Hardmodem PCI US Robotics

Esse artigo tem por objetivo explicar a configuração de hardmodens US Robotics PCI (sem jumpers) no Linux.

[ Hits: 15.615 ]

Por: Ruy Minoru Ito Takata em 09/06/2004


Introdução



Tenho um modem USRobotics modelo 2976 PCI e quando iniciei em Linux tive muita dificuldade para fazê-lo funcionar e hoje vejo que muitos usuários têm a mesma dificuldade.

Esse artigo tem por objetivo explicar como instalar hardmodem USRobotics PCI (que são 3: o 2976, o 2977 e o 5610) no Linux. Esses são os hardmodens da US Robotics que não têm jumpers. Os modens com jumpers são mais fáceis de configurar, é só definir a IRQ e a porta COM pelos jumpers e colocar para discar na porta especificada.

Se seu modem já está instalado e você vai instalar o Slackware é fácil, você só precisa definir seu modem em ttyS4 durante a instalação e depois de instalado o Linux, configurar a conexão com o pppsetup.

Mas se você não usa Slackware ou então já tem o Slackware instalado, o procedimento é outro.

Primeiramente, visualize o arquivo /proc/pci para ver onde seu modem está instalado:

# less /proc/pci

O meu é o 2976, mas aparece como 5610. Não me lembro exatamente como aparece tudo, mas terá algo como Serial Controler US Robotics. Veja em qual IRQ ele está instalado.

Depois disso você precisa definir em qual dispositivo serial ele funcionará. Eu prefiro criar um com o comando:

# MAKEDEV ttyS4

(em maiúsculo mesmo, e isso dentro do diretório /dev). Depois defina que seu modem irá funcionar nesse dispositivo com o comando:

# setserial /dev/ttyS4 irq <irq_do_seu_modem> uart 16550A

Para ter certeza de que funcionou de

# setserial /dev/ttyS4

Para visualizar as configurações você pode colocar o parâmetro de I/O também, mas normalmente não é necessário. O comando seria:

# setserial /dev/ttyS4 irq <irq_do_modem> port <porta_do_modem> uart 16550A

Depois disso é só configurar a conexão. Normalmente é o ppsetup, pppconfig ou algo parecido, depende da distribuição. Pode ser com o kppp também. Se você criou um dispositivo com o MAKEDEV, provavelmente ele não aparecerá no kppp e será necessário modificar o /dev/modem para apontar para o ttyS4. Em /dev execute:

# rm modem
# ln -s /dev/modem /dev/ttyS4


Já testei isso com o Debian, com o Kurumin e com o Slackware e funcionou nos três. O Red Hat detecta esses modens sozinho.

Com isso, muito provavelmente seu hardmodem US Robotics irá funcionar no Linux.

Espero ter contribuído com a comunidade.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Utilizar cabo de dados USB LG MG105 (Vibecam) no Linux

Placa wireless broadcom com o driver BCM4310

Configurando o scanner Epson Perfection 610 USB

Webcam Genius no Linux - Slackware

Aplicação Open Source acelera aplicações na WAN (reportagem)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ivandourado em 09/06/2004 - 23:28h

Eu ja tive uma máquina com um hardmodem u.s.robotics (na verdade era ISA e não PCI) e não tive dificuldades em instalá-lo já com a distro instalada. É claro que uso mandrake. Acho ótimo a idéia de ajudar quem vem atrás a não quebrar a cabeça. Mas deixo aqui uma pergunta não só para o Ruy como para muitos da comunidade vol: Vcs já repararam que há uma tendência extremamente grande para explicações de funcionalidades direcionadas ao Slack e nada para outras distros? Será que usuários mais básicos de linux não acessam o vol em busca de luz no fim do túnel também?

[2] Comentário enviado por fabarf em 10/06/2004 - 16:12h

Valew...Pelo artigo...tenho um 2977 e tive que aprender a instalá-lo na marra...acretido que este artigo vai evitar que mt gente...passe pelo sufoco q passamos... :-)

[3] Comentário enviado por jmarques em 12/06/2004 - 12:31h

Bom e quando o modem não esta instalado? Quero dizer não aparece na lista de PCI o que devo fazer?

[4] Comentário enviado por luispaulo em 13/06/2004 - 01:35h

gostaria de sugerir o site

www.linmodems.org

Vale uma visita detalhada.

[5] Comentário enviado por jluizmelo em 13/06/2004 - 12:16h

Boa esta dica,eu uso uma outra do Andrew Comech do departamento de Matematica da SUNY em Stony Brook 11794 em NY para meu modem usr 2976 oem (5610 no linux) e que tambem funciona.
# cat /proc/pci
Vão ser listadas informações sobre seu modem,anote o I/O (0xb00 ou 0xd00) e a IRQ .
# cd /dev; test -c ttySx || ./MAKEDEV ttySx; chmod 666 /dev/ttySx
#setserial /dev/ttySx uart 16550A port 0xbc00 irq xx baud_base 115200 spd_vhi skip_test
ln -sf /dev/ttySx /dev/modem
Onde voce percebe que deixei um espaço,mentenha este espaço (um toque da tecla "Space" , algumas distros retornam algo como "comando inexistente para "setserial" não esquente com isto, o x em ttySx é a porta onde deve estar seu modem 2976 pci, entre ttyS4 e ttyS7 os modens ISA usam de ttyS0 a ttyS3 , port 0xbc00 e irq devem ser preenchidos com os valores encontrados em #cat /proc/pci.
Boa sorte com este script,ele é otimo para modens usr 2976,2977 etc.

[6] Comentário enviado por paykel em 06/08/2004 - 10:46h

Bom acho que você não vai conseguir instalar este tipo de modem US Robotics, por que obtive um conhececimento de um site que nenhuma versão do Linux aceita modens desta marca. se alguém conseguir me mande um e-mail aguardo.

[7] Comentário enviado por erhnamdjinm em 06/08/2004 - 12:04h

O problemas com modens USRobotics são os winmodens, que realmente não podem ser instalados no Linux. Inclusive já ouvi falar que há um prêmio para quem conseguir fazê-los funcionar. Mas quanto aos Hardmodens, não há problemas. O meu é hardmodem e funciona no Slackware, e também já fiz ele funcionar o Debian, no Kurumin, no Conectiva e no RedHat

[8] Comentário enviado por Mr.Hunter em 13/01/2005 - 15:16h

Usei a dica do ErhnamDjinm (Muito boa essa dica) e meu modem que é um 5610 funcionou perfeitamente, só que quando eu reinicio o micro tenho que executar a dica novamente. Se alguem poder me ajudar, agradeço desde já! Valeu!

Obs: Eu uso Conectiva 10

[9] Comentário enviado por rodms em 18/07/2006 - 01:08h

Me arrependo profundamente de ter instalado o linux no meu pc (kalango 3.2), essa porcaria não aceita o modem us robotics voice win 1806, já tentei todo tipo de dicas e nada funciona, o windows pode até ser uma bela porcaria mas ao menos aceita quase qualquer modem, e essa droga de linux não funciona nada.

[10] Comentário enviado por erhnamdjinm em 18/07/2006 - 07:47h

O problema não é o Linux, e sim os fabricantes de harware que ainda não oferecem suporte à um sistema operacional que cresce muito a cada dia. Por isso ainda temos esse problema. Se queremos usar Linux, temos que comprar hardware compatível com Linux. http://www.linux.org/vendor/hardware/index.html
Mas foi por falta que driver para hardware que Richard Stalman iniciou o projeto Software Livre. Nós somos da área de informática, nós somos responsáveis por isso. Se um software, um driver precisa ser desenvolvido, é nossa missão, e não de advogados, médicos, economistas, etc.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts