Introdução ao Personal Firewall (PF)

Esse artigo traz uma nova visão de nossa realidade quando se fala em segurança. O tema abordado será uma nova categoria de software, o Personal Firewall, que vem para ficar e ser aliado dos antivírus e demais sistemas de proteção, tendo como objetivo tornar seu desktop mais seguro.

[ Hits: 49.372 ]

Por: Bruno Lima Queiroz em 23/02/2005


Personal Firewall



Antes de falar como usar, onde encontrar, é importante que se saiba exatamente o que é um PF. Bem, uma definição bastante clara do que seja é:
  • Um Personal Firewall instalado em uma máquina serve praticamente para ser o responsável pelo intercepto de conexões de entrada e saída de um micro, por que portas acontecem transferências e troca de funções, isso definido previamente por regras, que são padrões ou podem ser definidas pelo usuário.

É importante frisar que apesar de junto ao antivírus e atualizações periódicas de seu sistema operacional, o Personal Firewall, ou também conhecido como Desktop Firewall, não garante 100% de proteção de seu micro e deve ser encarado apenas como mais uma ferramenta - que diga-se de passagem, muito eficaz, de proteção, pois nenhuma máquina nunca esteve e nunca estará 100% segura.

Antigamente, PF's só eram destinados a usuários de acesso a banda larga, pois estavam em um contato com a internet muito alto, o que aumentava os riscos e perigos de invasões, porém hoje em dia os PF's são recomendados para todos que tenham qualquer tipo de acesso a internet, pois uma vez na rede, já necessitam de uma proteção junto a um Personal Firewall.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Personal Firewall
   3. Escolhendo um Personal Firewall
   4. Onde encontrar?
   5. O por quê de saber sobre PF's para Windows
   6. Pacotes de software de firewall para o Linux
   7. Recomendações
   8. Possíveis problemas
   9. Conclusão
Outros artigos deste autor

Solução completa para Web Server usando Apache + SSL + MOD_JK + PHP + MySQL

Integração Apache => Tomcat

Instalação do Apache 2 no OpenSuSE 10.2

Ferramentas de detecção e NMAP

Certificação Digital no Linux - Apache2

Leitura recomendada

5 comandos que ninguém nunca deve executar no Linux

Auditorias Teste de Invasão para Proteção de Redes Corporativas

Introdução ao Anonimato na Web - Web Anonimity

Ataque de Rougue AP com AIRBASE-NG

Notificação Fail2ban pelo Telegram

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cvs em 23/02/2005 - 08:27h

pra mim PF é packet filter, coisas do openbsd... hehhe.. mas esse artigo ficou bem legal, bem explicado... vou aplicar :D

[2] Comentário enviado por y2h4ck em 23/02/2005 - 09:03h

Bom vou colocar aqui no comentário algumas impressões baseadas neste artigo, e tambem impressões baseadas em algumas experiencias minhas.

Personal firewall é algo relativamente que ajuda na segurança porém, aplica-se + a Desktop windows ao Desktop Linux. Uma exploração de vulnerabilidade em sistemas windows é diferenciada de sitemas linux. Por exemplo:

- Um atacante windows exploraria falhas em RPC ou Dcom do windows que são serviços nativos;
- Um atacante linux procuraria um serviço vulneravel como Apache, Ftp, Dns, e convenhamos usuários desktop não instalam nem rodam tais serviços, ainda mais se for para serem filtrados por um firewall pessoal ( ou uma configuração simples de iptables para bloquear tais portas).

Creio que se faz alarde de mais quanto a isso de segurança e se desvia um foco primordial, politica de segurança corporativa x pessoal, existem pontos ai que devem ser analisados que não devem ser generalizados.

No mais, fica a congratulação pelo seu artigo.
Abraços

Anderson Luiz
www.rootsecurity.com.br - Soluções reais para problemas Reais

[3] Comentário enviado por dalmoqueiroz em 23/02/2005 - 11:15h

Valeu, BRUNÃO!
Gostei do artigo e ressalto a validade do tema abordado.
Todavia, merece destaque especial, os cuidados que se deve ter com aquelas regrinhas básicas da gramática, da Língua Portuguesa, incluindo a utilização de artigo, concodâncias, etc.
Cuidado com os chamados "escorregões" em nossa língua mater.
Mesmo assim, gostei muito.
Parabéns e um grande abraço,

DALMO TAVARES


[4] Comentário enviado por delcioq em 23/02/2005 - 21:05h

BRUNO meu filho, com 17 anos você já é 10 em informática! Falo com convicção, pois sou seu pai e sei que você domina muito a área de informática. É para mim um orgulho ter um filho que sempre se dedicou aos estudos "quando quer" e gostou de informática, matemática e outras. Eu já fiz um bom investimento em cursos e me orgulho porque sempre aproveitou ao maximo e se destacou em todos. Quando arranjei seu 1º estagio em informática aos 15 anos, foi por à amizade. Naquela época já recebia elogios de pessoas de alto escalão do órgão sobre suas habilidade e profissionalismo como estagiário. Prova disso que hoje você domina todo o setor e recebe propostas que só não deram certo, ainda, pela idade. Já escutei de muitos professores, que te deram curso, que você tem grande potencial e logo vai conseguir um bom emprego nesta área. Afinal, em breve estará completando 18 anos. Não é qualquer pai que tem um filho de 17 anos e já fez um ano de Engenharia da Computação e agora Engelharia de Redes. Decisão esta que foi aprovada pelos seus mestres e por ser área com grande potencial.Continue assim filhão que vai longe.... Por isto sempre te apoio.

Beijos,

Do Pai coruja

Délcio Queiroz

[5] Comentário enviado por removido em 24/02/2005 - 12:09h

Muito bom,
uma visão geral e abrangente sobre segurança!!!
E para todos os gostos!...

;-))

(pai é pai, naum??????? ;-)) )



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts