Guia de Programação em C/GTK 2 - Construindo uma Calculadora Completa

Neste guia, você aprenderá os princípios básicos de GTK, como posicionar os elementos na interface e entender a teoria de sinais. Ao longo do guia, iremos construir uma calculadora completa em C/GTK 2 com botões numéricos, entrada para texto, cálculos com valores flutuantes e negativos, múltiplos operadores e muito mais.

[ Hits: 11.529 ]

Por: Mateus Moutinho em 17/03/2020


Construindo a Interface - Parte 2: Entendendo a estrutura de tabelas



Criando o Design da Interface

Existem vários jeitos de posicionar elementos em GTK, como Caixas, Grids e Tabelas. Escolheremos a tabela, por que de todos eles, acredito ser a mais fácil de entender.

A tabela funciona da seguinte maneira, quando a função "gtk_table_new (x, y, TRUE );" é chamada, o programa divide a interface em um número de X linhas e de Y colunas, sendo possível posicionar os elementos na interface de acordo om os pontos iniciais e finais das linhas e colunas, respectivamente (se você já editou imagens, vai ser moleza entender).

Se declararmos "gtk_table_new (3, 3 , TRUE);", estamos dizendo para ele dividir a interface em 4 linhas e 4 colunas. Sim, você leu certo, "(3 , 3 )" são 4 linhas e 4 colunas. Porque devemos lembrar que o 0 é o primeiro número, o 1 é o segundo, o 2 é o terceiro e assim por diante. Portanto, a primeira linha/Coluna é a 0.

Veja o exemplo gráfico de um programa feito a partir de uma tabela de 3 x 5:
Linux: Guia de Programação em C / GTK 2 (Construindo uma Calculadora Completa)

Inserindo Elementos na Interface

Para inserirmos elementos na interface, devemos empacotar estes elementos dentro de nossa tabela através da função: "gtk_table_attach_defaults" e passar como argumentos 4 números, sendo eles:
  1. O lado esquerdo da coluna.
  2. O lado direito da coluna.
  3. O lado inicial da linha.
  4. O lado final da linha.

Veja o exemplo abaixo do empacotamento do botão "Teste":
Linux: Guia de Programação em C / GTK 2 (Construindo uma Calculadora Completa)

Planejando a Interface

Para que seu software não saia feio, ou desproporcional, é fundamental que antes de qualquer linha de código, você faça todo o desenho de sua interface, para entender e planejar como ela ficará antes de começar a redigir seu código.
Linux: Guia de Programação em C / GTK 2 (Construindo uma Calculadora Completa)

Fazendo a tabela da nossa interface, ela ficaria com as seguintes medidas, observe o desenho a baixo:
Linux: Guia de Programação em C / GTK 2 (Construindo uma Calculadora Completa)
Espero que com está página, tenha entendido todo o sistema de tabelas em GTK. Na próxima página iremos colocar a mão na massa e fazer o código completo da interface.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Construindo a Interface - Parte 1: Criando a Janela
   3. Construindo a Interface - Parte 2: Entendendo a estrutura de tabelas
   4. Construindo a Interface - Parte 3: Redigindo o código da interface
   5. Entendendo a Teoria de Sinais GTK
   6. Entendendo o Funcionamento do Programa
   7. Conectando os Botões
   8. Construindo as Funções - Finalizando o Programa
Outros artigos deste autor

DoTheWorld - Biblioteca completa para manipulação de Arquivos e Pastas em C

Leitura recomendada

Análise dos Métodos de Ordenação usados em Algoritmos Computacionais

Otimização de algoritmos

Dicas para aprender programação

Tutorial SDL

Linguagem C - Árvores Binárias

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 17/03/2020 - 00:10h

Ótimo trabalho, parabéns!

[2] Comentário enviado por mateusmoutinho em 17/03/2020 - 01:29h

opa muito obrigado amigo , logo menos publicarei vários conteúdos sobre programação em C e C++

[3] Comentário enviado por hiperjohn em 28/03/2020 - 19:49h

Mateus, gostei muito do tutorial. Parabéns!

Gostaria de sugerir, caso fosse possível, que vc faça um tutorial sobre como utilizar o Glade para criar a interface gráfica.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

[4] Comentário enviado por mateusmoutinho em 29/03/2020 - 22:00h


[3] Comentário enviado por hiperjohn em 28/03/2020 - 19:49h

Mateus, gostei muito do tutorial. Parabéns!

Gostaria de sugerir, caso fosse possível, que vc faça um tutorial sobre como utilizar o Glade para criar a interface gráfica.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento!


Opa amigo , futuramente posso fazer sim , mas se me permite vou dar te dar uma sugestão, o glade é um ótimo facilitador , porém com ele dificilmente você entenderá a essencia de como funciona a lógica por trás do gtk , então recomendo que para começar estude GTK puro, mas sim irei fazer tutoriais usando o glade sim

[5] Comentário enviado por matheusxreis em 23/09/2021 - 00:50h

Ufa! É extremamente difícil de encontrar bom conteúdo sobre na net. Muito feliz de ter encontrado esse guia aqui.

MUITO obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts