Recebendo notificações de seus servidores no seu celular e e-mail

Esse artigo ensina como receber mensagens do sistema de seu servidor usando o Postfix de forma bem simples e eficaz.

[ Hits: 38.410 ]

Por: Frederico Inácio de Oliveira em 24/11/2005


Introdução



Salve comunidade!

Muitos administradores não tem nenhum acompanhamento/monitoramento de seus servidores por vários motivos (que não vem ao caso agora :D).

Nesse artigo vou mostrar como fazer pra receber em seu celular e e-mail avisos do sistema usando apenas o Postfix.

Ele vai funcionar da seguinte maneira, toda vez que o sistema tem alguma falha, algum serviço que parou sozinho, etc, ele manda uma mensagem para o usuário ROOT.

O que vamos fazer é algo bem simples, que talvez muitos já usam e outros vão pensar "nossa ... que besteirinha, ainda não tinha pensado nisso" :D...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração
Outros artigos deste autor

Manual de implantação do inventário CACIC

Snort + ACID + MySQL no Slackware

Leitura recomendada

Instalar XGL e Beryl no Ubuntu 6.06 LTS (Gnome)

Instalando NSClient++ e NC_net

Webacula - Instalação e Configuração no Ubuntu 10.04

FluxBox com sombras e transparência real (translucência)

Como configurar e instalar o VirtualBox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fredsilvas em 24/11/2005 - 09:05h

Fala rapaz...
Tentei enviar um email para meu celular, mas nao recebi nada.
Será que a TIM no brasil inteiro tem essa opção? ou eu tenho que contratar algum plano especial?
Aguardo..
Fred

[2] Comentário enviado por fredsilvas em 24/11/2005 - 09:14h

Só queria dizer uma coisa....
o dominio timtorpedo.com.br não é da TIM, não enviem email...
Eu fui ver no registro.br
Melhor desconfiar...

[3] Comentário enviado por leoberbert em 24/11/2005 - 10:27h

Como faço pra saber se esta funcionando? Pq até agora nada de funfar!!!
Tentei com a OI e com a TIM.

abraços.

[4] Comentário enviado por dedidavid em 24/11/2005 - 10:28h

Na tim tem que fazer assim(acabei de testar!):

adm adm, 6992149759@clarotorpedo.com.br

Claro que será tarifado qto a isso.

David

[5] Comentário enviado por dedidavid em 24/11/2005 - 10:30h

Ops,

desculpe pela msg anterio o correto seria:

adm adm, 6992149759@tim.com.br

Testei aqui no RJ funcionou!

[6] Comentário enviado por arcf21 em 24/11/2005 - 11:27h

Testei enviando um email para o meu celular usando 21xxxxxxxx@tim.com.br e não funcionou. Fui no site da TIM e tem uma opção para envio de torpedos, mas tem que ser cadastrado e o serviço custa, se não me engano, R$ 0,32 por torpedo enviado. Por email, eles vão cobrar de quem?

[7] Comentário enviado por frajolitzz em 24/11/2005 - 11:55h

Aqui na região o serviço da CLARO e TIM são de graça.
Onde é cobrado, caso o celular seja Pré-Pago ele vai tirando teus créditos, caso seja pós .. vem no final do mês na conta.

[8] Comentário enviado por fabio em 24/11/2005 - 13:08h

Na TIM esse serviço chama-se CAIXA POSTAL se não me engano, mas por padrão ele vem desabilitado. Quem quiser, tem de ligar pro suporte (acho que é *104) e solicitar ativação do serviço.

Bom, pelo menos o meu veio com tal recurso desabilitado. Quem ligar, se informe sobre a cobrança e repassa a informação aí :)

[]'s,
Fábio

[9] Comentário enviado por leoberbert em 24/11/2005 - 15:48h

Como faço pra poder usar a OI? Pq até agora naum consegui....
Aguardando.....

[10] Comentário enviado por allangood em 24/11/2005 - 16:18h

Pra quem procura algo mais confiável que mensagens de SMS e certeza de funcionamento, independente de região ou prestadora, aconselho ler este outro artigo (tb no VoL):

Nagios Falante
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1985

Até mais.

[11] Comentário enviado por rafamb em 26/11/2005 - 11:44h

domínio: timtorpedo.com.br
entidade: Luis Cesar Marques de Almeida
documento: 001.729.012/0001-14
responsável: Luciane Marques de Almeida
endereço: Maris e Barros, 212,
endereço: 94820-410 - Alvorada - RS
telefone: (51) 98322323 []

Esse domíniio não pertence a tim!

abraços

[12] Comentário enviado por robertobylinux em 26/11/2005 - 23:29h

Muito suspeito realmente, além de não funcionar, o dominio realmente é de terceiros que não se sabe a índole, não deve ser boa, pois é uma forma de ilusão quando se pensa que é da TIM. Vou tentar passar para a tim.

Roberto

[13] Comentário enviado por frajolitzz em 28/11/2005 - 10:44h

Desculpem,

Eu realmente confundi o endereço.
O que deve ser usado é DDD+NUMERO@tim.com.br
Ex: 6981115771@tim.com.br

Fred I. de Oliveira

[14] Comentário enviado por aprendiz_ce em 02/03/2006 - 17:20h

Fred,

Parabéns pelo artigo, mas só não entendí como associar uma possível parada de serviço ou até mesmo um reboot no servidor como o envio de um email ou mensagens para o celular.

Obrigado e aguardo retorno.

[15] Comentário enviado por wasssk8 em 27/06/2006 - 15:12h

Galera para enviar torpedos para celulares VIVO, vc tem que compra um pacote com a operadora chamado torpedoinfo, acho que custa menos de R$20,00 a pacote e o site eh www.torpedoinfo.com.br
Ficaria assim 1497781107@torpedoinfo.com.br
Vlw abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts