Instalando scanner HP PSC 1500 series e outros no Debian Etch

Achei na Internet um fórum em espanhol que propunha a solução de como instalar vários dispositivos da HP de forma simples e utilizando todos os recursos, como o fórum está em espanhol, irei explicar o procedimento no artigo a seguir.

[ Hits: 20.887 ]

Por: Cleber Rocha em 31/10/2007 | Blog: http://ideiasetecnologias.blogspot.com.br/


Introdução



Para conferir a fonte em espanhol, veja:

Pacotes necessários

Em distribuições like-Debian é particularmente fácil obter os pacotes, basta seguir o caminho de sempre, dando apt-get install nome-do-pacote , para quem não usa Debian é um pouco mais complicado, porém funciona da mesma maneira, nós iremos precisar de:
  • CUPS
  • hplip
  • hplip-data
  • xsane

Como disse, no Debian e similares é bem mais fácil, mas para quem não usa Debian, aí vão os links onde estes pacotes podem ser encontrados:

CUPS
ftp://ftp.ece.cornell.edu/pub/.sunlab/cups.tar.gz

XSane
http://www.xsane.org/

hplip
http://hplip.sourceforge.net/index.html

A maioria das distribuições já possuem estes pacotes, por isso não vamos perder tempo explicando como instalar desde o fonte.

Instalação

Partindo do princípio que estamos utilizando o Debian basta fazer o seguinte:

# apt-get install xsane hplip hplip-data

Não é necessário configurar a impressora previamente no CUPS, o próprio programa tem um utilitário de configuração que fará isso, veja a imagem:



Nesta primeira etapa ele pergunta qual é o tipo de dispositivo, se o multi-funcional estiver instalado localmente via usb, basta marcar usb, daí ele ira listar os dispositivos HP no seu computador, conforme figura abaixo.



Marque o dispositivo desejado e clique em next, após esta etapa ainda haverão algumas telas de configuração, basta usar o já tradicional método NNF( Next, Next, Finish) e o dispositivo já estará instalado; vale lembrar que durante todo o processo o dispositivo deverá estar conectado e ligado.

Recursos

Se correr tudo bem e você estiver utilizando o KDE, será criado um ícone no menu K dentro da guia configuração com o nome de "HPLIP Toolbox Printer Toolbox", é lá que acionaremos o scanner e outros recursos, conforme mostrado abaixo:



Uma das coisas mais legais é que até o medidor de nível de tinta funciona, a imagem abaixo é um screenshot tirado logo após a instalação e mostra o nível de tinta real que eu possuía naquele momento:



O HPLIP também faz integração direta com o xsane, basta para isso pressionar o botão scan e o xsane abre automaticamente.



Bem pessoal, espero que este artigo tenha sido útil, até a próxima.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Debian Lenny - DHCP3-server + Bind9 adicionando máquinas automaticamente

Leitura recomendada

BIOS, barramentos e dispositivos

Configurando uma multi-funcional HP 1315 no Slackware 10.2

Claro 3G - Insigne Momentum 5.0

Configurando impressora HP692C no Slackware

Como instalar sua placa de vídeo ATI no Fedora Core 6

  
Comentários
[1] Comentário enviado por tenchi em 31/10/2007 - 14:25h

Ah, legal. Eu já utilizava o hplip+um multifuncional HP e funciona muito bem ;-)
Já que você é usuário do KDE, há uma solução legal baseada no sane, mas com interface QT. Chama-se kooka. Ele faz parte do KDE3, mas será removido da versão 4 do mesmo. Ele será integrado à biblioteca básica do KDE.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts