Migrando entre clientes de correio eletrônico

Como transferir suas correspondências e sua lista de contatos entre alguns aplicativos: KMail, Thunderbird e Evolution. Esse artigo extenso é resultado de muita busca na internet e praticamente tudo aqui foi testado pessoalmente.

[ Hits: 44.684 ]

Por: Leonardo Ferreira Fontenelle em 12/04/2005 | Blog: http://leonardof.org


Mozilla Thunderbird



Se você instalou o Thunderbird pelo pacote fornecido pelo portal, não poderá desinstalar usando o gerenciador de pacotes (APT, portage, pkgtools, etc). O programa está no diretório especificado durante a instalação, mas também há um atalho para o executável, em /usr/bin; e cada usuário tem um diretório oculto com as configurações, as cartas e os contatos.
  • Importar correio -- primeiro execute alguma vez o Thunderbird e faça as configurações de conta. Para cada conta existe a opção de armazenar as cartas à parte, ou em "pastas locais". Agora navegue pelo diretório /home/nomedousuário/.mozilla-thunderbird ou .thunderbird, até achar o diretório da conta ou o LocalFolders; dentro existirão arquivos como "sent", "inbox" etc.. O Mozilla Thunderbird armazena a correspondência em formato mbox, então basta colocar aqui as cartas exportadas nesse formato.
  • Exportar correio -- leia a orientação acima; localize os arquivos correspondentes às caixas de correio (são os sem extensão) e copie para onde quiser (ou indique o caminho para o aplicativo que irá importar as cartas).
  • Importar contatos -- o Thunderbird recebe arquivos LDIF, CSV e TAB; se você tem o MS W instalado e quer importar contatos do MS OE, experimente instalar também o Thunderbird no outro sistema, que aí ele importa o WAB, sem nem precisar indicar o endereço.
  • Exportar contatos -- mesmos formatos (LDIF, CSV, TAB).

Link:
  • Você sabia?, páginas com várias dicas de uso; atualizada de vez em quando.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. Formatos de correio e de contatos
   3. KMail
   4. Mozilla Thunderbird
   5. Novell Evolution
Outros artigos deste autor

Como usar o dicionário do BrOffice.org em aplicativos GTK+/GNOME

Leitura recomendada

Postfix + AD (Active Directory)

Solução completa de serviço de correio baseado em software livre (Debian GNU/Linux)

Hotwayd :: Conectando-se ao servidor POP3 do Hotmail

Instalando o Thunderbird e colocando o atalho no desktop

Implementando auto-resposta utilizando o Exim

  
Comentários
[1] Comentário enviado por guifreitas em 13/04/2005 - 09:01h

Eu tenho uma dúvida, talvez vc pode me ajudar, migrei do evolution para o mozilla thunderbird, e deixei no evolution cerca de 30 mil emails, existe alguma forma de eu passar estes emails do evolution para o thunderbird?

Abraços!

[2] Comentário enviado por telurion em 22/04/2005 - 09:31h

Nenhuma forma elegante, ou automática. Para cada caixa/pasta de mensagens, selecione todas as cartas e "salve como" um arquivo no formato mbox (sem extensão), que deve ser colocado dentro da pasta de correio do Thunderbird; se você quer que a caixa "GdHnet" fique dentro da caixa de entrada, coloque o arquivo "GdHnet" dentro do diretório "inbox".

Repare que assim você transfere suas cartas, não mais que isso. Pastas virtuais, informações sobre ter lido ou não, esse tipo de coisa vai para o espaço.

(Desculpe-me demorar a responder. Fiquei uns dias sem internet.)

[3] Comentário enviado por francojsilva em 10/07/2007 - 18:19h

Opa

Kra... Tu tens alguma dica para importar as regras utilizadas no Evolution para outro programa de correio?

Obrigado.


[4] Comentário enviado por telurion em 10/07/2007 - 20:18h

Olá, Franco! Infelizmente, não sei como migrar os filtros do Evolution para outros clientes de correio eletrônico. Pelo que sei, não existe um padrão para que essa informação seja armazenada, o que dificulta seu intercâmbio.


Contribuir com comentário