Tipos de receitas e despesas
Depois de criado seu perfil, o primeiro passo é cadastrar os tipos de receitas e despesas, como salário, aluguel, contas de consumo, etc...
Estes tipos de receitas e despesas, são apenas genéricos, para que, a partir deles, você possa montar sua planilha de orçamento ou fazer
lançamentos avulsos. As receitas e despesas variáveis serão usadas pra lançamentos avulsos nos seus controles e as despesas fixas são usadas pra
montar o orçamento mensal.
Vá em: Cadastros - Tipos de receitas e despesas
E inclua conforme achar necessário.
Credores e devedores
Estes cadastros não são obrigatórios, mas ajudam a organizar-se melhor, principalmente na hora de tirar relatórios para saber para quem você deve,
ou quem deve para você. Quando for fazer um lançamento de pagamento ou recebimento, poderá indicar para quem ou de quem é o crédito ou
débito, sendo lançado.
O cadastro de credores e devedores também traz campos para as informações de contato com a pessoa, bem como dados bancários para que você
possa ter fácil acesso a eles, no caso de precisar fazer uma transferência para pagar seu aluguel, por exemplo.
Vá em: Cadastros - Credores e devedores
E inclua conforme achar necessário.
Contas e controles
Em "Cadastros - Contas e controles", você poderá cadastrar o que deseja controlar, como a quantia em dinheiro que você tem na carteira, sua conta
corrente, poupança, cartão de crédito, etc.
Não tem mistério. O único detalhe a considerar, é o cadastro de cartão de crédito, onde você deve informar o dia em que a fatura é fechada e o dia
de vencimento, assim, quando você fizer um lançamento com cartão, baseado nessas informações, o GFP irá gerar as parcelas em cada fatura, dando
um aviso junto com as outras pendências de pagamento para você saber quanto irá pagar de cartão a cada mês. Enfim, tudo é muito intuitivo.
Planílha de orçamento
Tendo cadastrado as informações básicas, em "Orçamento - Gerenciar orçamento", você pode, então, verificar suas receitas e despesas mensais.
Basta cadastrar cada item de despesa e receita fixa, que ele mostra o quanto você recebe e gasta por mês.
Além disso, os itens de orçamento cadastrados irão gerar para você avisos mensais do que ainda não foi programado, do que ainda não foi pago,
etc...
Note os campos de data inicial e final. Sem data final, o item ficará fixo em seu orçamento. Quando você coloca uma data final num item, após esta
data, ele é desativado automaticamente e não aparecerá mais na sua planilha.
Este recurso pode ser usado no caso de uma compra de um bem de consumo durável, como por exemplo: você comprou uma geladeira em 10 vezes,
a primeira parcela é para o dia 01/01/2013 e a última para o dia 01/10/2013, então, colocando este item no orçamento, durante este período, todo
mês você será avisado para não esquecer de pagar à loja.