O que é o Chipset e para que serve?

Neste artigo estaremos vendo as funções que o Chipset realiza na placa de CPU, assim como sua importância no desempenho do seu computador .

[ Hits: 153.466 ]

Por: em 13/02/2004


Chipset



Este circuito desempenha um papel muito importante no funcionamento de uma placa de CPU, ele pertence a escala VLSI (Very Large Scale of Integration) ou seja, no seu interior existem centenas de milhares de transistores.

O Chipset é um dos principais fatores para o bom desempenho de um PC, ficando atrás do processador e das memórias. Por isso sempre há a necessidade de escolher placas de CPU com o chipset adequado. Há vários fabricantes no mercado como Intel, Via, Ali, Sis, OPTi, UMC, etc. As diferenças entre um fabricante e outro se referem a qualidade e tecnologia empregada no chip.

A maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais (veja a figura abaixo), conhecidos como North Bridge (Ponte Norte) e South Bridge (Ponte Sul).


Mas, afinal para que serve o Chipset?
Bem, seus diversos circuitos servem para realizar uma série de funções a nível de hardware, como:
  • Controle do barramento PCI;
  • Controle do barramento AGP;
  • Controle do barramento ISA (pc's mais antigos);
  • Controle e acesso a memória, incluindo a cache L2;
  • Controle dos sinais de interrupção IRQ, e DMA;
  • Timer;
  • Controle da Interface IDE;
  • Controle da Interface USB.

O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. Por exemplo, se o seu processador possui um clock externo de 133MHz, mas a tecnologia do seu Chipset foi baseado em um barramento externo de 100MHz, então você não conseguirá tirar proveito do barramento de 133MHz.

Muitos Chipsets também possuem integrados nele circuitos como de som e vídeo... são as famosas placas de CPU de baixo custo com som e vídeo on-board.

O North Bridge é ligado diretamente ao processador e a partir dele é feito o acesso às memórias e ao barramento AGP, ele faz a geração dos sinais e o controle do barramento PCI.


O South Bridge controla as interfaces IDE, USB, ISA e ele se comunica com o North Bridge através de um barramento PCI, ou seja, ele também é um dispositivo PCI, mas interno à placa de CPU e portanto controlado pelo North Bridge. No South Bridge também está conectado o BIOS e um chip chamado de Super I/O, no qual estão as interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.

Bem... até a próxima pessoal!

   

Páginas do artigo
   1. Chipset
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como configurar o dispositivo Wireless LG LW2110P chipset rtl8180 no Slackware 10

Configurando placa de som Sound Blaster Live!

Dispositivo de Captura de Vídeo Somagic EasyCAP DC60/EasyCAP002 no GNU/Linux

SANE: Compartilhe seu scanner na rede

Instalando scanners com SANE

  
Comentários
[1] Comentário enviado por faiper em 13/02/2004 - 09:03h

Achei otimo o artigo mas não seria OFF ? Não vi nenhum aspecto ligado diretamente ao linux. Podem dizer que sou radical, mas acho que existem outros meios de publicar esse artigo. www.forumgdh.net é um otimo lugar para se discultir sobre hardware.

Viniguim Achei otimo seu artigo, porem OFF, hehehehhehe =]


[2] Comentário enviado por desus em 13/02/2004 - 09:25h

Ow,..... esse tal chit-set ai é aquele que Linux participou do desenvilmento?

Vc naum tá afim de um trampo de digitador, tá precisando de um cara pra prá passar uns textos de um livro pro virtual.

Gosto dos artigo daqui do site Guia do Hardware, mas últimamente tenho lido mais os sobre linux lá no site do Viva o Linux

[3] Comentário enviado por removido em 13/02/2004 - 09:51h

É viniguim, a galera não gostou muito do seu artigo. Tb tenho a mesma opinião do faiper mas lembro que os artigos são vistos pelo pessoal que cuida dessa pagina pra depois libera-los. Creio que se o artigo não fosse relevante não seria publicado. Ou então eles deveriam adotar outro critério para liberar os artigos.

[4] Comentário enviado por canaman em 13/02/2004 - 10:14h

Vejam bem, não é que o assunto hardware deva ser discutido aqui, mas vez ou outra você ficar mais informado sobre o hardware do seu micro sem precisar acessar sites especializados. Tem gente que não visita este tipo de site. Mesmo eu já tendo um conhecimento sobre chipset acho que o artigo pode ser bom para quem nao tem nem idéia de para que serve. Se ele tivesse se aprofundado mais no assunto aí sim, poderia ser OFF. Bom artigo

[5] Comentário enviado por fabio em 13/02/2004 - 14:48h

Não considero OFF e vou explicar porque. Este é um site com artigos para administradores de sistemas Linux e conhecimento de hardware está fortemente relacionado com a nossa profissão. Imagina que você está prestes a definir o hardware que será comprado para seu servidor Linux e na hora da escolha pega um chipset não conveniente? Seu servidor não terá o desempenho desejado e pode ser que o seu chefe fique zangado contigo, que foi o responsável pela compra.

Da mesma forma que existem artigos de PHP, Perl, C, Java, que não são Linux mas estão relacionados de alguma forma, também acho que podem existir artigos sobre hardware.

[]'s

[6] Comentário enviado por removido em 13/02/2004 - 15:12h

Este é um bom artigo sim, mas como os outros colegas, achei off-topic mesmo :)
Sem dúvidas administradores de sistemas devem saber tudo de hardware, mas isso não quer dizer que precisem de um site que fale de linux e hardware ao mesmo tempo.

[7] Comentário enviado por _simmons_ em 13/02/2004 - 16:11h

Não vejo problemas em ter artigos sobre hardware num site de Linux, mesmo porque antes de instalar qualquer sistema operacional a primeira coisa que você tem que saber é qual o hardware da sua máquina. []s

André Michi

[8] Comentário enviado por faiper em 13/02/2004 - 16:53h

Fabio,


Entendo seu ponto de vista e concordo com ele em partes. Nesta comunidade tratamos de linux e da sua administração e é claro que isso comporta hardware, mas no presente artigo não traz sequer uma linha sobre o linux, ou mesmo sobre a compatibilidade ou incompatibilidade dos chips set com linux.

O chipset das placas VIA tem total compatibilidade com os linux mais novos, mas nem sempre foi assim. Acho que para este artigo não ser considerado off deveria ter levantado questões de compatibilidade com linux, ou desempenho. Algo que ligasse o chipset ao linux.

Vale ressaltar que em momento algum questionei a qualidade ou autenticidade do artigo, apenas frisei que faltou algo sobre o nosso LINUX.

[9] Comentário enviado por ygorth em 13/02/2004 - 17:18h

Achei positivo o artigo!

Não podemos evidentemente deixar de lado o ponto de vista do faiper, pois seria interessante ele citar mesmo que coisas simples algo relacionado ao funcionamento desta tecnologia ao Gnu/Linux.

Em relacao a parte de programacao como Php, Java etc...
Vejo que esta envolvido por ser ferramentas de desenvolvimento
que podem ser incorporados numa solucao em Gnu/Linux.

Sem mais...

[10] Comentário enviado por spyhunt3r em 13/02/2004 - 18:54h

Artigo bom mas concordo que deveria ter algo de GnU/LiNuX no meio desse artigo.. tanto porque o site em si eh sobre configuração do Linux em si... tanto como Hardware como programas... VINIGUIM apenas acrscente mais algo pq ae vai ficar r0x de verdade.. falou ae!

[11] Comentário enviado por Oki em 14/02/2004 - 22:46h

Não quero me extender demais, entretanto sou programador e entendo que a comunidade VOL é formada por proramadores administradores e entusiastas, embora o artigo possa ajudar alguns, sob o meu ponto de vista é de fato off-topic.

[12] Comentário enviado por rodrigo.messias em 15/02/2004 - 03:06h

Eu achei OFF, mas no mundo da informática acho que nem tudo pode ser considerado OFF. Afinal, com Windows ou Linux, sempre é bom saber sobre hardware. Falow.

Rodrigo

[13] Comentário enviado por removido em 16/02/2004 - 01:27h

Hehee, nem ki achei OFF - todo conhecimento é essencial, ainda mais no mundo da informatica, acho que todas as pessoas que pretendem ser bons profissionais de informática devem saber e entender hardware, e nao acho, correto que o site que é voltado para o mundo LINUX nao possa ter artigos sobre hardware. Conhecimento em hardware hoje em dia é essencial.
Para programadores, administradores etc..
Todos nos temos que conhecer hardware, para que podemos tirar o máximo de aproveito de nosso trabalho.
E parabéns pelo artigo, espero que este seja um dos primeiros de muitos artigos sobre hardware que irão a vir!
[]'s Rafael

[14] Comentário enviado por removido em 16/02/2004 - 11:28h

Po faiper fala sério!,

Chipset tem tudo a ver!!! com o linux e só vc ve sobre a ponte norte e a ponte sul oque eles englobam!!!

Parab´ns pelo artigo "Viniguim" nota 1000 ;)


[15] Comentário enviado por wberbert em 16/02/2004 - 15:10h

Quanto mais conhecimento melhor, achei o artigo muito bom.

[16] Comentário enviado por faiper em 16/02/2004 - 20:02h

guinet,

Primeiro lugar não foi só eu que achei o artigo OFF, e segundo estou falando serio quando digo é que OFF, não estou aqui brincando.

Todo conhecimento é bem vindo, é muito bem vindo. Mas cada comunidade com a sua especialidade. Se começarmos a ter artigos dos mais diversos temas de informática sem uma vinculação direta ao linux, poderemos mudar o nome da comunidade para VIVA A INFORMATICA, ou VIVA O COMPUTADOR, VIVA OS BIT´S 0 e 1.

Cada qual no seu cada qual. Temos outras comunidade excelentes para se discutir hardware. Não estou aqui com isso afirmando que não se trate aqui de hardware, mas que quando se tratar de hardware ou de qualquer outro assunto que não linux ( Diretamente Falando), que ao menos de um enfoque para o nosso sistema.

Volto a afirmar que o artigo deixaria de ser off e passaria há ser 10000000 se tivesse falado de questões mais próximas do linux, como por exemplo a compatibilidade dos chipsets com o GNU/Linux.

No mas o artigo é muito bom. Digno de um livro especializado no tema. Até a ilustração esta muito bem colocada e o Diagrama é simplesmente perfeito. Parabéns Viniguim pelo seu artigo, espero que não veja nesse debate um desestimou para produzir novos artigos.

Sem Mais,

Faiper

[17] Comentário enviado por danizach em 19/02/2004 - 09:09h

Muito bom o seu artigo.

Daniel

[18] Comentário enviado por mxiu em 19/02/2004 - 13:44h

Faiper tem razao...
Pelo ponto de vista dele, o artigo deveria englobar chipsets com o gnu/linux,
mas devemos levar em consideração o fato que o site e o canal é frequentado por diversas pessoas, que trabalham em diversas areas, entao é interessante ter estes tipos de artigos para que as pessoas fiquem informadas com o que acontece dentro do seu computador.

frequentando o canal tenho notado que grande quantidade das duvidas na hora de comfigurar o hardware, entao seria bom uma leva de tutoriais sobre hardware.

vejo que o artigo é muito interessante, e poreria ser ainda mais se o Viniguim tivesse colocado em algum ponto algo sobre o pinguim...

parabens viniguim,

Ei a comunidade é livre! mesmo que o site nao seja especifico para o hardware, temos que adminitir que sem ele nosso pinguim não é nada.

Viniguim na proxima coloca algo sobre nosso pinguim.

[19] Comentário enviado por roger_linux em 21/02/2004 - 17:03h

Valeu cara, continue assim, se alguém não gostar, é só não ler.

[20] Comentário enviado por bruno_rib em 23/02/2004 - 03:35h

Achei esse Artigo muito bom , e para quem diz que ele não tem muito a ver com o linux , está enganado , pois o linux está diretamente ligado ao hardware, já que no linux , vc tem um controle muito maior da parte de hardware, diferentemente do windows que já vem praticamente tudo configurado e vc não tem tanto acesso aos comandos de baixo nível de controle de hardware !! bom , é isso , até mais !!!

[21] Comentário enviado por faiper em 23/02/2004 - 06:12h

Bruno_rib,

Que parte do artigo você leu ? Fiquei procurando essa parte que você mencionou sobre "acesso aos comandos de baixo nivel de controle de hardware", não encontrei uma linha sobre isso.

Não me leve a mal mas neste artigo não houve um enfoque para o linux e é por isso que foi classificado pela maioria com OFF.

[22] Comentário enviado por removido em 03/08/2004 - 02:16h

Bom artigo, mas nada haver com o objetivo do site. Seria interessante artigos sobre temas diversos somente quanto esses temas fizessem alusão ao linux. No mais, quando a situação pedir, bastaria um link indicando o artigo. Certamente não faltam bons textos sobre hardware pela net a fora.
[]s!

[23] Comentário enviado por removido em 20/09/2004 - 10:25h

Olá, se alguem aí tiver artigos bom sobre instalação de Modens PCTel principalmente para Kernel 2.6 seria bem interessante !!!

[24] Comentário enviado por MiunG em 31/10/2004 - 01:52h

Bem mandado cara... Já é um esclarecimento do que existe dentro do PC e o que o sistema necessita e engloba na hora de fazer qualquer coisa!! Seja capturar ou mostrar algo (I/O)! =)
É meio off do linux sim, mas do assunto sistema operacional creio eu... Chip-Set tem tudo a ver com qualquer coisa de PC né! Então, tá valendo!!

Abraço!

[25] Comentário enviado por ingrid_rs em 02/12/2004 - 12:53h

Adorei o artigo ,faço tec em info,e preciso fazer um trabalho sobre chipset, seu artigo caiu como uma luva!!!... acho q esses caras são muito radicais... pq determinados sites tem q escrever só sobre um único tema? acho q o principal aqui é o linux,mas tb tem q falar de hardware e todas as dicas possiveis... tem q ser um site completo, nada bitolado.
Parabéns!!!
}´s

[26] Comentário enviado por xandin em 22/10/2005 - 11:03h

Para ter um Linux rápido sem gargalos, a pessoa tem que ter um certo domínio em hardware, coisa que os usuários, na minha opinião, não têm o suficiente. Gostaria de fazer um artigo que fizesse tal explicação, mas estou vendo que os artigos de hardware não são bem vindos aqui e estou vendo também que os usuários de Linux (não estou generalizando, mas a sua maioria) precisa abrir um pouco mais a mente para os conhecimentos que estão em sua volta e não ficar centrado em apenas um foco, no caso, APENAS o sistema operacional em si e rede. O Windows, por exemplo, é um sistema que não necessita de conhecimentos muito aprofundados de hardware. O Linux já necessita um pouco mais disso, pelo menos para recompilar um kernel. Posso citar MUITAS coisas legais que dá para fazer assimilando o conhecimento de hardware com o conhecimento em Linux.

UM EXEMPLO MUITO LEGAL, é que estou rodando meu KDE usando anti-aliasing e anisotropic (filtros gráficos) e rodando em OpenGL, tudo isso se torna possível apenas com a recompilação do kernel com o driver da nVidia.

Sugiro ainda mais, que o site VOL tenha um tópico para hardware, destinado àqueles que não sabem hardware e ao mesmo tempo, querem recompilar seu kernel o mais enxuto possível.

Quanto ao artigo, eu achei ele bom, pois tem a ver SIM com linux, afinal recompilar o kernel visando a melhora de desempenho, você tem que ter conhecimento do seu hardware. A unica coisa que eu achei que ele foi muito básico. Se agradar, pretendo fazer um artigo mais detalhado.

[ ]'s

[27] Comentário enviado por robson_conquista em 27/10/2005 - 17:32h

robson....
ai ja que tem quem reclama pelos simples comentarios que estao expostos aqui e porque ja devem conheçer tudo sobre hardware, e se conheçe porque esta navegando aqui???? Ai esse comentario foi muito bom, sao atraves dos simples comentarios que as velhas e dificies duvidas sao esclarecida...valeu mesmo!!!!!!!!!!!!!

[28] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 11:21h

muito bom....bem explicado

[29] Comentário enviado por trainsppotting em 10/04/2011 - 21:59h

esse grafico nb e sb é revelador:

se o hd já é um circuito sem partes móveis do tipo sd, e as placas de video tb, da forma grafica que foi mostrado o NB e SB ja da para integrar tudo numa pç/chip só.
os ganhos seriam na hora de refrigerar pois podemos mergurlhar tudo numa solução a baixa temperatura e certamente o tamanho da mobo seriam bem menores e conseguentemente o consumo de energia, mesmo se para uso com water block.
uma nova arquitetura opens source?
o q temos nesta direção?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts