Linguagem Lua - Introdução ao Aprendizado da Linguagem

Uma série de artigos de ensino sobre a linguagem brasileira Lua, visando o ensino a quem tem poucos ou nenhum conhecimento de linguagens de programação, ou para os mais experientes como forma de consulta.

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Por: Matheus Brito em 18/11/2020


Primeiro Script e Variáveis



Primeiro programa

Para começarmos, vamos criar um arquivo "hello.lua" e dizermos uma simples mensagem de "Olá" para o usuário. Então, no seu terminal, você pode seguir os seguintes passos:

touch hello.lua
chmod +x hello.lua
vim hello.lua

No primeiro comando criamos o nosso script com a extensão ".lua", no segundo damos ordem de execução ao script para podermos executar ele sem problemas e por ultimo, abrimos o editor VIM para digitar nosso código.

Com o editor aberto, nosso código será o seguinte:

#!/usr/local/bin/lua

print("Olá, usuario!")

Na primeira linha do nosso código, dizemos ao sistema qual interpretador é pra ser usado, e claro, no caso vamos usar Lua, e qual o caminho que ele está. Esse é o caminho que colocamos nos passos de instalação.

"printf" é uma função, que é um bloco de código que faz uma tarefa especifica e que podemos chamar para ser executada quando e quantas vezes quisermos e, no caso, essa função exibe uma mensagem que colocamos entres aspas duplas na saída padrão (stdin) que geralmente vai ser o monitor.

Agora, vamos sair do editor e executar o script com o comando ./nome_do_programa, e no nosso caso:

./hello.lua

A saída será:

Olá, Usuário

Conceito de variáveis

Uma variável é um espaço na memoria que é reservado para guardar algum tipo de informação, seja números, nomes etc e em Lua existem oito tipos de dados que podem ser armazenados em variáveis:
  • nil
  • number
  • string
  • table
  • thread
  • boolean
  • function
  • userdata

Mas, nesse primeiro momento, vamos focar nas do tipo number e string:

Number: como o próprio diz, são os tipos de dados de variáveis para armazenar números, e em especificamente em Lua, ela não diferencia números inteiros de números com ponto flutuante, como outras linguagens fazer. Ex.: numero 3 é um numero inteiro, mas 5.6 é um numero de ponto flutuante.

String: é um tipo de dado que armazena uma sequência de caracteres, que pode conter letras, números, espaços, caracteres especiais e assim por diante. Ex.: João, Pedro123, $enha_1010.

Para podermos usar variáveis em Lua, precisamos criá-las/declará-las a sintaxe (regra para criação de algo), é assim:

nome_da_variavel = valor

Usando a sintaxe acima, se eu quisesse criar a variável nome com o nome de "Faísca" e a idade por exemplo, com o valor de 30, seria dessa forma:

nome = "Faísca"
idade = 30

O sinal de igual significa "recebe", então a variável "nome" recebe o valor do tipo string "Faísca" e a variável "idade" é a mesma ideia, recebe o tipo de dado Number, que no caso é 30.

Vamos passar isso para o código, que além de criar essas variáveis, mostrará esses valores na tela, então, vamos criar o arquivo "nome.lua", dar permissão de execução, no editor digitar o seguinte código:

#!/usr/local/bin/lua


nome = "Faísca"
idade = 30

print(nome)
print(idade)

Saia do editor, execute e a saída será essa:

Faísca
30


Nesse exemplo, veja que podemos usar a função "printf" para exibirmos variáveis, se tornando muito útil conforme avançarmos nos artigos e aprofundarmos sobre essa função e variáveis.

Para este artigo, é só. Nos próximos, iremos nos aprofundar na linguagem e vendo algumas convenções para boas práticas de programação, pois esse foi apenas um artigo introdutório da linguagem.

Espero que tenham gostado e acompanhem os próximos., até logo!

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Páginas do artigo
   1. História e Instalação
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 18/11/2020 - 14:27h

Não sabia que Lua era usada nesses jogos famosos aí, interessante. Parabéns pelo artigo!


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