Introdução ao Desenvolvimento Android

Imagine a seguinte situação: Seu chefe chega para você diz: - Fulano, a empresa decidiu comprar dispositivos móveis que rodam o Android ao invés de PDA's/Palms e você vai ter que desenvolver uma aplicação de cadastros de clientes para esses aparelhos. É meu caro, mãos a obra.

[ Hits: 58.795 ]

Por: Fabio Mattes em 18/07/2011 | Blog: https://www.facebook.com/fabiomattes


Plugin ADT e testando o Ambiente de Desenvolvimento



O Plugin ADT

O Plugin ADT é um plugin para Eclipse desenvolvido para agilizar no processo de desenvolvimento para a plataforma Android.

Basicamente existem duas maneiras de se instalar o ADT:
  1. Instalação online;
  2. Instalação offline.
Instalação Online:

Com o Eclipse aberto clique em Help > Install New Software, será aberta a tela de instalação de novos plugins:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Em seguida clique em add no canto direito para adicionarmos o repositório para instalação:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Serão mostrados dois campos:
  • Name;
  • Location.
Em Name coloque um nome para o plugin ADT, por exemplo ADT Plugin.

Em Location coloque: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/, caso não encontre a url troque o https por http, e clique em ok, ele irá carregar os plugins para o Eclipse, fazer o Download e Instalar, após isso será mostrado a seguinte tela:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Marque a caixa Developer Tools e clique em next, lhe será mostrado:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique em next na próxima janela, depois clique em Accept e Finish na próxima janela:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Lhe será mostrada a seguinte janela, apenas clique em Ok e continue:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Ele irá instalar o plugin:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Em seguida será perguntado se você quer reiniciar o Eclipse, clique em Restart Now e pronto, plugin ADT instalado:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Instalação Offline:

Para a instalação offline o único diferencial é que ao invés de você digitar a url na janela de adição de url's, vc irá selecionar o zip do ADT em sua maquina clicando em Archive, o resto é idêntico ao método online.

Testando o Plugin e o Android SDK

Agora que temos tudo pronto, que tal testarmos o nosso ambiente de desenvolvimento.

Abra o Eclipse e clique em File > New > Other, lhe será exibida a seguinte imagem:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique na seta Android e em Android Project, em seguida Next. Abrirá a tela de configuração do projeto:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Preencha os campos conforme abaixo, os demais deixe padrão:
  • Project Name: TesteAndroid
  • Build Target: Marque a caixa Android 2.2
  • Application Name: Teste de Android
  • Package: br.com.teste
  • Create Activity: Marque a caixa Create Activity e preencha com actTeste

    Obs.: Activity é o que gerencia toda a interface com o usuário.
  • Min SDK Version: Reparem que esse campo é o mais interessante, notem que logo acima em Build Target no Android 2.2 tem um campo chamado API Level, esse é o nível das aplicações desenvolvidas nessa plataforma, no número que está nela é 8, se você digitar no campo Min SDK Version outro número, ele não aceitara, possibilitando assim não cometermos erro na hora de selecionar a plataforma desejada, seja ela 1.5, 2.2, 2.3, 3.0, etc. Sempre preencha este campo com o número igual ao da API Level da plataforma, como a gente está usando a 2.2 a sua a API Level é 8.
Ficando assim nossa configuração:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Clique em Finish e ele irá criar o nosso projeto TesteAndroid e sua estrutura de arquivos e pastas:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Agora reparem que ele montou a seguinte estrutura:
  • src -> br.com.teste -> actTeste.java
  • gen -> br.com.teste -> R.java
  • Android 2.2 -> android.jar
  • assets
  • res   
            
    • -> drawable-hdpi -> icon.png
    •       
    • -> drawable-ldpi -> icon.png
    •       
    • -> drawable-mdpi -> icon.png
    •   
  • layout -> main.xml
  • values -> strings.xml
  • AndroidManifest.xml
  • default.properties
  • proguard.cfg
A pasta src é onde se encontra o nosso fonte em java, exemplo: a classe principal, classes auxiliares, etc.

A pasta gen é a mais interessante, é nela que fica o arquivo R.java, este arquivo é o que faz a comunicação das janelas, componentes e variáveis com o fonte java. Ele é gerado automaticamente, por recomendação não deve ser editado.

A pasta Android 2.2 é onde ficam as bibliotecas responsáveis para se trabalhar com o Android.

A pasta res é onde ficam nossos resources como imagens.

A pasta layout como o nome já diz, é onde ficam nossas interfaces gráficas, janelas com botões, etc.

A pasta values é onde se encontram as nossa variáveis de comunicação com componentes, explicarei com mais detalhes assim que começarmos a programar.

Estas são as pastas e arquivos mais importantes para começarmos a analisar nosso projeto.

Vamos testar nossa aplicação sem mexer em nada, clique com o botão direito do mouse em cima do nome da nossa aplicação, ou seja TesteAndroid e seguida em Run As e Android Application, se o emulador estiver fechado o eclipse abrirá o emulador, ele pode demorar um pouco como disse mais atrás, mas para evitar de ficar abrindo o emulador toda hora, deixe ele aberto, ele atualiza sua aplicação direto no emulador aberto:
Linux: Introdução ao Desenvolvimento Android
Legal né?

Se ele rodou e mostrou a seguinte tela para você, então está tudo pronto para começarmos a desenvolver.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é esse tal de Android?
   2. Começando: Eclipse e AndroiSDK
   3. Plugin ADT e testando o Ambiente de Desenvolvimento
   4. Mãos a obra, uma calculadora simples
   5. Calculadora simples, Layout...
   6. Calculadora simples, Codificação
Outros artigos deste autor

DesktopBSD - opção ao FreeBSD para desktops

Leitura recomendada

JlGui - Java Media Player

Terasology: O Minecraft gratuito e com gráfico realista

Declaração de IRPF 2006 pelo Linux

HrStatus - agilizando a virada do horário de verão

Instalar o Java Development Kit (JDK) 11 no Debian 9

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sonictk em 19/07/2011 - 09:59h

Legal o tutorial.
Gostaria de saber mesmo onde consig Aostila bora para aprender Android, não só uma postila com tutoriais, mas quero algo mais! Sei que existe a documentação e exemplos no site http://developer.android.com/index.html , mas alguem conhece uma apostila ensinado ?

[2] Comentário enviado por hlbomfim em 19/07/2011 - 10:00h

Sensacional o tuto..
muito bom mesmo

[3] Comentário enviado por lestatwa em 19/07/2011 - 11:24h

Artigo introdutorio legal, porém algumas ressalvas:

-Windows Modile o S.O mais usado em smartphones? Mais pesado? MAIS PROGRAMAS? SKYPE?! Da onde pegou esta estatistica???

Tanto IOS quanto Android tem mais mercado do que Windows Phone, em determinados países até o famigerado Symbian se sai melhor.
O Skype que você citou ai, chegou inclusive a abandonar o desenvolvimento para Windows Phone alegando falta de padronização entre as versões....
Tá certo que este é um site voltado ao linux, porém cabe aos usuários um certo nivel, não acha? o WP7 (windows phone 7) esta bem bacana e bem acabado, talvez o unico concorrente a altura do IOS4.

Não estou aqui pra defender a Microsoft, longe disto, porém não sou ignorante. Possuo um Iphone4 e um galaxy 5(android 2.3) para brincar, e amigo... Android precisa comer muito feijão para chegar no nível do IOS ou WP7 alem de filtrar muito mais o Market, pois o mesmo esta cheio de lixo (males de um S.O opensource)...

Se quiser ver algumas estatisticas reais, sem axismo:
http://www.teleco.com.br/smartphone.asp

É isso ai!
Boa sorte na proxima.




[4] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 08:54h

kra, essa tabela da Teleco só mostra um mercado crescente e o Android parece bem favoravel.
A Apple só me ganha como desenvolvedor denovo se melhorar suporte ao Flash, pq aquela SDK deles é porca demais.

A única coisa que me chateou é esses findViewById credo, parece JavaScript ou WinAPI ( double ecahh )

Valew fabiomattes2011 pelo artigo, me reanimou a mecher no Android já que a preguiça me segurava de procurar um emulador.
Vou começar esta semana a porta umas aplicações minhas e ver o resultado.

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 20/07/2011 - 18:13h

rapaz,
tentei aqui mas o eclipse não reconheceu o Android2.2. Quando eu coloquo em 'Android Project' dentro do Eclipse, não aparece nada abaixo de 'Target Name'. Vc tem alguma idéia do que está acontecendo?

[6] Comentário enviado por bitetti em 20/07/2011 - 21:12h

Vai la em Window / Preferences
e no Android aponta o lugar q vc descompactou o SDK

[7] Comentário enviado por tonnytg em 22/07/2011 - 08:04h

Acho muito bom a filosofia e a abrangencia do Android porém, ao ler que o android já liberava aplicativos do market com scripts maliciosos isso me deixou com o pé atrás ainda com ele.

[8] Comentário enviado por DarthVictor em 24/07/2011 - 07:00h

Muito bom. Só uma pergunta, posso programar para Android em C++??

[9] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:53h

Muito massa!!!
Procurei isso a vida toda :P
Vou começar ainda Hoje!!!

[10] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 25/07/2011 - 15:56h

Mas sabe informar se existe algum tipo de incompatibilidade de hardware pois meu pc eh um pouco fraquinho!!!

[11] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:15h

@DarthVictor de uma lida neste link: http://www.mestreandroid.com.br/android-aceita-aplicativos-linguagem-c/

@antonioubuntu é preciso um hardware razoavel para se poder usar o emulador, pois ele é meio pesado.

[12] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 27/07/2011 - 10:31h

lestatwa pelo menos pra mim:

* Windows Mobile inviável para desenvolvimento
* Android ótimo para desenvolviemento

Cada um tem seu modo de pensamento.
Obrigado pelo comentário.

[13] Comentário enviado por bitetti em 28/07/2011 - 17:05h

O suporte a C no Android foi uma implementação show, nesse momento a OGRE esta se adaptando.

Mais alguem ai teve problemas em instalar os pacotes das Sansung ? No meu o emulador ficou 4 vezes maior que a minha tela!

[14] Comentário enviado por removido em 29/07/2011 - 14:03h

Não acho o Windows Mobile inviável para desenvolvimento.
Programo aplicações para ele e ainda tem um mercado principalmente corporativo grande.

MAS cada um tem sua opnião.

[15] Comentário enviado por leandrogigant em 31/07/2011 - 11:16h

Artigo show de bola!
Melhor impossível!
Valeu por compartilhar a ideia amigo!

abraço

[16] Comentário enviado por bruno.magno em 05/08/2011 - 12:28h

Muito interessante esse artigo, não sou desenvolvedor mas gosto de conhecer o funcionamento de sistemas.

[17] Comentário enviado por victorf.braga em 10/08/2011 - 10:33h

Eu fiz todos os procedimentos estava ocorrendo tudo certo , no entando até eu tentar criar o projeto houve um problema, no campo build target não ficou disponivel para eu selecionar android 2.2 , será que alguem pode me ajudar ? o plugin adt eu fiz a instalação online . obg.

Resolvido em eclipse Window - Preferences - Android - era necessario aporntar a pasta android.

[18] Comentário enviado por andrezc em 27/08/2011 - 13:51h

Ótimo artigo.

Parabéns.

[19] Comentário enviado por lipe link em 23/10/2011 - 15:34h

Olá amigos!

Muito bom o tutorial!
Eu já o havia encontrado há um tempo atrás. Tinha instalado o IDE com os plugins e tudo estava funcionando perfeitamente, já tinha até começado a desenvolver alguns pequenos testes.

Porém, após eu atualizar meu Ubuntu do 11.04 para 11.10, o plugin simplesmente sumiu do meu Eclipse!
Já pesquisei em vários sites em busca de uma solução, já desinstalei o Eclipse e instalei de novo, mas nada adianta...

Alguem sabe o que pode estar causando o problema?

desde ja obrigado!

[20] Comentário enviado por aprendiz_ce em 05/01/2012 - 13:38h

Olá Fabio,

Muito boa a sua iniciativa. O seu artigo me caiu como uma luva, pois eu estava exatamente a procura de algum material sobre o Android e nunca encontrava nada como o seu, ou seja, simples e objetivo. Segui as suas colocações a risca e deu tudo certinho, fiz até as outras funções da calculadora e ficou show de bola.

Parabéns pelo artigo!

Forte abraço.







[21] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 30/01/2012 - 21:19h

@ aprendiz_ce que bom que gostou, muito obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts