Fingerprint-GUI (solução para leitores biométricos) no Ubuntu

A utilização de drivers proprietários é um grande desafio para os desenvolvedores de software livre, é assim com a biometria e com o fingerprint-gui, que tenta resolver esse problema de forma simples ao usuário final.

[ Hits: 63.304 ]

Por: Perfil removido em 21/03/2011


Introdução



Existem vários tipos de biometria, como a adquirida através de veias, impressão digital, reconhecimento da face, identificação pela íris, reconhecimento pela retina, reconhecimento de voz, entre várias outras.

Recentemente muitos notebooks vem com suporte a biometria de impressão digital devido seu baixo custo, fiabilidade e rapidez. Como também já é possível adquirir um leitor biométrico USB externo por um preço bem acessível.

No entanto, um conhecido desafio aos usuários de GNU/Linux é que alguns fornecedores de hardware disponibilizam somente seus drivers em formato proprietário, dificultando sua implementação de forma genérica ou de fácil acesso ao usuário final. Para muitos desenvolvedores de software livre esse é um fator motivacional. Como é o caso dos desenvolvedores do fingerprint-gui, uma solução gráfica e fácil para leitores biométricos.

Neste artigo não irei tratar de como as coisas funcionam, porque um programa destes tem como objetivo tornar as coisas simples, então tentarei abordar uma instalação simples também. No entanto, mais informações estão disponíveis na página oficial do projeto Fingerprint GUI.

Possuo um Lenovo ThinkPad SL400, que possui um leitor biométrico, e já revirei a internet por soluções fáceis para utiliza-lo. Não aguentava mais tentativas frustradas de compilação de drivers proprietários. Mas, depois de muitas tentativas e instalações manuais, descobri que para minha nossa felicidade o David Jurenka criou um pacote que ainda está no PPA da Launchpad, mas já é bem estável e confiável.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e configuração do Fingerprint-GUI
   3. Configurações (opcionais) para usuários do GNOME
Outros artigos deste autor

Linux x Windows - O paradoxo da atualização

Instalação e configuração do fluxbox-devel

Montando o cache de DNS

Como instalar sua placa de vídeo ATI no Fedora Core 6

Backup automático em Shell Script

Leitura recomendada

Transmitindo dados para relógios Timex Datalink no GNU/Linux

Configurando a placa de rede wireless RTL8187 no Ubuntu 9.04

Instalando uma placa DWL-520+ no kernel 2.6.x

Rumo a um pinguim móvel

Instalando Ubuntu Touch no seu celular (Linux de bolso)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 21/03/2011 - 16:52h

Muito bom o artigo cara.


Abraço

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/03/2011 - 19:51h

Parabéns Leandro!

É disso que a comunidade precisa! Informações úteis que poupam um enorme trabalho.

Abraço!

[3] Comentário enviado por c4rl em 24/03/2011 - 18:47h

Muito bom mesmo. Tenho um HP com este modelo de leitor biométrico e funcionou perfeitamente. Muito útil


[4] Comentário enviado por removido em 24/03/2011 - 19:02h

Olá pessoal!

Obrigado por todos os comentários. É graças ao conhecimento compartilhado que a comunidade funciona em sincronia.

Bom, só queria fazer uma correção, em "Se desejar reverter esta alteração, e voltar a mostrar a lista de usuários, utilize o seguinte comando:", o comando correto é este que segue:
sudo gconftool-2 --direct --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults --unset /apps/gdm/simple-greeter/disable_user_list

Abraços!

Obrigado,
Leandro Toledo de Souza
www.leandrotoledo.com.br

[5] Comentário enviado por celson.dev em 27/03/2011 - 14:48h

bom dia leandro,

adorei sua dica, comprei um megaware com suporte ao leitor biometrico estava procurando algum jeito de configurar, mas como sou usuario iniciante nao tinha conseguido, os artigos sempre muito tecnico e confusos. muito obrigado, a sua dica funcionou perfeitamente..... valew

[6] Comentário enviado por rcargnelutti em 20/12/2011 - 16:41h

Ótimo tutorial leandro,

Instalei Fedora 16 no meu notebook Dell Vostro 3450 e agora não consigo instalar o leitor biométrico, não encontro repositório para o Fingerprint GUI.

[7] Comentário enviado por xipe em 24/12/2011 - 11:58h

Olá, estou com o mesmo problema do amigo rcargnelutti...no meu dell vostro 3550. eu instalo o Fingerprint GUI mas ele não pega o drive e no site do fabricante não tem drive para linux =/.
alguma ajuda?

[8] Comentário enviado por LeoSabbath em 06/01/2013 - 18:21h

Muito bom o tutorial Leandro, parabéns!
Mais eu estou com uma dúvida:
Eu estou usando o Ubuntu 12.10, fiz todos os passos mais dentro da pasta /etc/pam.d não existe outras pasta ou arquivo com o nome gdm para que eu possa fazer a configuração de que o usuário seja identificado assim que passe o dedo no leitor...
Dando uma olhada nos arquivos que existem dentro da pasta pam.d existe um arquivo chamado "common-session-noninteractive" que eu abri ele e nele fala alguma coisa sobre essa lista de usuários usada pelo programa, mais como está tudo em inglês eu não consegui intender tudo que estava escrito...
Eu também tentei colocar o comando no inicio desse arquivo mais da permissão negada.
Você alguma noção do que pode ser???

E o leitor até está funcionando, mais parece que o sensibilidade não está muito boa, pois o leitor funciona meio quando quer. Existe alguma configuração para calibrar o leitor?

Vlw!!!


Contribuir com comentário