Git - Ciclo básico de trabalho

Resolvi escrever este tutorial para tentar preencher uma lacuna no ensino sobre o sistema de controle de versão distribuído Git, que é um simples e objetivo passo a passo do ciclo básico de trabalho no dia a dia.

[ Hits: 16.608 ]

Por: Claudio Rocha de Jesus em 09/07/2012


Clonando o repositório na estação de trabalho Windows



Agora vá para a estação de trabalho, não ensinarei como se faz isso, na seção de links tem sites que fazem isso muito bem.

1. Abra o Git bash, console do MinGW, similar à console do GNU/Linux no Windows. Navegue até o diretório onde deseja gerenciar os seus projetos (o MinGW já abre dentro do diretório home do usuário logado no Windows) e digite:

git clone ssh://administrador@192.168.100.2:/srv/git/zambo zambo

No Git, diferente do SVN, o processo de criar uma cópia local do projeto é chamado de "clonar o projeto", fazer checkout é uma coisa totalmente diferente.

No comando acima, está se fazendo um clone do projeto que está no servidor 192.168.100.2, no diretório criado anteriormente (srv/git/zambo), conectando-se através do protocolo SSH, e já informando o nome do usuário (neste caso administrador), o último parâmetro é o nome do diretório local onde será criado o repositório local.

2. Crie um arquivo de teste:

# touch TODO.txt

3. Adicione o arquivo no projeto:

# git add TODO.txt

4- Faça commit da alteração:

# git commit -m "Criado novo arquivo"

* Outra ressalva deve ser feita aqui, o Git possui uma área chamada de intermediária, então, qualquer alteração nos arquivos do projeto deve ser sucedido por um git add e depois um git commit.

Para pular o passo do "git add", pode-se utilizar um atalho, utilize o comando:

# git commit -a -m "Criado novo arquivo"

O parâmetro "-a" faz a vez do "git add". É outra diferença importante em relação ao SVN.

5. Agora deve-se subir as alterações para o servidor de integração:

# git push origin master

O comando git push envia as alterações para o servidor de integração remoto, o parâmetro "origin" é o servidor de integração remoto e "master" é o repositório local.

E por fim, para verificar se algum outro desenvolvedor subiu alguma alteração para o servidor de integração, execute:

# git pull

Comando similar ao SVN Update.

Como o Git se trata de um sistema de controle de versão distribuído, a forma de trabalho é bem diferente. Ao fazer "add" e "commit" deve-se ressaltar que se está adicionando as alterações e fazendo commit no repositório local, e deve-se sincronizar as alterações do repositório local com o servidor de integração.

E é possível também fazer sincronização (pull, push) com outras estações de trabalho de outros desenvolvedores, sem depender de um servidor de integração.

Aparentemente é mais trabalhoso que o SVN, porque executa-se mais passos para atingir o mesmo objetivo. Para ajudar na produção, é possível instalar na estação Windows o TortoiseGit, que deixa à disposição no menu de contexto do Windows Explorer os comandos do Git, o que facilita bastante.

Isto é somente o básico para começar, ainda tem que fazer merge, gerenciar conflitos, fazer branches e tags. Mas estas coisas ainda vou aprender também.

Espero ter cumprido meu objetivo.

Bibliografia



Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Criando repositório no servidor GNU/Linux
   2. Clonando o repositório na estação de trabalho Windows
Outros artigos deste autor

Implantação de um Sistema de Workgroup Open Source

Conversão da base de dados do Cyrus IMAP no Debian

Compilando o Mono 2.2 no Ubuntu 8.10

Leitura recomendada

SSHFS no CentOS, Slackware e Windows - Simples e rápido

Utilizando atributos em partições ReiserFS

Lendo partições Linux no Windows

Desvendando os filesystems

Submount - Solução de montagem automática de volumes em kernel 2.6

  
Comentários
[1] Comentário enviado por denommus em 09/07/2012 - 11:07h

Acho que seria recomendável ajudar a traduzir o Pro Git, o melhor livro de git, escrito e mantido pela comunidade: http://git-scm.com/book

O repositório do progit: https://github.com/progit/progit

[2] Comentário enviado por crochadejesus em 10/07/2012 - 10:22h

Eu até que gostaria, e já pensei nisso, mas meu inglês ainda é só para leitura.
Aprendi muito neste livro, recomendo.

[3] Comentário enviado por albfneto em 10/07/2012 - 15:10h

eu gostei muito do tutorial. Eu uso Git bastante no Sabayon e no gentoo e funtoo. Distros baseadas no Gentoo usam.
há poucos tutoriais de Git em português.
parabéns pelo artigo.


Contribuir com comentário