Um
DNS é um servidor de nomes de domínio (
Domain Name Server) e é também a denominação do protocolo. O DNS é o servidor que resolve nomes de domínio, ou seja, ele transforma o domínio www.algumacoisa.com.br em um endereço IP para que os roteadores, grosso modo, possam encontrar o servidor Web e "trazer" o site procurado. E, também, faz a resolução inversa, de endereços IPs para domínios.
Vislumbre o DNS como um gigantesco banco de dados, tipo uma lista telefônica. Nas antigas listas telefônicas quando você queria o número de telefone de uma determinada pessoa, você procurava nela. Mas imagine ter que procurar em uma lista com 500 milhões de endereços, pois este é o número aproximado de sites existentes no mundo atualmente.
Para facilitar essa procura foi criado o serviço de DNS. Uma máquina com um software faz isso para nós, humanos.
Um DNS é um sistema hierárquico em árvore invertida. Tem como origem o ponto (".") e, a partir daí, os domínios e, abaixo deles, os subdomínios.

Figura 1 - Representação da árvore de DNS. Fonte: o próprio autor.
Um servidor DNS é uma máquina, um computador com um software instalado e configurado para fazer a resolução (tradução) de nomes de domínio.
Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a internet não funcionaria. E em alguns países foram instaladas réplicas desses servidores raízes, no Brasil temos duas réplicas, uma em São Paulo e outra no Rio Grande do Sul.
Deixo aqui esse link:
Sobre o ISC
"O
ISC foi fundado em 1993 com o intuito de desenvolver e publicar implementações de referência com alta qualidade dos principais protocolos Internet incluindo DNS e DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). A implementação DNS do ISC, chamada BIND, foi originalmente desenvolvida na Universidade de Berkeley como parte do sistema BSD (Berkeley Software Distribution) e desde então tem sido completamente reescrito no ISC. A maioria dos servidores DNS na internet utilizam o BIND ou um software derivado do BIND. Atualmente, existem apenas 13 servidores raiz, de A a M, no mundo. O ISC opera e mantém o servidor F-root. A implementação referência do ISC para DHCP é o padrão de fato para todos os sistemas UNIX e suas variações incluindo Linux e BSD." Fonte:
http://registro.br/anuncios/20030820.html
Um DNS melhora substancialmente a navegação. Para se ter uma ideia, após a implantação dessa nova réplica no Brasil, uma rede conectada ao PTT (Ponto de Troca de Tráfego) de Porto Alegre realizava o procedimento de consulta ao DNS em 100 milissegundos e passou a realizar o mesmo procedimento em menos de 10 milissegundos. O DNS ajuda a diminuir o tempo de acesso aos sites, mas a navegabilidade e o download do conteúdo, por exemplo, ainda dependem da qualidade da banda larga.
Um DNS interno também melhora substancialmente a navegação para uma rede interna.