Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung

Instalação dual boot em notebook Samsung Essentials E30 com Windows 10 mais Lubuntu 16.04.

[ Hits: 4.521 ]

Por: Fernando T. Da Silva em 25/03/2019 | Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/


Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung



A instalação foi realizada em um notebook Samsung Essentials E30 com cpu Intel Core i3 7020U e Placa de Vídeo Intel HD Graphics 620 (Compartilhada), Tela de 15.6" Full HD LED com Windows 10, onde todo hardware é 100% compatível com Linux, ou seja, placa de rede cabeada, placa de rede Wi-Fi, Bluetooth, placa de som e webcam.

A referência completa para o Samsung Essentials E30 utilizado aqui é NP350XAA-KF3BR, lembrando que existem várias versões do E 30 sempre mudando alguma coisa entre elas como cpu, tela, memória, tamanho do disco, podendo até as placas de rede física, Wi-Fi e som serem diferentes além de possuir placa de vídeo híbrida, ter ou não ter Bluetooth, o que poderá neste caso alguma coisa não ser compatível com Linux.

A disto Linux utilizada para instalação foi o Lubuntu 16.04.6 64 bits, que reconheceu todo o hardware rodando via live pendrive, sendo a mesma coisa depois de instalada no HD.

Como o notebook é novo, optei em preservar o Windows 10 para efeito de não perder garantia do equipamento, embora que alguns fabricantes dizem que não perde a garantia, mas neste caso não darão nenhum suporte a outro sistema operacional diferente da instalação de fábrica (a garantia é sobre o hardware e não sobre o software instalado neste caso).

Antes de instalar o Linux para fazer um dual boot com Windows 10, pesquisei muito na Internet sobre o assunto e alguns tinham que alterar de 2 a 4 opções na bios, sendo que estas opções variam muito de nomes de uma marca para outra e de modelo também, pois esta é a minha primeira instalação em um notebook com UEFI e Secure Boot e tinha que dar certo de primeira.

Advertência

Faça o procedimento abaixo por sua conta e risco, pois uma das leis Murphy é: "Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível".

Procedimentos antes da instalação

Para fazer dual boot com Linux, faça estes procedimentos no Windows 10 antes:

1. Desativar Ligar inicialização rápida do Windows

Acesse Aplicativos/Painel de Controle/Opções de energia, clique em "Escolher função do botão de energia". Clique em Alterar configurações não disponíveis no momento, para liberar os itens de Configurações do desligamento.

Desmarque a opção "Ligar inicialização rápida", depois clique no botão Salvar alterações.

Pronto, agora quando você reiniciar o computador para entrar no Linux a partição Windows será montada automaticamente com acesso de leitura/escrita se a mesma estiver configurada para isto no Linux.

IMPORTANTE: com o procedimento feito acima você poderá gravar arquivos normalmente na partição Windows toda vez que utilizar o Linux sem problemas, mas se no Linux você colocar o computador para Suspender/Hibernação apenas uma única vez, você não terá mais acesso a gravação na partição Windows e a mesma não será mais montada automaticamente pelo Linux devido ao status do arquivo de hibernação que será detectado pelo Linux (da minha experiência em dual boot usando Windows 8.1 com Linux em um micro desktop).

A solução definitiva onde você poderá colocar o computador em modo suspenso ou hibernado pelo Linux sem afetar a gravação de arquivos na partição Windows é:

Clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha o item PowerShell (Admin), depois no prompt de comando digite os comandos abaixo:
  • powercfg -h off :: (tecle Enter) serve para desativar arquivo de hibernação
  • powercfg -h on :: (tecle Enter) serve para ativar o arquivo de hibernação caso desejar tê-lo de volta

Ao digitar o comando "powercfg -h off" o arquivo de hibernação é desligado na hora, não sendo preciso reiniciar o Windows para entrar em efeito e você terá acesso à partição Windows pelo Linux, podendo a mesma ser montada como leitura e escrita normalmente agora.

NOTA: ao desligar o arquivo de hibernação com o comando "powercfg -h off", a opção "Ligar inicialização rápida" em "Configurações de desligamento" no Painel de Controle (Hardware e Sons/Opções de energia/Alterar funcionamento dos botões de energia) desaparecerá, sendo que ela somente aparecerá de volta quando você ligar a hibernação com o comando "powercfg -h on".

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação do Linux em dual boot com Windows 10 em notebook Samsung
   2. Criando o pendrive de boot no Linux
Outros artigos deste autor

Aprendendo a utilizar o Window Maker

Instalando o MEO Cloud em qualquer distro GNU/Linux

Cryptkeeper - Transportando arquivos com segurança no pendrive

Imprima onde estiver com Google Cloud Print

Chromecast - Upgrade de sua TV LED sem Wi-Fi

Leitura recomendada

Instalando driver nVidia GeForce em notebook Acer Aspire rodando Ubuntu Linux v10.10

Utilizando PICkit 2 no GNU/Linux

Instalando a placa wireless realtek 8187B no Debian e derivados

Comparando desempenho de distros, arquiteturas ou ambientes gráficos - Método universal

Drivers NVIDIA (receita de bolo)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lcom23 em 02/04/2019 - 11:14h

A instalação em Dual Boot requer mais atenção que uma instalação comum.
Parabéns pelo tutorial, bem completo e explicado. Inclusive pela explicação de configuração do BIOS/UEFI.





Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts