Rufus para criar um pen drive bootável, veja como acessando:

PARTICIONANDO O HD

Supondo que você já tenha feito backup dos seus dados e que fez a desfragmentação do seu HD (caso utilize o Windows), agora você precisa de um espaço vazio no seu HD para instalar o openSUSE Leap, abaixo você encontra dois tutoriais de como redimensionar as suas partições.

Caso tenha o Windows instalado, recomendo que utilize a ferramenta de gerenciamento de disco nativa do mesmo, veja como utilizá-la acessando:
Caso tenha alguma distribuição Linux no seu HD, utilize o GParted (num Live CD ou pen drive bootável, é óbvio) para redimensionar as suas partições, veja como utilizá-lo acessando:
* Você também pode utilizar o GParted para redimensionar a partição do Windows caso queira, mas, como dito anteriormente, o recomendado é utilizar o próprio Gerenciador de discos do Windows, o que pode evitar alguns problemas.

Após criar um espaço vazio no seu HD, reinicie o computador com o pen drive ou DVD criado anteriormente e vamos para a instalação do openSUSE Leap!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que fazer antes de instalar o openSUSE
   2. Instalação do openSUSE Leap 42.2
   3. Dicas de pós-instalação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Caso de Estudo: E-mail Server ISP

OpenVPN em Linux

Ubuntu 64: Como criar um chroot para aplicações 32 bits

A pós-instalação do Arch Linux

PuTTY - Release 0.66 - Parte II

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 10/02/2017 - 11:56h

Muito bom! Parabéns! Excelente trabalho!

[2] Comentário enviado por izaias em 11/02/2017 - 11:59h

E não é só texto! :)

Ótimo artigo.

[3] Comentário enviado por Sandro1 em 11/02/2017 - 18:30h


[1] Comentário enviado por Fabio_Farias em 10/02/2017 - 11:56h

Muito bom! Parabéns! Excelente trabalho!


Muito obrigado, Fábio, fico feliz que tenha gostado do artigo!

Grande abraço!

[4] Comentário enviado por Sandro1 em 11/02/2017 - 18:35h


[2] Comentário enviado por izaias em 11/02/2017 - 11:59h

E não é só texto! :)

Ótimo artigo.


Hehe, muito obrigado, Izaias, fico feliz que tenha gostado!

Grande abraço!

[5] Comentário enviado por lksmodos em 18/02/2017 - 21:52h

Muito bom o artigo está de parabéns !!!

[6] Comentário enviado por Sandro1 em 20/02/2017 - 22:23h


[5] Comentário enviado por lksmodos em 18/02/2017 - 21:52h

Muito bom o artigo está de parabéns !!!


Muito obrigado, Lucas!

Grande abraço!

[7] Comentário enviado por NVgs em 23/02/2017 - 19:17h

Excelente artigo, pega praticamente todos os pontos que podem gerar dúvidas para quem deseja seguir o caminho do SUSE.

Nunca usei o openSUSE mas já vi muito conteúdo sobre a distro, pretendo testar depois. =D

[8] Comentário enviado por Sandro1 em 25/02/2017 - 11:25h


[7] Comentário enviado por NVgs em 23/02/2017 - 19:17h

Excelente artigo, pega praticamente todos os pontos que podem gerar dúvidas para quem deseja seguir o caminho do SUSE.

Nunca usei o openSUSE mas já vi muito conteúdo sobre a distro, pretendo testar depois. =D


Muito obrigado, Nélio, fico feliz que tenha gostado do tutorial! Faça um teste com o openSUSE, tenho certeza que vai gostar!

Grande abraço!

[9] Comentário enviado por adrdown em 05/03/2017 - 23:10h

OpenSUSE, admiro bastante a distro mas sempre travo no pós instalação onde não consigo instalar um software ou resolver algum erro ai ele fica aqui esquecido em uma partição, na ultima agora ele apresentou mesmo erro das demais distro com Kernel acima de 4.3 onde a tela TV fica piscando ao usar o notebook via HDMI, pelo que pesquisei é uma falha no driver opensourse Intel Bumblebee i915


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts