PuTTY - Release 0.66 - Parte III

Terceira parte da série de artigos sobre o PuTTY 0.66.

[ Hits: 5.876 ]

Por: Perfil removido em 10/03/2016


O painel Selection



As opções no painel seleção controlam como funciona o copiar e colar em PuTTY.
Linux: PuTTY - Release 0.66 - Parte III
O mecanismo de copiar e colar de PuTTY, por padrão, é modelado no padrão xterm. O sistema X Window usa três botões onde, por convenção, o botão da esquerda seleciona, o botão da direita estende a seleção e o do meio cola.

Em MS-Windows o mouse funciona de modo diferente e normalmente oferece apenas dois botões. Na configuração padrão de PuTTY (Compromise) o botão da direita cola e, se houver, o botão do meio ele estende a seleção. Com um mouse de três botões você deve selecionar a opção xterm. As opções são:
  • MS-Windows (meio estende e o botão direito abre um menu de contexto onde uma das opções disponíveis é colar).
  • Compromise (meio estende e o botão direito cola).
  • Xterm (direito estende e o botão direito cola).

No MS-Windows, a opção de pressionar CTRL + o botão direito sempre abre o menu de contexto independentemente da opção definida em PuTTY.

A opção "Shift overrides application's use of mouse" - O servidor envia códigos de controle que assumem o controle do mouse. Isso permite utilizá-lo para outros propósitos além de copiar e colar. Midnight Commander é um exemplo de software que faz isso. Neste caso, para usar o mouse para copiar e colar é preciso pressionar shift enquanto move o mouse. Na teoria, algumas aplicações podem fazer uso da combinação shift + cliques do mouse. Quando isso ocorrer talvez seja necessário selecionar essa opção para desativar esse comportamento, enviando shift + clique diretamente para o servidor. Para prevenir que uma aplicação tome o controle do mouse veja as opções em Features.

A opção "Default selection mode (Alt + drag does the other one)" - PuTTY tem dois modos de selecionar texto para ser copiado para a área de troca. No modo padrão (Normal), arrastar o mouse do ponto A até o ponto B seleciona do ponto A até o fim da linha automaticamente. Todas as linhas entre o ponto A e B são selecionadas. No outro modo (Rectangular block), você deve arrastar o mouse para selecionar um bloco retangular entre dois pontos. Todo que estiver dentro do retângulo formado é copiado. Em alguns casos é preciso pressionar ALT enquanto arrasta o mouse para selecionar esse retângulo. Com "Default slection mode", a seleção retangular é o padrão e pressionar ALT faz retornar ao comportamento padrão.

A opção "Control the select-one-word-at-a-time mode" - número 2 - PuTTY selecionará uma palavra por vez se um clique duplo for dado no começo da seleção. Este painel permite controlar precisamente o que deve ser considerado uma palavra.

Cada caractere na lista é associado a uma classe numérica que pode ser 0, 1 ou 2. PuTTY considera uma palavra com qualquer número de caracteres adjacentes da mesma classe. Para modificar o comportamento padrão é preciso modificar todas as classes. Por padrão:
  • A classe 0 contém espaço em branco e caracteres de controle.
  • A classe 1 contém sinais de pontuação.
  • A classe 2 contém letras, números e alguns sinais de pontuação como aspas duplas, o sinal de menos, o traço de sublinhado e a barra.

A opção "Formatting of pasted characters" - número 3 - permite definir o formato que os dados são colados na área de transferência. Marcando essa opção os dados são passados em RTF em texto puro.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O painel Appearance
   3. O painel Translation
   4. O painel Selection
   5. O painel Colours
Outros artigos deste autor

Configuração universal do servidor X (modo gráfico)

Instalando o maravilhoso Arch Linux

Top 10 melhores jogos FPS para Linux

CentOS 5 - Utilizando como desktop com o Fluxbox

Linux: For Human Beings?

Leitura recomendada

XFCE + Openbox no Debian e derivados

Ubuntu 7.10 "levinho" para PCs antigos

Instalação do winmodem HSP56 Pctel no Slackware

Instalar placa de rede wireless do notebook HP dv6636 no Ubuntu

CUPS + Jasmine (gerenciador de impressões e relatórios de impressão)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por luiztux em 14/03/2016 - 13:02h

Ótimo artigo e conteúdo!

Parabéns. Uma pena que a imagem da categoria WINDOW não foi anexada... :/

Mas, na minha opinião, isto não interfere em nada no artigo, pois você explica muito bem e faz o conhecimento fluir.

Parabéns novamente.

-----------------------------------''----------------------------------
Computer users fall into two groups:-
those that do backups
those that have never had a hard drive fail.


Contribuir com comentário