Pop!_OS Linux - Uma boa distribuição baseada no Ubuntu

Os usuários que buscam estabilidade, costumam buscar distros Linux que possuem similaridade com o Windows. Por outro lado, algo que ainda afasta os iniciantes é a sensação de que o pinguim seja difícil de ser utilizado. Uma das distribuições que sempre tentou mudar este cenário é o Ubuntu, que possui derivadas como o Pop!_OS, que é muito fácil de ser utilizado! Conheça essa distribuição neste material.

[ Hits: 918 ]

Por: Diego Mendes Rodrigues em 01/11/2020 | Blog: https://www.linkedin.com/in/diegomendesrodrigues/


Introdução



Os usuários que buscam estabilidade em seus computadores, costumam inicialmente buscar distribuições Linux que possuem similaridade com o Windows. Por outro lado, algo que ainda continua afastando os iniciantes é a sensação de que o pinguim seja complexo e difícil de ser utilizado.

Uma das distribuições que está já faz um bom tempo tentando mudar este cenário, é a conhecida Ubuntu, que graças aos seus recursos e sua popularidade, possui outros sistemas baseados nele, como o Pop!_OS, que chegou faz pouco tempo e já possui computadores vendidos com ele pré-instalado. Ao observar no site da DistroWatch, essa distribuição está no início do Ranking de Acesso fazem mais de 12 meses!

A seguir, conheça um pouco mais sobre a distribuição Pop!_OS e quais as suas diferenças em relação ao Ubuntu.

Requisitos mínimos e download

Da mesma forma que o Ubuntu, para funcionar o Pop!_OS requer que o computador de seus usuários tenha um processador 64 bits. Outro ponto é que recomenda-se possuir no mínimo 2 GB de memória RAM e 16 GB de espaço para armazenamento no disco rígido.

A primeira diferença entre os dois sistemas, fica a forma pela qual o download do Pop!_OS é disponibilizado. A distribuição possui duas imagens disponíveis, que são: Intel/AMD ou NVIDIA. Desta forma, é necessário escolher a imagem certa de acordo com a sua placa de vídeo, sendo que os usuários das placas de vídeo da NVIDIA possuem uma imagem com os driver embutidos.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu

Instalação do sistema

A instalação de uma distribuição Linux deixou de ser um processo complexo faz muito tempo, e o querido Pop!_OS, embora leve o Ubuntu como base, deixou este processo bem mais prático. Desta forma, a instalação dele possui um apelo visual maior e as informações do que está sendo configurado acabam sendo mais claras.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu
Durante o processo de instalação, o Pop!_OS deixa os dados armazenados na máquina criptografados por padrão, fazendo com que seus arquivos sejam protegidos por senha. Este processo também pode ser realizado na distribuição Ubuntu, embora não venha habilitado nativamente, sendo necessário que ele seja realizado posteriormente de forma manual.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu

Recursos de reparação

Um dos recursos interessantes e exclusivos no Pop!_OS, fica no fato dele destinar uma partição de recuperação do sistema, similar àquelas vistas em notebooks, ou máquina pré-montadas de determinadas marcas. Assim, o usuário final tenha algum problema com seu sistema, basta usar esta função para restaurá-lo!

Embora este seja um recurso muito útil, ele pode não agradar a usuários que tenham pouco espaço em disco, com armazenamentos SSD de 32GB (ou 64GB), já que o Pop!_OS acaba automaticamente criando uma cópia de sua instalação, que ocupa o mesmo espaço dos arquivos originais.

Diferenças no ambiente gráfico

As duas distribuições, Ubuntu e Pop!_OS, trazem o Gnome como o seu ambiente gráfico por padrão, embora quem utilizar o Pop!_OS poderá sentir falta do Dock, que marca presença na área de trabalho do Ubuntu. Outra mudança que costuma ser notada em relação ao visual, fica por conta do tema adotado, possuindo cores e ícones diferentes, com cores mais clássicas.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu
Nota-se também mais uma diferença visual que deve agradar, relativa aos ícones dos aplicativos do sistema, como o do gerenciador de arquivos, sendo adotado tons da cor azul e desenhos diferentes do que é visto tradicionalmente no Ubuntu.

Instalação de softwares e loja de aplicativos

Embora leve como base a distribuição Ubuntu, a instalação dos aplicativos no Pop!_OS é um pouco diferente, mais agradável. Para instalar programas a partir da extensão ".deb", o processo executado é gráfico e bem prático, sendo que a interface é diferente da que é vista no Ubuntu, ou em versões derivadas, como no Linux Mint.

Mais uma diferença agradável fica por conta da loja de aplicativos, que não é a mesma do Ubuntu. Neste caso, a loja do Pop!_OS é a mesma vista no Elementary OS, sendo que ela traz uma boa variedade de aplicativos em seu acervo.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu
Na questão relativa à instalação de aplicativos, devemos ressaltar que o Pop!_OS não vem com o Snap pré-instalado, como acontece no Ubuntu. Portanto, se o usuário final utiliza o Snap para instalar aplicativos, será necessário fazer a instalação manualmente.

Tiling/Tiled no Pop!_OS

Um recurso que me chamou a atenção, foi a extensão Tile Windows, que foi pensado depois de algumas pesquisas com os usuários. Segundo essas pesquisas, os usuários tinham o i3WM como um gerenciador secundário para ter mais produtividade. Então a System76 que produz o Pop!_OS, implementou essa funcionalidade, sem que o usuário precisasse sair do Gnome!

Ambiente de desenvolvimento de software

Costumo desenvolver software utilizando as linguagens de programação Java, PHP e Python, além de banco de dados como MySQL, MariaDB, PostgreSQL e Oracle. Utilizo o VSCODE em diversos momentos, mas no dia a dia, prefiro as IDEs disponibilizadas pela JetBrains. Para o Java, utilizo o IntelliJ IDEA, para o Python o PyCharm, para o PHP o PhpStorm e, finalmente, para os bancos de dados, o DataGrip.

A instalação foi realizada rapidamente pela loja de aplicativos do Pop!_OS, sendo que meu ambiente de desenvolvimento ficou pronto em poucos minutos.
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu
Linux: Pop!_OS Linux – Uma boa distribuição baseada no Ubuntu

Websites de apoio

Pop!_OS By System76:
DistroWatch.com: Put the fun back into computing. Use Linux, BSD.

Conclusão

O Pop!_OS se mostra uma boa opção para quem está começando no mundo do Linux, contando com as ferramentas mais essenciais para o dia-a-dia. A sua utilização é bem simples, sendo que ele utilizando uma versão mais pura do Gnome, acaba ficando mais leve e consumindo pouca memória RAM, dentre outros recursos do sistema.

E você, já utilizou o Pop!_OS?

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Varredura de PING Utilizando o Python

VPS - Tutorial - Crie seu servidor

Principais novidades do Linux Mint 20 Ulyana

Instalar um LAMP com boa performance

Bloqueio de usuários com o chroot

Leitura recomendada

LMDE Xfce - Instalação, configuração e extras

Necessidade do profissional de informática

FAI (Fully Automatic Installation)

Criando, monitorando e terminando processos

As Principais Distribuições GNU/Linux - Versão 2012

  
Comentários
[1] Comentário enviado por NiltonGM em 02/11/2020 - 13:31h

Diego, para quem vem do Windows 10, programador desktop, estou aprendendo Python e Django, vi que é mais fácil usar Linux que Windows qdo desenvolvendo para web. O que vc recomenda?
Pop-OS, Mint ou Mx? Vou usar um PC com 8 Gb RAM, 240 Gb SSD, NVIDIA 2 Gb e processador i5 intel.
Grato.

[2] Comentário enviado por diegomrodrigues em 02/11/2020 - 18:14h


[1] Comentário enviado por NiltonGM em 02/11/2020 - 13:31h

Diego, para quem vem do Windows 10, programador desktop, estou aprendendo Python e Django, vi que é mais fácil usar Linux que Windows qdo desenvolvendo para web. O que vc recomenda?
Pop-OS, Mint ou Mx? Vou usar um PC com 8 Gb RAM, 240 Gb SSD, NVIDIA 2 Gb e processador i5 intel.
Grato.


NiltonGM,

Sou um usuário do Ubuntu nas estações de desktops e do Debian nos servidores. Estas são duas grandes distribuições.

O Linux Mint possui uma interface muito bem criada, o que me agrada muito. Essa distribuição também é muito utilizada atualmente, sendo baseada no Ubuntu e no Debian.

O MX Linux, também é baseada no Debian, mas eu utilizei muito pouco.
A Pop!_OS é bem fácil de ser utilizada, sendo também baseada no Ubuntu, gostei bastante dela.

A sua máquina (Intel i5, 8GB RAM, 240GB SSD, NVidia) pode rodar tranquilamente qualquer uma dessas distribuições citadas acima (Debian, Ubuntu, Pop!_OS, Mint, MX Linux), possuindo também um ambiente de desenvolvimento para Python.

É interessante que você escolha qual ambiente, ou qual sabor Linux, você irá utilizar na sua distribuição Linux.
Esse ambiente pode deixar você em um visual mais próximo do Windows, ou mais distante. Neste artigo do SempreUpdate ele explica a diferença entre os diversos ambientes gráficos (KDE, GNOME, Unity, Cinnamon, Xfce, LXDE, MATE):
https://sempreupdate.com.br/linux-desktop-e-seus-diversos-ambientes-graficos/

Dentre as distribuiçoes cidatadas, elas possuem principalmente os seguintes ambientes gráficos por padrão:
- Debian: GNOME, KDE Plasma, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon e MATE
- Ubuntu: GNOME, KDE (Kubuntu), LXQt e LXDE (Lubuntu), Cinnamon (Ubuntu Budgie), MATE (Ubuntu MATE) e XFCE (Xubuntu)
- Pop!_OS: GNOME, Mate, Cinnamon, KDE, XFCE, LXDE e LXQT
- Mint: Cinnamon, MATE e Xfce
- MX Linux: Xfce, Fluxbox e KDE Plasma

Com relação ao ambiente de desenvolvimento Python, eu utilizo o VSCode e o PyCharm, junto com o Python 3.9. Sempre implanto esses ambientes nas estações com o Ubuntu (e seus derivados) sem dificuldade. Caso você deseje utiliar o PyCharm para o desenvolvimento web, será necessária a versão PyCharm Professional, que solicita uma licença de uso. Você pode experimentar a versão demonstração dela por 30 dias.

Se quiser testar essas distribuições antes de instalar a versão final no seu computador, realize o download das imagens ISO e crie máquinas virtuais com o VirtualBox.

Precisando de algo, me avisa que eu te ajudo.

[3] Comentário enviado por mauricio123 em 04/11/2020 - 21:27h


É uma boa distro.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[4] Comentário enviado por nandosilva em 08/11/2020 - 10:01h

Eu gostei que tem a opção de Recovery Mode como no Windows em notebooks para recuperar o sistema do zero.

[5] Comentário enviado por mauricio123 em 10/11/2020 - 12:31h


[4] Comentário enviado por nandosilva em 08/11/2020 - 10:01h

Eu gostei que tem a opção de Recovery Mode como no Windows em notebooks para recuperar o sistema do zero.


Interessante.

[6] Comentário enviado por mauricio123 em 10/11/2020 - 12:31h


Já houvi falar muito bem dessa distro.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]

[7] Comentário enviado por pinduvoz em 12/11/2020 - 01:53h

Estou pensando em testar. Já ouvi muitos elogios ao Pop OS.


Contribuir com comentário