Minix 3.2.0 no ESXi 5.0 - Instalação usando o vSphere Client 5.0

O objetivo deste artigo, é mostrar um passo a passo básico sobre a instalação do Minix 3.2.0 em um servidor virtual ESXi, usando o vSphere Client
5.0. Visto que não encontrei nenhum material de apoio na Internet sobre Minix 3.2.0 no ESXi 5, posto aqui minha experiência.

[ Hits: 25.989 ]

Por: Endrigo D. Rodriguez em 05/10/2012 | Blog: http://www.corbanet.com.br


Configurações básicas da máquina virtual no vSphere Client 5.0



1. Criando a máquina virtual conforme figura abaixo:

2. Customizar as configurações:

3. Nomear a máquina virtual:

Dica: A fim de facilitar backups futuros das máquinas virtuais, procure criar nomes simples e não muito extensos, que identifiquem facilmente as VMs do servidor ESXi. Espaços nos nomes não são um problema.

4. Selecionar o local onde será salvo os arquivos da máquina virtual:

5. Selecione a versão da máquina virtual:

Versão 7

Compatível com as versões da família do ESXi 4. Recomendado para máquinas virtuais que serão executados em hosts ESX/ESXi 4.x e que não precisarão ser migradas para hosts de versão anterior ESX 3.x.

Versão 8

Compatível com as versões da família ESXi 5 e posteriores. Recomendado para máquinas virtuais que serão executados em hosts ESXi 5.x e que não precisarão migrar para hosts de versão anterior ESX/ESXi 4.x.

6. Selecione o tipo de sistema operacional. Como não consta na lista, você pode selecionar a opção Other (nomeando o sistema) e a versão SCO UnixWare 7.

SCO UnixWare 7 é uma versão do sistema operacional Unix desenvolvido pela Santa Cruz Operation e mantida pela SCO. Esta versão do sistema operacional é "compatível" com as configurações do Minix no ESXi 5.0.

7. Selecione o número de núcleos da máquina virtual. 1 núcleo é o suficiente:

8. Selecione a quantidade de memória RAM da máquina virtual. Mínimo recomendado: 512 MB:

9. Selecionar o número de interfaces de rede:

É importante que o ADAPTER esteja em FLEXIBLE, e a opção CONNECT AT POWER ON, esteja marcada para iniciar o adaptador de rede junto com a VM.

Flexive

Segundo a VMware, este é o tipo padrão (default) sempre que uma VM é criada, mesmo que essa VM seja resultado de uma migração P2V (Física para Virtual).

Este tipo de Adaptador de Rede Virtual, irá funcionar como "vlance" se o VMTOOLS não estiver instalado no sistema operacional guest da VM. Vlance é uma emulação da placa de rede AMD 79C970 PCNet32 LANCE NIC, que é uma NIC antiga com capacidade de apenas 10 Mbps, e que funciona na maioria dos sistemas operacionais de 32 Bits.

Mas não se aplica ao Windows Vista, Windows 2008 e Windows 7. É uma boa forma temporária de conseguir colocar um driver de rede em ação, em termos de compatibilidade para sistemas mais antigos.

Para maiores informações sobre adaptadores de rede para máquinas virtuais, favor consultar a documentação no site oficial da VMware:
10. Selecionar o tipo de controlador SCSI apropriado para o seu disco virtual:

A escolha do controlador SCSI não irá afetar se o disco virtual é um IDE ou SCSI. Nesta opção, vamos setar LSI Logic Parallel, já que nos próximos passos (ADVANCED OPTIONS), vamos setar o disco como IDE por requisito do Minix.

BusLogic Parallel → Sistemas operacionais antigos utilizam este padrão de adaptador.

LSI Logic Parallel → Proporcionam melhor desempenho com dispositivos que não sejam SCSI. LSI Logic SAS → Está disponível apenas para máquinas virtuais com versão de hardware 7 ou posterior.

* Adaptadores LSI Logic Parallel e LSI Logic SAS, oferecem um desempenho equivalente.

* Dica: As opções de adaptadores que o vSphere Client exibe para selecionarmos, são listadas conforme a compatibilidade do sistema operacional ao qual selecionamos anteriormente (em GUEST OPERATING SYSTEM).

11. Selecione a opção para criar um novo disco virtual:

12. Selecione a capacidade do disco. Demais opções podem ser mantidas padrão ou configuradas/modificadas a gosto:

Apesar do Minix necessitar de 475 MB de espaço em disco, aconselhamos criar um disco acima de 1 GB, para instalação de pacotes de softwares futuros (ex.: Apache, SSH, etc...)

Opções avançadas

13. É importante especificar as opções avançadas para este disco virtual. Segundo a documentação que consta em www.minix3.org, atualmente somente os discos IDE e SATA são suportados no sistema operacional. Discos SCSI não têm suporte no Minix.

Neste caso, devemos selecionar a opção IDE, como destacado abaixo:

14. Agora, basta finalizar as configurações. A máquina virtual Unix Minix 3.2.0 será criada com sucesso, conforme figura abaixo:

Antes de iniciarmos a máquina virtual (play), devemos editar as configurações da VM (conforme indicado na figura acima), remover dispositivos que não iremos utilizar e setar o arquivo minix_R3.2.0-116fcea.iso, na unidade de CD-ROM virtual, marcando a opção DATASTORE ISO FILE.

* Não esquecendo de marcar a opção CONNECT AT POWER ON, para o CD-ROM iniciar juntamente com a máquina virtual, possibilitando a inicialização do sistema operacional pela mídia removível.

15. Agora, podemos iniciar a máquina virtual. Para isso, clicamos em cima da VM criada Unix Minix 3.2.0, clicamos na guia Console para acompanhar em tempo real o boot do sistema operacional pela unidade de CD-ROM virtual e, por fim, clicamos no Play, para iniciar a máquina virtual:


Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Preliminares
   2. Configurações básicas da máquina virtual no vSphere Client 5.0
   3. Instalando o sistema operacional Minix 3.2.0 na máquina virtual
   4. Iniciando o Minix instalado na máquina virtual
Outros artigos deste autor

Backup de máquinas virtuais no ESXi 5.0 com script ghettoVCB

Virtualização com ESXi 5.5.0 - pfSense virtualizado + backup de VMs no FreeNAS via iSCSI

Leitura recomendada

Load balance e alta disponibilidade com Bonding

Solução de problemas com wireless no Ubuntu Linux

Sistema de backup Amanda

PuTTY - Release 0.66 - Parte III

Como instalar o A2Billing (x)Ubuntu

  
Comentários
[1] Comentário enviado por wes300 em 09/10/2012 - 00:21h

Fazia tempo que sentia vontade de provar o pai do linux

[2] Comentário enviado por wdante em 10/12/2012 - 15:20h

Tem o serial do vsphere client 5.0, não a do site Vmware. Pq essa limita o aplicativo inteiro.
Desde já agradeço.

[3] Comentário enviado por ends em 10/12/2012 - 17:43h

wdante, te repassei algumas informações por email.
Dá uma conferida lá...
Valeu!


Contribuir com comentário