Ferramentas de administração remota

Neste artigo vou falar sobre a administração de redes e servidores através da internet, ferramentas para administração e o cuidado que devemos ter com a segurança quando estamos usando ferramentas de tal porte.

[ Hits: 45.785 ]

Por: Marcos Estival em 27/11/2003


Ferramentas de controle remoto para Windows



Uma solução muito inteligente e cada vez mais utilizada são os softwares de controle remoto, onde de um ponto central na internet posso controlar todas as estações e servidores Windows. Alguns destes softwares quando utilizados sem segurança podem trazer grandes dores de cabeça ao administrador, mas quando utilizados com segurança podem trazer muitos benefícios, como por exemplo, não ter que se deslocar 200KM para resolver um problema simples em seu servidor Windows por não ter ninguém no local que possa fazer isso por você.

Quando falo em usar com segurança, estou falando novamente em VPN, criptografia, etc. Abaixo citarei algumas ferramentas que podem ajudar a esclarecer mais, também deixarei uma simples descrição destes softwares:

PcAnyWhere: Software da SYMANTEC, desenvolvido para justamente fazer tudo que um administrador precisa, controle remoto, agendamento de tarefas remotas, transferência de arquivos (manual e automática), e outras muitas funcionalidades.

Pode ser utilizado na internet, mas como todo software de controle remoto muito perigoso se utilizado sem segurança. Mais uma coisa, é licenciado.

VNC: Software freeware, amplamente utilizado até mesmo em algumas distribuições Linux, faz controle remoto do computador muito bem, mas não faz transferência de arquivos. Para quem quer apenas controlar o micro remoto é uma boa solução.

Remote Administrator: Faz tudo, controle remoto, transferência de arquivos, tem também opção para apenas visualizar a tela do computador destino sem controlá-lo. Software licenciado, muito bom e muito leve para ser usado na internet.

Terminal Server: Fabricante Microsoft, já vem nos sistemas operacionais Windows 2000 Server e 2003, o que muita gente ainda não sabe é que para 2 sessões remotas o software não precisa de licenciamento, o que em muitos casos é suficiente para administrar bem os seus servidores. A vantagem é conseguir abrir a sessão e controlar o servidor sem que ninguém perceba, pois o mesmo abre uma sessão (task) no servidor, que não é mostrada na tela do servidor.

Esses softwares utilizam uma determinada porta (TCP/IP) para acesso, no caso da tecnologia ADSL, o usuário tem apenas um numero IP de internet válido, como fazer então para controlar os computares que estão em rede compartilhando este link de internet? A resposta é simples, utilize Linux para compartilhar sua internet e fazer sua VPN. Fazendo VPN você terá acesso a todos os computadores de sua rede interna e poderá contralá-los através dos softwares acima ou de outros que poderão surgir.

Um ABRAÇO... e até mais

Duvidas??? Mande e-mail para marcos.estival @ bol.com.br.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução e ferramentas para Linux
   2. Ferramentas de controle remoto para Windows
Outros artigos deste autor

Proxy com autenticação em servidores Samba ou Windows NT

Leitura recomendada

Capturando e-mails da rede com Mailsnarf

Configurando um servidor Freeradius + openLDAP

Sudo 1.8.12 - Parte I - Manual

Configurando uma VPN IPSec Openswan no SUSE Linux 9.3

Servidor de DNS com DNS reverso, DHCP3 e wpad.dat

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thiagosc em 27/11/2003 - 15:29h

Ficou bem legal o artigo, uma boa ferramente de monitoramente que vc não citou é o dameware e pode ser baixando em www.dameware.com muito bom, mas o problema é o preço

[2] Comentário enviado por GrupoFimdeprova em 09/08/2004 - 08:23h

****************
Gostei do Artigo!
Administro um Server Linux num datacenter in the USA via SSH, e realmente não havia configurado outras opções de segurança.
Agora preciso de mais informações sobre VPN
******************


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts