Etherwake + wake on coioti

Tutorial sobre Wake on Lan (WOL). Como ligar computadores remotos através da placa de rede.

[ Hits: 12.417 ]

Por: Rafael Massonetti em 20/07/2012


Apresentação e Mão na Massa



Olá amigos do VOL! Este é o meu primeiro artigo aqui no site e vou falar sobre uma tecnologia já antiga (1996) e que quase não se ouve falar dela, mas pode ser útil a muitos administradores de rede e usuários domésticos. Ela se chama WOL (Wake on Lan - Acordado pela rede).

- Resumo:

O conceito de Wake on Lan (WOL) foi desenvolvido pela AMD em 1996 com a finalidade de "acordar" computadores através de evento na placa de rede causado pelo envio de uma sequência especial de pacotes que tem como destino o endereço MAC da placa de rede.

- Pré-requisitos:

Para que esse procedimento seja realizado com sucesso, algumas configurações são necessárias. O suporte ao WOL deve vir disponibilizado na placa mãe ou na placa de rede caso essa seja off-board. Não é possível integrar o suporte ao WOL em um equipamento que não tenha esse suporte nativo de fábrica.

Para que seu equipamento mantenha a placa de rede ativa mesmo com o computador desligado é preciso que você esteja usando uma placa-mãe ATX 20 ou 24 pinos com uma fonte também ATX capaz de prover ao menos 900mA de corrente, para que a BIOS seja ativada mesmo sem o start do sistema (acredito que todas as placas ATX de hoje tenham suporte nativo ao WOL e todas as fontes do mercado sejam capazes de prover 900mA à placa-mãe).

Mão na massa

- Configurando a BIOS:

As configurações da BIOS para ativar o WOL dependem de cada fabricante, mas geralmente estão nas opções de energia da placa onde se pode habilitar o LAN Event ou PME Event como enable, disable ou last state.
  • Enable - WOL habilitado para ligar a máquina por eventos de rede;
  • Disable - WOL desabilitado;
  • Last state - WOL habilitado para ligar o computador caso esteja desligado e desligar caso esteja ligado. Mas para desligar o computador via WOL é preciso também algumas configurações no sistema operacional.

Linux: Etherwake + wake on coioti

Feito isso, salve as configurações e reinicie a máquina. Como as configurações são feitas diretamente na BIOS o WOL não depende de sistema operacional para ligar o computador mas depende do sistema caso deseje também poder desligar a maquina via WOL, nesse caso eu indico que procure como fazer essa configuração em seu sistema levando em conta que a gama de sistemas é grande demais para abordarmos todos neste tutorial.

- Configuração do sender:

Vamos chamar a máquina que vai enviar os pacotes de sender, ok? No meu caso eu uso Ubuntu mas o aplicativo que faz o envio dos pacotes é compatível com quase todas as distribuições que conheço. O pacote se chama Etherwake um aplicativo simples de usar e de instalar. Para quem usa Ubuntu:

# apt-get install etherwake

Em outros sistemas pode ser instalado através do source disponível em: http://archive.debian.org/debian/pool/main/e/etherwake/etherwake_1.09.orig.tar.gz

Descompacte o pacote usando o comando:

tar -zxvf etherwake_x.xx.orig.tar.gz

Entre no diretório descompactado:

cd etherwake_x.xx.orig

E compile o código:

# gcc ether-wake.c

Renomeie o executável:

# mv a.out etherwake

Feito isso é só mover para o diretório /bin para ficar disponível de qualquer lugar do sistema.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação e Mão na Massa
   2. Usando o aplicativo Etherwake e wake on coioti
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Aplicativos Linux para o dia-a-dia

VirtualBox 2.1.0: Rede no VirtualBox agora é fácil!

Instalando o serviço de monitoramento Nagios

Otimizando o Sabayon Linux (inclusive o Firefox)

Vala: Vale a pena aprender uma nova linguagem de programação?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hypnos em 20/07/2012 - 14:47h

Muito Bom, prato cheio para administradores de rede.
Valeu Coioti.

[2] Comentário enviado por pauloidef em 24/05/2018 - 08:43h

Alguem sabe dizer se existe um log para o Wake on lan. Pergunto isso porque tenho um servidor que liga 8 maquinas as seis horas da manhã e tem uma maquina que só liga dia sim dia não, e não sei o que está acontecendo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts