O eeePC e o OS/2 Warp

Pessoal, desculpem postar um tópico sobre OS/2 aqui, mas é que além de manter um blog sobre o sistema, achei em outros fóruns "gringos obviamente" algo que me chamou a atenção e me fez escrever sobre o assunto. Após pedir permissão ao pessoal do VivaOLinux, posto aqui como um eeePC é compatível com diversos sistemas (mesmo os mais velhos).

[ Hits: 15.613 ]

Por: Rodrigo Coimbra em 07/03/2008 | Blog: http://projetoseti.com.br


O eeePC e o OS/2 Warp





É exatamente o que você leu, o eeePC além de barato (não tanto como nos outros países), é 100% funcional com o OS/2 Warp (versão 4 com o Fixpack 15) e com o eComstation 2.0 RC4.

Fiquei apaixonado e indignado ao mesmo tempo, onde foram parar a cabeça desses entusiastas? Eu que a apenas alguns dias tinha comentado em executar uma proeza dessas com meu estimado entusiasta o "D.O.", não é para meu espanto, alegria e indignação (afinal tive a idéia em um dia e no outro saber que está funcionando é difícil) que vejo num fórum, gringo obviamente, que um usuário comprou um eeePC (da ASUS), e decidiu fazê-lo rodar com OS/2 Warp e eComstation.



Acompanhando o pessoal do forum.eeeuser.com, descobri que o usuário "Sigurd" instalou o eComstation 2.0 RC4, e o OS/2 Warp 4 juntamente com o FP15. O melhor foi ler que além de instalar num flash-disk, o OS/2 no flash-disk de 4GB interno e o eComstation num SD-Card externo, ele conseguiu fazer com que todo o hardware fosse reconhecido com muito custo é claro, mas com muita vontade, ele postou as fotos e a maneira com que conseguiu instalar, postarei aqui o link original, mas também traduzirei na medida do possível.

O que me intrigou mais foi o como e não o porque, afinal o OS/2 Warp 4 utiliza-se de disquetes para bootar, como eu ainda não sei, tenho que ler mais e me aprofundar nos posts do fórum e ir traduzindo aos poucos com mais detalhes o que foi realizado.

Pelo que pude observar, existiram poucos problemas como som, no eComstation resolvido posteriormente com alguns passos:

- Instalando o som do eeePC no eComstation:

1. Uma vez instalado o eCs 2.0 RC 4 (deve funcionar eCs 1.2R e OS/2 Warp 4 FP 15) em um cartão SSD interno (foi testada a instalação sobre um SD card).

2. Instale o UNIAUD 1.14 RC4 (ultima versão de edição) usando o install.cmd que vem no pacote.

3. Antes do reboot: copie o arquivo uniaud32.sys Version 1.1.3, dated 9.7.2006 para o diretório C:\mmos2\ trocando o arquivo que já está no diretório (lembre-se troque a unidade C: de acordo com sua letra de boot).

4. Reboot.

5. Divirta-se!



Além disso, ainda no eeePC utilizando o driver de vídeo Panorama juntamente com o widescreen 0.7 fez com que o eComstation rodasse perfeitamente no eeePC, entrarei em detalhes da instalação com mais alguns retoques, com meu próprio eeePC!!!!!

Fonte:
http://forum.eeeuser.com/viewtopic.php?id=5213&p=1

Mais fotos:
http://www.flickr.com/photos/8075592@N05/

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ge6zgGhI8tA
http://www.youtube.com/watch?v=WD_lgUbEXNE
http://www.youtube.com/watch?v=8sGBxhPZReE

Caso tenham interesse e como este foi meu primeiro post aqui no Viva o Linux, acessem e comentem também nowww.os2warp.blogspot.com.

Obrigado a todos pela compreensão.

   

Páginas do artigo
   1. O eeePC e o OS/2 Warp
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

MySQL + Amarok: dupla poderosa

Automatizando a criação de uma base de conhecimento em Prolog para gerenciar os acessos a um site

Sphinx Search: Free open-source SQL full-text search engine (Parte 1 - Instalação)

Utilizando arquivos Access (.mdb) no seu Linux

Administrar um servidor MS SQL pelo Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por RCoimbra em 07/03/2008 - 10:10h

Muito Obrigado!!!

[2] Comentário enviado por nicolo em 07/03/2008 - 12:20h

Amigo, você é um herói. Rodei o OS/2 mais ou menos até 1998 quando ele instalava a partir de um boot de 4 disquetes. A IBM manteve uma atualização enorme inclusive a dos disquetes. Não sei se a IBM ou a sua sucessora herdeira do OS/2 (nem lembro o nome) deu um jeito para bootar de cdrom ou outra coisa. O que me deixa curioso é saber para que alguém iria querer o dito cujo OS/2, já abandonado pelo seu criador.
O WARP 4 que eu usei seria totalmente obsoleto para os dias atuais, embora lá pela segunda metade dos anos 90 tenha sido um grande SO.

[3] Comentário enviado por RCoimbra em 07/03/2008 - 13:31h

Nicolo, Obrigado pelo herói, mas realmente é um sistema antigo, porém funcional, pois muitas coisas hj em dia eu consigo fazer (e muito bem) nele, incluso navegação via firefox, streamming do youtube, messenger e outros usos de "desktop" percebi que além de muito estável, ficou muito mais rápido que linux e "janelas" por exemplo no yotube, ainda utlizo incluso com placas mãe atx, processadores 64bits, hd's sata entre outros periféricos atuais, incluso que juntamente com mais dois "heróis" rsrs estamos desenvolvendo aplicações em C# (C SHARP) para o mesmo e digo uma coisa, tirando FreeBSD e Slackware(distro de coração) o OS/2 ou até mesmo o eComStation (continuação feita pela Serenity Systems) rodam tanto aplicativos linux e windows, incluso ports BSD, existe uma gama de entusiastas que desenvolvem "facilidades" para o sistema. Obrigado pelos elogios e caso intesesse-se acesse o meu blog!!

[4] Comentário enviado por engos em 10/03/2008 - 11:05h

O eeePC faz milagres mesmo.

No forum.eeeuser.com você encontra quem instalou inclusive o Mac OS X, alem de várias formas de "turbinar" o eeePC com upgrades.

Pena que enquanto em outros paises ele custa cerca de 50% do salário mínimo, aqui no Brasil ele está saindo por cerca de 3 salários mínimos!

Infelizmente é um absurdo como ficamos pré-excluidos digitalmente devido aos impostos, mas com certeza o eeePC é um dos melhores lançamentos há muito tempo e que está levando o Linux a uma grande quantidade de pessoas que jamais se quer imaginou que ele existia.

Muito bem para primeiro artigo, mas faltou falar o que exatamente é o eeePC, ou deixar algum link de artigo que tenha isso. Espero ver mais artigos seus em breve.

[5] Comentário enviado por rodrigomoschetto em 11/03/2008 - 15:10h

Confesso a vocês, que nos tempos antigos eu preferia usar OS/2 do que o MS-DOS. Era mais estável. O manual de mais de 200 paginas era bem explicativo. O problema que eu enfrentava era na compatiblidade de hardware, pra ser mais especifico era com aqueles malditos drives de cd-rom 2x que funcionavam na base da controladora da própria placa de som. Mas enfim, deixou saudades. Ainda tenho a caixa com os disquetes originais em minha prateleira, em memória aos velhos tempos.

[6] Comentário enviado por albertguedes em 12/03/2008 - 16:34h

### PETIÇÃO ###

A IBM agora é dona do OS/2 mas ela não vende para o grande público e nem liberar para o povão, então vamos contribuir com uma petição para que a IBM deixe de ser murrinha e libere o código desse sistema tão bom que não está sendo aproveitado.

Assinem a petição aqui:
http://www.petitiononline.com/os2free/petition.html


[7] Comentário enviado por porongo51 em 21/03/2008 - 00:47h

Acho difícil eles liberarem o código do seu sistema...
Eles dão total apoio ao linux e não tem motivos para fazer isso

[8] Comentário enviado por izavos em 03/04/2008 - 18:24h

Meu amigo!
Tenho que perguntar, esse micrinho legal pequeno e baratinho "podiar ser mais", e bom mesmo???
Vejo por ai "Porto Alegre" e penso muinto e quebrar o porquibho de moedas e comprar um. Sugiro que voce escreva um novo artigo falado sobre so impresao em utilizar o mesmo!
AT +

[9] Comentário enviado por GilsonDeElt em 21/06/2008 - 13:03h

d+, kratthos
congratulations pelo artigo!

Já li um bocado sobre OS/2 nas minhas pesquisas sobre história da informática, mas não sabia que ele chegava tão longe, a ponto de rodar no EeePC

quando sairá um próximo artigo, hein?
té +

[10] Comentário enviado por RCoimbra em 23/06/2008 - 08:39h

Bom pessoal, agradeço muito à todos que ainda comentam, e espero logo ter meu próximo artigo publicado!!
Hey GilsonElt, é verdade é um sistema antigo porém o pessoal que trabalha com o OpenSource, acaba desenvolvendo ferramentas cada dia melhores fazendo com que o sistema por mais velho continue atualizado, ainda espero poder desenvolver algumas ferramentas para ele ou mesmo para outros sistemas.
Obrigado pessoal!!

[11] Comentário enviado por ricardogoes em 29/08/2008 - 22:06h

Excelente matéria sobre o sistemas, muito bom mesmo parabéns... Sou apaixonado pelo OS Slackware e uso Debian no trabalho e tambem pretendo no início de setembro instalar o Ecomstation numa máquina em casa.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts