Driver nVidia no Debian

Este artigo explica como instalar o driver da nVidia RIVA TNT2 no Debian. O procedimento seguido foi possível somente no Debian-BR-CDD. Tenho tentado este mesmo procedimento no Debian 3.1r5, mas não consegui. As informações contidas neste artigo foram extraídas da internet.

[ Hits: 21.193 ]

Por: mwallacesd em 23/03/2007


Introdução



O primeiro procedimento é saber as configurações de vídeo suportadas pelo seu monitor e a quantidade de memória da placa de vídeo. No meu caso, o monitor é um Compaq FS740 de frequência horizontal 30-70Khz e vertical 50-120Hz, com isso se pode obter uma resolução de 1024x768 com um refresh de 85.

Com todos esses dados em mãos sairemos do modo gráfico:

Ctrl + Alt + F1 para entrar em modo texto, login como usuário normal e depois "su" para virar o super-usuário.

# /etc/init.d/gdm stop (para desativar o gdm e X)
ou
# /etc/init.d/kdm stop (para desativar o kdm e X)

Agora você deve configurar o vídeo:

# xf86config (use o driver 391 na lista de drivers)
ou
# dpkg-reconfigure xserver-xfree86 (use o drive vesa)

Responda atentamente as questões apresentadas informando qual é a sua placa de vídeo e o driver recomendado para ela.

Eu prefiro fazer uma configuração básica do X antes de começar todo o procedimento, porém nada impede que você parta diretamente para a seguinte etapa antes de fazer o procedimento citado acima.

Também gostaria de fazer uma pequena observação, ao configurar o sistema de vídeo na instalação, o Debian oferece alguns drivers. Quando usei o driver "nv", o sistema não entrou no ambiente gráfico, então mudei para a opção "vesa" e o sistema entrou modo gráfico normalmente, porém com uma resolução de 800x600 e com um refresh de 73.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Fazendo a limpeza
   3. Reconfigurando o X
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Incrementando o visual do KDE 4

Modem HSP 56 MR no Fedora Core 1

VMWare Server no Debian Linux 4.0 (Etch) (i386 e AMD64)

Instalando o Debian (ilustrado)

Ajeitando o blackbox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por LIVE_UNIX_BSD em 26/03/2007 - 02:00h

Ola Marcio com esta, fui usuario Debian word 3.1 sarge rc4 e Slackware 10.2, agora estou a masi de 8 meses usando FreeBSD atualmente o 6.2- RELEASE STABLE p3 bom mais o assunto é referente a instalação dos drivres da Nvidia no linux... quando for instalar Drivers da Nvidia baixe o seguinte arquivo """ NVIDIA-Linux-x86-1.0-7184-pkg1.run "" ele automaticamente faz boa parte do trabalho sujo e da suporte uma boa gama de placas. se não me engano inclui suporte para as TNTs para maiores informações procure no site http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp que tera uma melhro especificação a instalação alen de ser limpa é rapida mais é necessario compilar o kernel ou instalar o heard do kernelna minha opnião eu prefiria compilar o kernel por um unico motivo os heard confita com o kernel casa não se alte a versão do kernel compilado gerando um kernel panic ...

o que vc precisara fazer é simplismente baixar o pacote depois iniciar a maquina no init 3 para não inicializar a maquina e digita sh seguida do pacote *.run isso com o servidor X desativado. segue um passo a passoa ai ...

""
# ;logado como root
# init 3 ; desativa o servidor X
#sh o_pacote_da_nvidia.run

apos o comando uma janela do Xdialog era se abrir introduzindo a instalação do driver da Nvidia .

leia e proceda primeiro ele fara um backup dos arquivos de configuração para depois proseguir .
Aconselho compilar o Kernel não instale os headers do kernel gera muita instabilidade tanto no 2.4 quanto no 2.6 .
ele ira fazer tudo quase que aotomaticamente gerando um modulo para o kernel que sofrera carga no boot, desatibem o framebuffer do kernel pois ele comflita com o framebuffer nvidia.
apos isso vc sera obrigado a editar o arquivo xorc.conf ou o xfree86.conf e na section device no lugar do driver nv usar nvidia , apois isso basta dar o seguite comando.

#init 4 ; exit assim o servidor sera reiniciado e dara um logout no usuario root.

e pronto ta feito a configuração do driver tudo certinho sem complicação..rsrsrsrs :-p se tiver alguma duvida ou conversar a respeito mande um e-mail paulo.phenrbr@gmail.com o phenrbr@hotmail (msn)


[2] Comentário enviado por fernandoamador em 08/04/2007 - 23:56h

Ótimo artgo...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts