Guia de Programação em C/GTK 2 - Construindo uma Calculadora Completa

Neste guia, você aprenderá os princípios básicos de GTK, como posicionar os elementos na interface e entender a teoria de sinais. Ao longo do guia, iremos construir uma calculadora completa em C/GTK 2 com botões numéricos, entrada para texto, cálculos com valores flutuantes e negativos, múltiplos operadores e muito mais.

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Por: Mateus Moutinho em 17/03/2020


Construindo a Interface - Parte 2: Entendendo a estrutura de tabelas



Criando o Design da Interface

Existem vários jeitos de posicionar elementos em GTK, como Caixas, Grids e Tabelas. Escolheremos a tabela, por que de todos eles, acredito ser a mais fácil de entender.

A tabela funciona da seguinte maneira, quando a função "gtk_table_new (x, y, TRUE );" é chamada, o programa divide a interface em um número de X linhas e de Y colunas, sendo possível posicionar os elementos na interface de acordo om os pontos iniciais e finais das linhas e colunas, respectivamente (se você já editou imagens, vai ser moleza entender).

Se declararmos "gtk_table_new (3, 3 , TRUE);", estamos dizendo para ele dividir a interface em 4 linhas e 4 colunas. Sim, você leu certo, "(3 , 3 )" são 4 linhas e 4 colunas. Porque devemos lembrar que o 0 é o primeiro número, o 1 é o segundo, o 2 é o terceiro e assim por diante. Portanto, a primeira linha/Coluna é a 0.

Veja o exemplo gráfico de um programa feito a partir de uma tabela de 3 x 5:
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Inserindo Elementos na Interface

Para inserirmos elementos na interface, devemos empacotar estes elementos dentro de nossa tabela através da função: "gtk_table_attach_defaults" e passar como argumentos 4 números, sendo eles:
  1. O lado esquerdo da coluna.
  2. O lado direito da coluna.
  3. O lado inicial da linha.
  4. O lado final da linha.

Veja o exemplo abaixo do empacotamento do botão "Teste":
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Planejando a Interface

Para que seu software não saia feio, ou desproporcional, é fundamental que antes de qualquer linha de código, você faça todo o desenho de sua interface, para entender e planejar como ela ficará antes de começar a redigir seu código.
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Fazendo a tabela da nossa interface, ela ficaria com as seguintes medidas, observe o desenho a baixo:
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Espero que com está página, tenha entendido todo o sistema de tabelas em GTK. Na próxima página iremos colocar a mão na massa e fazer o código completo da interface.

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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Construindo a Interface - Parte 1: Criando a Janela
   3. Construindo a Interface - Parte 2: Entendendo a estrutura de tabelas
   4. Construindo a Interface - Parte 3: Redigindo o código da interface
   5. Entendendo a Teoria de Sinais GTK
   6. Entendendo o Funcionamento do Programa
   7. Conectando os Botões
   8. Construindo as Funções - Finalizando o Programa
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Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 17/03/2020 - 00:10h

Ótimo trabalho, parabéns!

[2] Comentário enviado por mateusmoutinho em 17/03/2020 - 01:29h

opa muito obrigado amigo , logo menos publicarei vários conteúdos sobre programação em C e C++


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