Instalando GTA V no Fedora com placas Nvidia

Nesse artigo farei um guia de instalação do GTA V no Fedora 29 usando a tecnologia Steam Play, que baseia-se em uma tecnologia chamada Proton, uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com jogos para Windows.

[ Hits: 10.011 ]

Por: Rogerio Leiro Fontan em 29/03/2019 | Blog: https://rlfontan.wordpress.com/


Instalação do driver e da Steam



Um dos primeiros passos desse tutorial é a instalação do próprio driver da Nvidia, mas antes disso, é preciso fazer algo muito importante: você precisa se certificar que está numa sessão usando GNOME com Xorg, e não Wayland. Para isso precisamos encerrar a sessão do ambiente gráfico do Fedora, desse modo certifique-se de não ter nada importante aberto no seu sistema que você não tenha salvo, antes de fazer o que vou te explicar agora.

Você deve ir no canto superior direito da sua área de trabalho virtual, clicar na setinha lá disposta, clicar no seu nome, depois clicar em "Encerrar a sessão". Veja se essa captura de tela pode te ajudar a entender:
Agora você se encontrará no gerenciador de login do GNOME, e então deve clicar no seu nome para fazer o login, mas antes de fazer o login deve clicar numa engrenagem ao lado do botão escrito "Entrar" e escolher a opção "GNOME sobre Xorg", tal como nessa captura de tela:
Se você tiver algum problema ao encerrar a sessão, outra forma óbvia de acessar o gerenciador de login é reiniciando o computador, que pedirá sua senha antes de logar, caso você não tenha habilitado login automático.

Bom, uma vez selecionado o Gnome sobre Xorg no gerenciador de login, ele terá memorizado sua escolha do Xorg ao invés do Wayland, nos fornecendo o cenário que queremos para a instalação do driver da Nvidia.

Para a instalação do driver precisaremos habilitar os repositórios free (livre) e non-free (não-livre) de um repositório que tem a confiança da galera do Fedora, o RPMFusion. Para isso abra um aplicativo de terminal e copie e cole o seguinte comando:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Digite a senha de administrador e pressione Enter, note que, quando você estiver digitando a senha em resposta ao comando sudo, ela não aparecerá visualmente no terminal, mas está sim sendo recebida pelo terminal, portanto fique tranquilo, digite e aperte Enter.

Depois disso execute o seguinte comando:

sudo dnf update

E pronto, carregamos os novos repositórios que precisávamos.

Observação relativa à segurança: iremos instalar coisas através do terminal via esse repositório, e eventualmente, na primeira instalação de um programa dos repositórios do RPM Fusion, o terminal pode pedir para verificar a impressão digital de um deles, e vai exibir para você uma impressão digital e o repositório ao qual ela pertence. O site para você comparar a impressão digital pode ser acessado clicando aqui, de maneira que, observe, os repositórios RPM Fusion Free e o Non-free possuem chaves diferentes, e a lista do site que passei, exibe chaves de diversas versões do Fedora, desse modo, compare com a versão certa. Destaco, entretanto, que muito dificilmente haverá algum problema com essas chaves.

Continuando com nosso passo a passo, instalaremos agora a Steam:

sudo dnf install steam

Agora instale o driver da NVIDIA bem como suporte para cuda/nvdec/nvenc:

sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia akmod-nvidia
sudo dnf install xorg-x11-drv-nvidia-cuda
dnf update -y

Então reinicie o computador e me encontre na próxima página ;).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação e avisos
   2. Instalação do driver e da Steam
   3. Instalação, configuração e ajustes
Outros artigos deste autor

Mageia 6 - 6 dicas de pós-instalação

Leitura recomendada

Emulando o saudoso jogo ELITE em seu Linux

Como instalar o Doom1 e 2 no Linux

Jogando Playstation no Linux

Desenvolvimento de jogos com Monogame e Monodevelop

Conheça o Project Bossanova

  
Comentários
[1] Comentário enviado por edivandjs em 29/03/2019 - 19:16h

Ótimo artigo!

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.

[2] Comentário enviado por RLFontan em 29/03/2019 - 19:26h


[1] Comentário enviado por edivandjs em 29/03/2019 - 19:16h

Ótimo artigo!

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.


Valeu edivandjs! E obrigado pelo apoio com a moderação!

[3] Comentário enviado por danniel-lara em 01/04/2019 - 15:40h


Parabéns pelo Artigo , GTA é o único jogo que não consigo jogar sério , eu ligo o *oda-se , é muito divertido
sempre quero achar um jeito de fugir da polícia com 5 estrelas

[4] Comentário enviado por Harleyhy em 27/04/2019 - 14:12h

Excelente artigo irmão!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts