Se você acessa uma rede interna com IP diferente do do servidor de impressão, teremos de alterá-lo a fim de ela possa ser enxergado pelos demais computadores.
Esse novo endereço IP pode ser fixo ou atribuído por dhcp, também fixo, dependendo do tamanho da rede. Eu prefiro sempre o dhcp fixo independentemente do tamanho daquela, pois facilita muito minha vida.
Qualquer sistema operacional que se conectar vai poder imprimir no servidor sem maiores problemas, pois ele sempre estará co o mesmo IP.
A topografia de minha rede é similar a esta, onde uso um roteador wireless:
As configurações a seguir serão realizadas tendo-se como base a interface gnome e o utilitário network-manager-gnome.
Para acessar o servidor pela primeira vez, conecte-o ao seu pc com um cabo ethernet e também à rede elétrica. Aguarde uns instantes, Vá no network-manager-gnome, clique com o botão direito do mouse e escolher "editar conexões":
Na aba "com fio" clique em "adicionar" e ponha os dados como mostrado abaixo, ou seja, um nome para a conexão, o endereço MAC de sua placa de rede ethernet. Atribua um IP diferente do do servidor na aba "configurações ipv4":
Salve as configurações e espere a conexão com o servidor. Abra um browser e digite o endereço dele:
Basta colocar login/senha originais para acessar o conteúdo do servidor. Não se esqueça de mudá-los para evitar entrada não autorizada:
Cada servidor de impressão tem uma organização distinta. A que mostro aqui serve apenas como ilustração. A primeira coisa a fazer, depois de alterar login/senha, é mudar a forma em que será atribuído um IP, do padrão de fábrica para dhcp:
Salve as configurações e reinicie o servidor segundo o manual do mesmo. Neste estágio você não vai mais conseguir conectá-lo via browser, pois o IP mudou. Basta conectá-lo diretamente no roteador para que ele receba um endereço IP por dhcp.
Mas qual endereço é este? Podemos fazer um scan na rede para descobrir, mas para termos certeza que o servidor de impressão sempre receberá o mesmo IP, vamos fazer este ajuste no roteador.
Para isso, acesse-o pelo browser e navegue até onde está a configuração do servidor dhcp, o que varia de acordo com o dispositivo (consulte sempre o manual):
Veja que reservei o endereço 192.168.2.16 para ele, associando-o ao endereço MAC do servidor. Isso facilita o trabalho de qualquer um que quiser imprimir na rede. Salve as configurações e tente acessar o servidor de impressão com o novo IP.
Agora que já colocamos o dispositivo de impressão na rede, vamos passar para a configuração da impressora, tanto no servidor quanto no cliente.