Left 4 Dead 2 (Steam) - Dicas para resolução de problemas

Para você que tem jogos na Steam e utiliza Linux para joga-los, esse tutorial lhe ajudará a resolver alguns problemas difíceis de detectar como a famosa "morte súbita" ou mesmo "o jogo que fecha sozinho".

[ Hits: 12.369 ]

Por: Ton Melo em 09/01/2015 | Blog: https://goo.tt


Verificando os drivers de vídeo



Outra coisa relevante é o driver de vídeo.

Peço que verifiquem a filosofia de qual distribuição você está usando, por exemplo o GNU/Linux Debian é uma das poucas distribuições que podem ser 100% free e por isso a prioridade são de drivers de código aberto. Não que seja impossível usar drivers proprietários, mas a prioridade não é esse.

O mesmo se aplica o Fedora, já com outras distribuições acontece o contrário, como o Ubuntu e o Unix PC-BSD, as prioridades são pra drivers proprietários.

Antes de começar a RECLAMAR, entenda o que cada distribuição oferece, se não gostar não use, propagar informações errôneas é muito equivocado para a comunidade em si, tanto para usuários Linux quanto para profissionais de TI, tacar pedras em projetos que não conhece mostra o quanto somos desunidos e egoístas com nossas convicções, por consequência as pedras que você tacou, irão voltar contra o seu crânio.

Em resumo só critique algo se entender, e use cada distribuição para a sua finalidade, Desista de usar o BackTrack ou Kali Linux para desktop, a finalidade deles é pentest e não qualquer outra coisa diferente disso, ele não tem muitos drivers multimídia e muitas vezes não dá pra aproveitar os drivers da comunidade Debian nesse projeto.

Como saber qual é a minha CPU:

lshw -c video

Qual é a versão do driver (ser for NVidia):

cat /proc/driver/nvidia/version

Para outros drivers:

lspci -nnk | grep -i vga -A3 | grep 'in use'

Verifique quantas versões o seu driver possui, se possível faça teste com as versões mais antigas e as mais novas. Eu tive o problema de 'morte súbita' com o Left 4 Dead 2 e estava utilizando o o driver da Nvidia 331. Troquei para o Nvidia 304 e tudo melhorou quanto a estabilidade, já que minha placa não é tao nova.

Por sugestão de alguns manuais eu sempre uso o driver do 'meio', nem o mais novo nem o mais antigo, sempre fiz isso com drivers de impressoras e nunca tive grandes problemas, use a última versão do driver se você realmente precisar.

Kernel

Uma coisa que descobri na comunidade de Steam, a Valve tem preferência pelo último driver estável disponível, ou o mais próximo disso:
Verifiquei que no meu caso que utilizo o Ubuntu 14.04 LTS, o meu kernel padrão estava bem desatualizado. Embora com suporte, a versão 3.13 estava bem distante da atual estável 3.18. Para maiores informações vejam:
Todos os kernels antes do 3.2.66 não tem mais suporte, não recebem mais atualizações. O final de ciclo de vida do 3.2 termina esse mês 2015-01-01.

Verifique exatamente a versão do kernel com:

uname -r

Depois se for o caso verifique a possibilidade de atualizar o kernel, fique atento também que se você fizer isso será necessário reinstalar todos os drivers proprietários, já que cada uma está atrelado a uma versão do kernel.

O próprio VOL tem vários tutoriais de como fazer isso. Não vou me ater a isso aqui, mas sugiro que vejam:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Verificando os requisitos do sistema
   2. Verificando os drivers de vídeo
   3. Left 4 Dead 2 + Steam + Ubuntu
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Jogo Portal e outros games da Valve no Linux via Steam

Tactical Ops no Linux

Diversão e Entretenimento no Linux

Emulando jogos arcades com xmame

Freedroid RPG

  
Comentários
[1] Comentário enviado por IZhaq_melo em 14/01/2015 - 08:43h

Erratas:
onde esta escrito:
Como saber qual é a minha CPU:
$ lshw -c video

o correto é:
Como saber qual é a minha GPU:
$ lshw -c video





[2] Comentário enviado por IZhaq_melo em 14/01/2015 - 08:54h

extras:
O comando:

lspci -nnk | grep -i vga -A3 | grep 'in use'

pode ser substituído pelo comando abaixo, para um resultado mais objetivo:

lspci -nnk | fgrep -i -A3 vga | fgrep 'in use' | awk '{print $(NF)}'

obrigado Juliano por essa observação!


Contribuir com comentário