Engenharia de Software - Fazer melhor o software e fazer o software melhor

A grande competitividade no mercado torna as empresas cada vez mais dependentes de seus sistemas de informação. Construir estes sistemas em tempo hábil e com a qualidade exigida por estes clientes sofisticados e exigentes com baixo custo é o desafio.

[ Hits: 26.297 ]

Por: Adilson Santos da Rocha em 10/03/2004


Senta que lá vem história



Engenharia de software é uma ciência nova, surgiu em meados dos anos 80 com o propósito de utilizar técnicas de engenharia na construção de software.

Em países como o Brasil não há a cultura de planejar e projetar o software massantemente como em países do primeiro mundo, onde algumas empresas passam até 70% do tempo de um projeto planejando ações, calculando custos, riscos, levantando requisitos e muito mais e apenas 30% do tempo codificando e testando sistemas.

O resultado dessa falta de cultura são softwares de qualidade duvidosa (não estou dizendo que no Brasil não há software de qualidade heim!!), a custos altíssimos, pois sempre a preocupação está em fazer o software melhor e nunca em fazer melhor o software. Para construir softwares melhores e construir melhor os softwares existe uma ciência exclusiva para isso. A engenharia de Software ES.

O que é ES?


"É um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, projetar, e gerenciar o desenvolvimento de softwares dentro de prazos e custos estimados", a estes conjuntos denomina-se paradigmas. Estudando ou aplicando estes paradigmas chega-se o que chamamos de processo de desenvolvimento, que é uma espécie de receita de bolo para construção de software. Existem inúmeros modelos de processo de desenvolvimento por aí e é claro que você pode adaptar um ao seu caso. ou criar o seu próprio.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Senta que lá vem história
   2. Processo de desenvolvimento
   3. Concluindo, mas não terminando
Outros artigos deste autor

Ninguém planeja fracassar, mas muitos fracassam por não planejar

Aumente sua produção em PHP

PDO - Introdução e conceitos

Leitura recomendada

PHP5 Orientado a Objetos: Visibilidade, herança e extensões de classes

Usando Blocos Dinâmicos com a Classe FastTemplate (Parte 1)

Método de Newton e PHP

Administrando usuários no GNU/Linux e Samba via web com PHP

Organizando projetos com a classe FastTemplate (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por _simmons_ em 10/03/2004 - 11:44h

Fala Adílson, parabéns pelo artigo . Eu frequento um outro fórum de Linux e tem um cara que é desenvolvedor .Net , ele "prega" que não existe nenhum tipo de Framework para Linux , seu próximo artigo vai mostrar algo desse tipo ? Ou algo semelhante, eu não entendo muito dessa parte de desenvolvimento de software em equipe, mas pelo que andei lendo , um framework é como um conjunto de "mini aplicações" que já estão prontas e você só vai adicionando elas ao projeto central, sem precisar mexer com o código, ser for isso mesmo gostaria que você desse o nome desses softwares e se tudo isso que eu falei não é viagem..hehe.. Falou. []s


André Michi

[2] Comentário enviado por asrocha em 10/03/2004 - 12:01h

E ai _simmons_!!
Valeu!!
Bom isso tudo que vc falou nao é uma viagem!! framework é quase isso na verdade sao metodologias e ferramentas e tecnicas para se desenvolver um software, esses "mini-aplicativos" eu entendo que são os design partners - se eu estiver errado algem me corrige ok !!
Quanto a nao exititem frameworks para windows isso nao e verdade pois os frameworks a maioria são independentes de plataforma linguagem ou paradgma. um frame work que eu uso é o mvc que é apenas uma maneira de como desenvolver componentes separados para a aplicação
no meu proximo artigo que esta em construção vou tentar como construir uma aplicação em php usando mvc
[][][]
asrocha

[3] Comentário enviado por _simmons_ em 10/03/2004 - 12:56h

Valeu Adilson, fico esperando seu próximo artigo. []s

André Michi

[4] Comentário enviado por JuNiOx em 11/03/2004 - 00:39h

ae, legal o artigo...

teria documentação sobre modelo de desenvolvimento V e W ?

valew

[5] Comentário enviado por asrocha em 11/03/2004 - 10:38h

JuNiox,
Eu desconheço estes modelo de desenvolvimento ou conheço por outros nomes talvez!
falow

[6] Comentário enviado por zach em 14/03/2004 - 09:28h

Olá pessoal

Antes eu achava um pouco viagem, mas as taís "métricas de softaware" nos balizam na construção de um bom software. Da mesma forma que certa vez recebi um artigo sobre 10 regras que deveriam ser respeitadas para a construção de um site com qualidade. Que estiver interessado, contate-me em pvt.

Abraços.

[7] Comentário enviado por presto em 26/12/2006 - 16:22h

Excelente artigo!!! =D

Todos aqueles que criticam ferrenhamente os "abusivos" preços da Microsoft muitas vezes ignoram que a Engenharia de Software é parte importantíssima da produção. É, também, uma das partes mais caras do ciclo de desenvolvimento.

Não quero defender ou atacar ninguém. Procuro sempre observar os dois lados da moeda! =]

[]s


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts