Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux

Este artigo tem como objetivo explicar de forma rápida e prática como funciona o gerenciamento de pacotes na distribuição Mandriva Linux. Tanto usuários novatos como os vindos de outras distros poderão facilmente gerenciar os seus pacotes no Mandriva Linux.

[ Hits: 60.379 ]

Por: Douglas Tabajara em 18/05/2006


Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux - Parte 3



Manual básico do uRPMi (User RPM)


O uRPMi é a ferramenta de instalação e manutenção de pacotes oficial do Mandriva Linux. Ele foi introduzido no Mandrake Linux 7.0 e a opção de instalar a partir de mídias da internet surgiu na versão 8.1.

O uRPMi representa no Mandriva o que o apt representa no Debian. Ele é a ferramenta principal, mesmo que o Mandriva permita a configuração de outros utilitários, como o apt4rpm ou o smart. Ela pode localizar pacotes a partir de partes do nome, baixá-los juntamente com todas suas dependências automaticamente usando os programas curl (padrão) ou wget e instalar tudo na ordem certa.

Na nomenclatura do apt, os pacotes vem de repositórios e na do smart, de canais.. No uRPMi não há repositórios, mas sim mídias. Cada local de onde baixar pacotes é uma mídia. Por exemplo, o plf (Penguin Liberation Front - http://plf.zarb.org) é tratado como a mídia plf.

As mídias suportadas pelo uRPMi podem ser de três tipos básicos:
  • Mídias removíveis: Normalmente cd's (os cd's de instalação da distro são automagicamente adicionados), mas também podem ser Zip.
  • Mídias locais: Pode ser aquele diretório onde você baixou aquele monte de rpm's da internet.
  • Mídias remotas: Esse é o tipo mais utilizado. São os servidores HTTP e FTP, como os encontrados no easyurpmi.

As principais mídias disponíveis para o Mandriva Linux são:
  • main: contém os pacotes da distribuição, ou seja, os mesmos que existem nos CDROMs/DVD. Se você tem um acesso permanente à internet e não gosta de ficar trocando o CD toda hora, marque esta mídia e desmarque as mídias correspondentes aos CDROMs ou DVD.
  • contrib: pacotes de contribuintes, não oficiais e sem suporte, mas costumam ser muito bons e conter diversos programas úteis. Aconselhamos o uso desta mídia especialmente em desktops.
  • updates: contém as atualizações oficiais dos pacotes. Sempre escolha esta!
  • jpackage: pacotes de programas feitos em linguagem Java.
  • plf-free: pacotes que não podem ser distribuídos mundialmente pois uma lei dos Estados Unidos da América (DMCA) não permite, como a libdvdcss2, que possibilita a leitura e reprodução de DVDs criptografados (caso da maioria dos DVDs comerciais).
  • plf-nonfree: pacotes de programas proprietários mas distribuídos gratuitamente como Opera, drivers da Nvidia e ATI, codecs do Real Player, etc.

Os assinantes do Mandriva Club, um serviço opcional oferecido pela Mandriva, na categoria Prata/Silver ou acima contam ainda com mais dois repositórios/mídias extras para o Mandriva 2006:
  • club.club_x86-32_2006: contém os aplicativos livres do Mandriva Club, como por exemplo o OpenOffice.org 2.0, versões mais atualizadas do Gnome, mono, wine, postgresql, firefox, etc do que as oficiais da distribuição, etc.
  • club.commercial_x86-32_2006 : contém aplicativos proprietários do Mandriva Club, como drivers da Nvidia e ATI, drivers de winmodems, Acrobat Reader, Real Player, etc.

Os pacotes disponíveis nesses dois repositórios é o que basicamente distingue a versão Powerpack da versão Free do Mandriva 2006. Embora a grande maioria desses programas possa ser baixado e instalado por outros métodos no Mandriva Free, a comodidade da disponibilização em repositórios acessíveis ao urpmi compensa o valor pago pela associação ao Mandriva Club, ainda mais quando a instalação for feita em mais de um computador.

O principal arquivo de configuração do urpmi é o urpmi.cfg, encontrado em /etc/urpmi/ e os pacotes rpm baixados ficam em /var/cache/urpmi/rpms/.

Adicionando mídias usando o EasyUrpmi


Para auxiliar os novos usuários na adição de novas mídias ao uRPMi, existe o site:
Nele o usuário já encontra uma maneira rápida e fácil de adicionar mídias a ele. Recentemente, o Easy Urpmi também permite a geração de comandos para adicionar os canais ao smart.

OBS: Estranhamente, no Mandriva 2006 os canais do smart vêm pré-configurados para a versão cooker (versão em desenvolvimento). Caso queira usar o smart, remova os canais pré-configurados e crie os corretos para o Mandriva 2006.

Basta o usuário selecionar a versão do Mandriva que está utilizando e o gerenciamento de pacotes, que neste caso é o uRPMi e clicar no botão "vá ao passo 2". Em seguida, basta escolher as mídias de sua preferência e clicar em "vá ao passo 3" e por fim, como root copiar e colar os comandos que o site oferece.

Adicionando mídias manualmente


Para ver a lista de todas as mídias configuradas basta um:

urpmq -list-media

Para adicionar novas mídias manualmente, utiliza-se o comando urpmi.addmedia.

Mídias locais e removíveis


A sintaxe é urpmi.addmedia [NOME] [CAMINHO] [with CAMINHO RELATIVO PARA A HDLIST]. O CAMINHO pode ser:

file://[path]
removable://[path]

Ex1: Para adicionar um diretório com alguns rpm's, por exemplo, utiliza-se o seguinte comando:

urpmi.addmedia local file://home/rpms/

Onde local é o "apelido" da mídia adicionada. Pode ser qualquer nome que você achar mais conveniente.

Ex2: Adicionando uma mídia contida em um CDROM

urpmi.addmedia CD2 removable://mnt/cdrom/Mandrake/RPMS2 with ./synthesis.hdlist2rpms.cz

Mídias remotas


A sintaxe é urpmi.addmedia [NOME] [URL] [with CAMINHO RELATIVO PARA A HDLIST]. A URL pode ser:

http://[host]/[path]
rsync://[host]/[path]
http://[login]:[password]@[host]/[path]
https://[login]:[password]@[host]/[path]
ftp://[login]:[password]@[host]/[path]
rsync://[login]:[password]@[host]/[path]

As três primeiras formas são para repositórios públicos e as quatro últimas para repositórios restritos, que exigem login e senha para acesso, como é o caso das mídias exclusivas do Mandriva Club (que usam o protocolo seguro https com login e senha).

Ex1:
urpmi.addmedia contrib ftp://ftp.lip6.fr/pub/linux/distributions/Mandrakelinux/official/2006.0/i586/media/contrib with media_info/hdlist.cz

Ex2:
urpmi.addmedia "club.commercial_x86-32_2006" https://fulano%40provedor.com.br: [email protected]/rpm/comm/2006.0/i586/ with hdlist.cz

Removendo mídias


Para remover, por qualquer motivo, uma determinada mídia, basta usar "urpmi.removemedia [nome_da_mídia]", onde o nome_da_mídia é uma das listadas usando simplesmente "urpmi.removemedia".

Ex:
urpmi.removemedia CD2

Atualizando mídias


Para atualizar uma determinada mídia basta usar "urpmi.update [nome_da_mídia]".

Ex:
urpmi.update contrib

Atualizando todo o sistema


Para atualizar toda a distro, execute os seguintes comandos:

urpmi.update -a
(para atualizar todas as mídias configuradas)

urpmi --auto --auto-select
(para baixar e instalar todas as atualizações sem confirmações) ou

urpmi --auto-select
(para listar as atualizações e, caso o usuário confirme, fará o download e instalação delas)

Que pacote contém um determinado arquivo?


Para saber que pacote contém um determinado arquivo, use "urpmf [file]".

Ex:

$ urpmf algumprograma
algumprograma:/usr/bin/algumprograma

O nome dos pacotes que contém o arquivo procurado aparecem relacionados à esquerda dos dois pontos. Podem aparecer vários pacotes listados. Pode-se procurar também fornecendo o caminho completo do arquivo para restringir mais a busca.

Ex:

$ urpmf /etc/cups/cupsd.conf
cups:/etc/cups/cupsd.conf

Como listar os pacotes disponíveis pelo nome ou parte dele?


Para listar os pacotes disponíveis pelo nome ou parte dele, digite "urpmq [nome]". Isso mostrará todos os pacotes contendo o nome fornecido (a menos que haja um casamento exato do nome, onde somente um será mostrado).

Ex:
urpmq algumprograma
algumprograma

$ urpmq libxmms
libxmms1
libxmms1-devel

Para listar todos os pacotes disponíveis para atualização, digite:

$ urpmq --update

Como listar as informações de um pacote?


Digite "urpmq -i [nome]".

Ex:
# urpmq -i mc
Name        : mc
Version     : 4.6.1
Release     : 1mdk
Group       : File tools
Size        : 4412264                  Architecture: i586
Source RPM  : mc-4.6.1-1mdk.src.rpm    Build Host: n4.mandriva.com
Packager    : Marcel Pol < [email protected]>
URL         : http://www.ibiblio.org/mc/
Summary     : A user-friendly file manager and visual shell
Description :
Midnight Commander is a visual shell much like a file manager, only with way more features. It is text mode, but also includes mouse support if you are running GPM. Its coolest feature is the ability to ftp, view tar, zip files, and poke into RPMs for specific files. :-)

Instalação de pacotes


Instalação de um rpm local:

O urpmi (o "i" final vem de install, instalar em inglês) também pode ser usado com vantagem no lugar do comando rpm para a instalação de programas através de pacotes rpm binários presentes localmente em algum diretório mas não disponíveis em alguma das mídias configuradas. Por exemplo,

# urpmi ./ programaXYZ.rpm
installing ./ programaXYZ.rpm

Preparing...       ##################################################
  1:programaXYZ    ##################################################
instalaria o pacote programaXYZ.rpm (baixado por algum outro meio e salvo no diretório atual) e todas as dependências que forem necessárias para o funcionamento do pacote, baixando e instalando essas dependências das mídias configuradas (supondo obviamente que elas estejam disponíveis), o que não aconteceria usando simplesmente:

# rpm -ivh programaXYZ.rpm

Instalação de pacotes disponíveis em alguma mídia configurada:

Se você está conectado à internet de forma permanente, recomendamos o uso das mídias remotas em vez dos próprios CDs ou DVD de instalação porque elas contém mais pacotes do que os disponíveis nos CDs e você terá sempre a garantia de estar atualizando as últimas versões disponíveis. Para instalar um novo software basta usar "urpmi [pacote]"

Ex:

# urpmi algumprograma
     ftp://ftp.example.org/linux/mandrakelinux/official/ 2006.0/i586/media/main/algumprograma-2.3.1.mdk.i586.rpm
installing /var/cache/urpmi/rpms/algumprograma-2.3.1.mdk.i586.rpm

Preparing...           ##################################################
    1:algumprograma    ##################################################

O urpmi irá procurar nas mídias configuradas no seu sistema pelo pacote e, se preciso, irá sugerir as dependências necessárias. Caso você aceite, ele irá baixar e instalar o pacote solicitado e todas as dependências automaticamente. Caso existam mais de um pacotes contendo o nome fornecido ao urpmi, estes serão listados para que o usuário então escolha qual pacote deseja instalar. Os pacotes são baixados e colocados em /var/cache/urpmi/rpms/ antes de serem instalados. O diretório /var/cache/urpmi/partial/ conterá os pacotes baixados parcialmente por qualquer motivo. O padrão do urpmi é remover os pacotes do diretório /var/cache/urpmi/rpms/ após a instalação dos pacotes mas isso pode ser evitado usando a opção -noclean do urpmi.

As opções -wget e -curl podem ser usadas para fazer com que o download de pacotes seja feito com o wget ou curl (o padrão), respectivamente. Ainda é possível preservar a banda limitando a taxa de download dos pacotes com a opção --limit-rate TAXA (TAXA em bytes/s).

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux - Parte 1
   2. Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux - Parte 2
   3. Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux - Parte 3
   4. Gerenciamento de pacotes no Mandriva Linux - Parte 4
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Gnu/Linux em 30mb e 2 arquivos

O que é o Linux

Instalando o Debian Lenny Linux

Siduction - Nova distro baseada no Debian SID

A Origem dos Nomes (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 18/05/2006 - 17:13h

Pronto, matou a cobra e mostrou o pau!!!!!!

[2] Comentário enviado por mpinho em 18/05/2006 - 20:42h

Legal o Douglas ter colocado aqui. O Vivaolinux é excelente e informação sempre é útil.

O original do artigo está em

http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/

e contém algumas figuras que não estão aqui, para quem quiser olhá-las.

[3] Comentário enviado por DouglasTabajara em 18/05/2006 - 20:48h

Realmente é altamente recomendado que aqueles que se interessarem dêem uma olhada no http://mandrivabrasil.org, pois já há outros artigos relacionados ao Mandriva lá!

[]'s

[4] Comentário enviado por FelipeAbella em 25/10/2006 - 21:53h

douglastabajara: Atualmente uso o Suse 10.1, mas ao ver o Mandriva One, gostei muito, e yast(do suse) é muito lento, ai tou baixando o Mandriva Free(por ser mais completo), só que pelo jeito não vai vir com pacotes proprietários da mesma forma que o Mandriva One, o suse resolve com o cd-addon, e no Mandriva? Há algum CD com pacotes plf-nonfree?

[5] Comentário enviado por ramonleonn em 12/07/2007 - 10:30h

Obrigado,

estou utilizando o Mandriva a pouco tempo e estava precisando destas informações!

[6] Comentário enviado por cassioso em 10/01/2008 - 08:55h

Olá, e se eu quiser atualizar TODOS os pacores de uma só vez, como eu faço? Existe algum comando semelhante ao update do yum ou do apt-get?

[7] Comentário enviado por cassioso em 10/01/2008 - 08:57h

Ah, encontrei aqui, em um fórum do mandrivabrasil.org:

"
Para atualizar todas a distro, execute os seguintes comandos:

urpmi.update -a (para atualizar todas as mídias configuradas)
urpmi --auto --auto-select (para baixar e instalar todas as atualizações sem confirmações) ou
urpmi --auto-select (para listar as atualizações e, caso o usuário confirme, fará o download e instalação delas)
"

retirado de: http://www.mandrivabrasil.org/site/content/view/13/29/1/2/


Contribuir com comentário